Vinhos

Para uma bela degustação de vinhos é preciso, além de sentir os sabores e aromas, observar alguns aspectos físicos. Assim, é possível ter noção do que esperar daquela bebida. Pensando nisso, você sabe exatamente o que são as lágrimas do vinho?

Ela é uma característica física, que faz parte da análise do vinho. Já reparou quando um enólogo ou outro entendedor de vinhos gira a taça e observa o desenho que a bebida deixa na parede objeto? Na verdade, ele está analisando as lágrimas. Quer entender o que elas significam? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falamos neste post. Confira!

Continuar lendo

Frutas, flores, especiarias, ervas, etc. Você já deve ter escutado diversas pessoas descrevendo vinhos com os mais variados aromas. O mais curioso é que vinhos são o resultado da fermentação alcoólica do suco das uvas, mas os aromas percebidos são completamente distintos da matéria-prima que os origina. Se você tem dificuldade, ou pelo menos dúvidas, sobre a origem dos aromas dos vinhos, acompanhe esse texto e descubra os mistérios acerca das famosas notas aromáticas.

Vamos mostrar o melhor caminho para nunca mais existir dúvidas em relação à bebida com aromas mais instigantes de todo o mundo. Taça na mão? Vamos lá!

Continuar lendo

Uma das grandes curiosidades entre os enófilos é o motivo de alguns vinhos serem mais caros do que outros. Assim, como a maioria dos produtos, a bebida também tem uma variação de valores que pode ser muito discrepante.

Contudo, então, o que eleva o preço do produto? A marca? A elaboração? O cultivo? O Terroir? A safra? Bom, esses e outros fatores estão envolvidos no valor final da bebida. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura, e entenda por que existem vinhos mais caros do que outros. Confira!

Continuar lendo

A melhor forma de manter uma vida equilibrada e saudável é por meio da ingestão de alimentos sem aditivos químicos — e com as bebidas não poderia ser diferente. O costume de produzir vinhos orgânicos surgiu devido às suas propriedades benéficas, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.

Para não restarem dúvidas, preparamos este artigo com os principais diferenciais dos vinhos orgânicos.

Continuar lendo

Se você está começando a desvendar os segredos por detrás de uma boa taça de vinho, já deve ter se deparado com uma variedade de termos diferentes, exemplo disso são os chamados vinhos terrosos. Como no ato da degustação de vinhos utilizamos praticamente todos os nossos sentidos, no momento de descrever o que sentimos podemos nos referir a aromas e sabores de maneiras muito distintas e também curiosas.

Pensando nisso, criamos este post para desvendarmos o que são os vinhos terrosos e por que eles recebem esse nome. Além de descobrir como o terroir tem relação com essa característica e quais são os tipos de uvas utilizadas para a sua elaboração. Então, vamos lá!

Continuar lendo

Você sabe o que é vinho natural? Esse assunto está sendo debatido com cada vez mais frequência e até podemos dizer que já virou uma tendência em algumas regiões, principalmente quando nos referimos a pequenos produtores, já que esse estilo de vinho requer alguns processos mais cautelosos em toda sua elaboração, desde o cultivo das videiras até a conservação do produto.

Embora o assunto esteja em evidência, podemos dizer que a elaboração de vinhos naturais está relacionada à maneira mais ancestral para a produção da bebida, já que utiliza poucos recursos tecnológicos para obter o resultado esperado. Ficou curioso para saber mais sobre essa maneira de elaborar vinhos? Então, continue a leitura e confira.

Continuar lendo

A fruta utilizada na composição de um vinho é apenas um dos fatores que pode contribuir para o desenvolvimento de suas características, que o diferem entre tantas outras bebidas do mesmo grupo. O que poucos sabem, no entanto, é que a coloração da bebida diz muito sobre como ela realmente é.

A seguir, iremos descobrir todos os mistérios acerca da coloração dos vinhos e o que cada característica visual apresentada pelo produto pode nos dizer mesmo que ainda não tenhamos bebido o vinho de fato. Vamos lá? Boa leitura!

Continuar lendo

Há bebidas de todos os tipos: doces, cítricas, levemente ácidas, com alto ou baixo teor alcoólico. Entre elas, o vinho é uma das mais famosas e apreciadas em todo o mundo, com uma longa história repleta de tradição. Entre as inúmeras opções dessa bebida, podemos destacar os vinhos premiados, uma ótima alternativa para degustação.

Pensando nisso, preparamos um artigo que tem como objetivo listar alguns dos mais famosos e imponentes vinhos premiados, elencando as suas características mais marcantes e mostrando quais são as harmonizações possíveis com cada uma das opções.

Continuar lendo

Dentre as diversas técnicas e temáticas utilizadas para a construção de uma degustação, duas se destacam e maximizam as singularidades de cada exemplar. Na degustação vertical, diferentes safras de um mesmo vinho são experimentadas. Já na degustação horizontal, são utilizados produtos da mesma safra, mesmo que os produtores e uvas sejam distintos.

Quer aprender mais sobre as diferenças entre as técnicas de degustação de vinhos horizontal e vertical? Então, continue acompanhando a leitura. E para finalizarmos o conteúdo, iremos esclarecer qual a melhor maneira de degustar vinhos. 

Continuar lendo

Bastante querido entre os brasileiros, o vinho elaborado a partir da Malbec é uma excelente opção de harmonização para diversos pratos típicos da culinária de nosso país. Por isso, conhecer melhor a sua história e suas características é algo indispensável para quem gosta de apreciar essa bons vinhos. 

Pensando nisso, preparamos um artigo completo com informações importantes sobre esta cepa, além de curiosidades, dicas de harmonização e até mesmo sugestões de bebidas incríveis onde Malbec é a protagonista. Pronto para descobrir tudo sobre a Malbec? Boa leitura!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!