Quais são os aromas da uva Cabernet Sauvignon? Descubra aqui!


Quais são os aromas da uva Cabernet Sauvignon? Descubra aqui!

Entre as pessoas que apreciam vinho, é raro encontrar quem nunca tenha provado os sabores e aromas da uva Cabernet Sauvignon. Trata-se de um dos tipos de uva mais populares do mundo, cultivada com sucesso em diferentes regiões e tipos de clima, e utilizada na elaboração de uma ampla variedade de rótulos. Por isso, quem quer explorar o universo dessas bebidas deve conhecer as características e os diferenciais dessa que é conhecida como a rainha das uvas tintas.

Os vinhos de Cabernet Sauvignon têm o potencial de agradar a uma grande gama de consumidores. Isso acontece porque, dependendo de sua região de origem e da forma como foi elaborado, ele pode adquirir características muito diferenciadas. Eles podem ser simples, para consumo em qualquer ocasião, ou mais complexos, para os paladares mais exigentes e para celebrar ocasiões especiais. Eles podem ainda acompanhar petiscos e queijos leves até refeições completas, harmonizando com sabores mais intensos.

Seja qual for a sua preferência, se você faz parte do grupo que admira essa uva tão clássica, está na hora de conhecê-la um pouco melhor. Confira a seguir as principais características dessa fruta e os diferentes aromas que compõem os vinhos elaborados a partir dela.

A uva Cabernet Sauvignon

Originária da região francesa de Bordeaux e nasceu como resultado de um cruzamento natural entre Cabernet Franc (tinta) e Sauvignon Blanc (branca), em uma história que remonta ao século 17. Ela é considerada uma das variedades mais nobres e pode resultar em alguns dos vinhos mais admirados — e também mais caros — do mundo.

Uma de suas características principais é a casca espessa, fator que se mostrou o seu principal trunfo. É graças a essa casca protetora que a fruta ganha mais resistência a variações climáticas e pode ser cultivada com sucesso em diversas regiões do planeta, do frio do Chile ao calor da Austrália. África do Sul, Itália, Estados Unidos, Brasil e Nova Zelândia são mais alguns dos países que se dedicam ao cultivo dessa casta.

Como consequência da grande dispersão pelo globo, a Cabernet Sauvignon se tornou ainda mais rica. Cada terroir confere a ela algumas particularidades e destaca determinados aspectos, e um dos atributos que podem ganhar contornos únicos em cada localidade estão os aromas.

Dica: Tudo o que você precisa saber sobre a uva Cabernet Sauvignon

Os aromas da uva Cabernet

Apesar das variações, os vinhos de Cabernet Sauvignon compartilham alguns aromas em comum, seja qual for a sua origem. Entre os mais frequentes estão os de frutas como cassis, cereja-negra, uma nuance vegetal por conta de pimentão vermelho e toques mais maduros de tabaco, chocolate e cedro. Em alguns vinhos, também se fazem presentes especiarias, baunilha, ameixas, amêndoas e café.

Muitos fatores interferem na combinação de aromas de cada uva, mas é possível apontar padrões para facilitar na escolha dos vinhos. De forma geral, quando essa variedade cresce em climas mais frios, ela tende a ter mais destacados os aromas de herbáceos e vegetais, como pimentão. Já em regiões de temperaturas mais altas, o resultado é um aroma mais frutado e com sabor mais suave.

Cassis

O aroma de cassis, fruta também conhecida como groselha-preta, é um dos mais destacados na cepa Cabernet Sauvignon. Ele pode ser percebido em praticamente todas as variedades, mas está mais presente nas uvas cultivadas em climas quentes e em vinhos mais ricos e encorpados.

Cereja-negra

 É um dos aromas frutados mais comuns nessa casta. No entanto, ele se torna mais destacado nas uvas das regiões de clima quente, como Austrália e Estados Unidos.

Confira em nossa loja online os vinhos da Famiglia Valduga!

 Adquira os vinhos da Famiglia

Pimentão vermelho

Outra nota muito habitual é o de pimentão vermelho, presente especialmente nas uvas cultivadas em climas mais frios. A origem desse odor está na casca da fruta: ela tem um composto orgânico chamado pirazina, que também é encontrada no pimentão.

Pimentão verde

Alguns vinhos podem trazer um leve toque de pimentão verde, junto a toques herbáceos. Isso indica que a bebida foi preparada com uvas colhidas precocemente, antes de completar a maturação completa.

Tabaco

O aroma de tabaco pode estar presente nesses vinhos e é resultado do tempo que a bebida passa na barrica de carvalho. Ele remete à lembrança de uma caixa de charutos.

Chocolate

Assim como o tabaco, o aroma de chocolate se mescla ao Cabernet Sauvignon principalmente durante a maturação no carvalho.

Cedro

O aroma de cedro é marcante nessa cepa e se faz presente nos vinhos elaborados a partir dela, especialmente naqueles provenientes da região original de Bordeaux. Ele empresta à bebida uma nota amadeirado bastante característico.

Dica: Aromas do vinho: entenda como eles surgem e como identificá-los

O vinho Cabernet Sauvignon

Por conta da grande diferença de terroir, os vinhos elaborados com Cabernet Sauvignon podem ser bastante diferentes entre si. Todas têm algumas características em comum, mas oferecem potenciais bastante diversos.

Em geral, estamos falando de bebidas complexas, encorpadas e elegantes, e muito ricas em aromas e sabores. Em sua maioria, essas bebidas têm coloração vermelha intensa e acidez média a elevada. Nos vinhos mais jovens, os taninos se sobressaem, enquanto nos mais maduros ou naqueles elaborados com uvas de colheita tardia, os taninos são suavizados.

No entanto, a personalidade e a enorme popularidade dessa bebida estão mais ancoradas em suas diferenças. Um rótulo pode trazer aromas intensos de especiarias como canela, cravo da índia e nuances de café, enquanto outro tem predominância de frutas vermelhas

Você pode ainda apreciar um Cabernet com perfil mais tostado e sabor encorpado, ou preferir outro com notas mais perceptíveis de baunilha, café e chocolate.

Ainda dentro dessa mesma casta, você pode explorar seus sentidos com aromas de madeira combinadas harmonicamente com especiarias, cassis e ameixa preta ou encontrar nuances de chocolate com cerejas maduras.

Agora que você conferiu a variedade e a importância dos aromas da uva Cabernet na teoria, pode degustar ainda melhor esse vinho na prática. Uma sugestão é aproveitar o dia do Cabernet Sauvignon, comemorado em 29 de agosto, para descobrir as diferentes possibilidades dessa cepa degustando vinhos de qualidade.

Quer conhecer ainda melhor a complexidade dos vinhos Cabernet Sauvignon e degustar toda a pluralidade que essa cepa oferece? Confira nossa seleção de rótulos!

E para conhecer todos os produtos da Famiglia Valduga, clique no banner abaixo:

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia




Por
28/01/2020

Enólogo e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!