Vinhos

Uma das grandes curiosidades entre os enófilos é o motivo de alguns vinhos serem mais caros do que outros. Assim, como a maioria dos produtos, a bebida também tem uma variação de valores que pode ser muito discrepante.

Contudo, então, o que eleva o preço do produto? A marca? A elaboração? O cultivo? O Terroir? A safra? Bom, esses e outros fatores estão envolvidos no valor final da bebida. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura, e entenda por que existem vinhos mais caros do que outros. Confira!

Continuar lendo

A melhor forma de manter uma vida equilibrada e saudável é por meio da ingestão de alimentos sem aditivos químicos — e com as bebidas não poderia ser diferente. O costume de produzir vinhos orgânicos surgiu devido às suas propriedades benéficas, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.

Para não restarem dúvidas, preparamos este artigo com os principais diferenciais dos vinhos orgânicos.

Continuar lendo

Se você está começando a desvendar os segredos por detrás de uma boa taça de vinho, já deve ter se deparado com uma variedade de termos diferentes, exemplo disso são os chamados vinhos terrosos. Como no ato da degustação de vinhos utilizamos praticamente todos os nossos sentidos, no momento de descrever o que sentimos podemos nos referir a aromas e sabores de maneiras muito distintas e também curiosas.

Pensando nisso, criamos este post para desvendarmos o que são os vinhos terrosos e por que eles recebem esse nome. Além de descobrir como o terroir tem relação com essa característica e quais são os tipos de uvas utilizadas para a sua elaboração. Então, vamos lá!

Continuar lendo

Você sabe o que é vinho natural? Esse assunto está sendo debatido com cada vez mais frequência e até podemos dizer que já virou uma tendência em algumas regiões, principalmente quando nos referimos a pequenos produtores, já que esse estilo de vinho requer alguns processos mais cautelosos em toda sua elaboração, desde o cultivo das videiras até a conservação do produto.

Embora o assunto esteja em evidência, podemos dizer que a elaboração de vinhos naturais está relacionada à maneira mais ancestral para a produção da bebida, já que utiliza poucos recursos tecnológicos para obter o resultado esperado. Ficou curioso para saber mais sobre essa maneira de elaborar vinhos? Então, continue a leitura e confira.

Continuar lendo

Há bebidas de todos os tipos: doces, cítricas, levemente ácidas, com alto ou baixo teor alcoólico. Entre elas, o vinho é uma das mais famosas e apreciadas em todo o mundo, com uma longa história repleta de tradição. Entre as inúmeras opções dessa bebida, podemos destacar os vinhos premiados, uma ótima alternativa para degustação.

Pensando nisso, preparamos um artigo que tem como objetivo listar alguns dos mais famosos e imponentes vinhos premiados, elencando as suas características mais marcantes e mostrando quais são as harmonizações possíveis com cada uma das opções.

Continuar lendo

Com o início do outono, chegam as temperaturas mais baixas e, com elas, a vontade de um bom vinho para se aquecer. 

Diferentemente dos espumantes e vinhos brancos que são refrescantes no verão, os vinhos tintos são ideais para o frio que essa nova estação vem trazendo.

Nesse artigo, você tira todas as dúvidas sobre vinhos e suas harmonizações para o outono.

Continuar lendo

Produzido e originado em Portugal, esse vinho tem uma rica e complexa história que começou muito antes dos portugueses chegarem às costas do litoral brasileiro. Conhecê-la é, portanto, um exercício muito interessante para que saibamos ainda mais sobre as nossas origens e sobre essa maravilhosa bebida que encanta a tantos ao redor do mundo.

Afinal, qual é a história da criação desse vinho tão importante? Quais são as suas principais características? Em qual região as uvas responsáveis pela produção são cultivadas? Como podemos harmonizar essa bebida com alimentos e consumi-la da melhor maneira? Continue a leitura e tire todas essas dúvidas sobre esse produto!

Continuar lendo

Como um bom enófilo certamente você já sabe que existem diversos estilos de vinhos. Porém, como o universo da enologia é vasto, muitas vezes é difícil conhecer todos eles com profundidade, especialmente os que não são tão famosos ou consumidos, como os vinhos licorosos.

Neste artigo, iremos ajudar você a entender mais sobre esse tipo de vinho, abordando as suas principais características, quais as diferenças quando comparados a outros vinhos e ainda apresentando alguns dos seus melhores exemplares. Quer dominar o assunto? Então, continue acompanhando.

Continuar lendo

Que o mundo dos vinhos e da gastronomia possui infinitas possibilidades não temos dúvidas. E muitas vezes o ápice de uma refeição é a sobremesa, e também o "líquido dos Deuses" que irá acompanhá-la. Como o nome já sugere, os vinhos de sobremesa harmonizam perfeitamente com alimentos mais adocicados, ou mesmo podem ser consumidos sem guarnições, auxiliando na digestão e proporcionando muito prazer ao degustador. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura, pois neste post trazemos dicas de harmonização, técnicas de elaboração e muito mais, confira!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!