Vinhos

Se você está dando seus primeiros passos no universo dos vinhos vai entender que um exemplar excepcional é aquele que proporciona prazer ao paladar e nos instiga intelectualmente. Quem não gostaria de aprender sobre vinho e poder compartilhar o conhecimento com amigos enquanto degusta uma garrafa, não é? 

Porém, muitas pessoas ainda se perguntam por que os amantes dessa bebida fazem isso. Por isso, gostaríamos de dividir com você algumas das razões. Então, confira o post de hoje e descubra por que faz sentido aprender mais sobre ela. Quem sabe você também se anima e começa a querer entender sobre o assunto. Vamos lá?

Continuar lendo

São muitos os motivos que levam as pessoas até Borgonha, como sua gastronomia, seus campos cobertos de vinhedos, suas vilas simpáticas e sua herança histórica e arquitetônica. Por isso, no post de hoje vamos descobrir um pouco mais sobre a história dessa região abençoada pela natureza e pelos monges.

Preparado? Então, confira a história de Borgonha e suas principais atrações turísticas. Também entenda como essa região tornou-se referência na elaboração de vinhos excepcionais e conheça suas uvas e bebidas mais famosas. Boa leitura! 

Continuar lendo

Embarcar na grande aventura de ampliar os conhecimentos sobre enologia é algo extremamente divertido e muito interessante. A cada dia, o enófilo, apaixonado por essa incrível bebida, se vê frente a frente com novas informações e termos importantes para avançar em seus estudos. Por isso, hoje, falaremos sobre o corpo do vinho.

Conhecer o corpo do vinho é algo fundamental para avançar nos conhecimentos sobre essa bebida, descobrindo aspectos e características únicas a cada uma das garrafas adquiridas. Com essa informação, você poderá investir em degustações muito mais técnicas e fazer harmonizações cada vez melhores.

A seguir, descobriremos exatamente o que é o corpo do vinho, o que causa essa particularidade na bebida, como isso impacta o sabor e muito mais. Ao fim de nossa conversa, você estará apto a identificar esse fator em todas as suas próximas degustações. Aproveite a leitura!

Continuar lendo

Um país cheio de contrastes, rodeados por montanhas cobertas de neve e florestas nativas, assim é uma das regiões vinícolas que tem conquistado seu espaço no mercado mundial. Você sabe de quais vinhos estamos falando? Os vinhos da Nova Zelândia. 

Se você ainda não os experimentou, não sabe o que está perdendo. Por isso, no post de hoje, vamos conhecer a história da viticultura neozelandesa e entender como essa região tornou-se referência na elaboração de vinhos excepcionais. 

Também vamos descobrir as principais uvas cultivadas em suas ilhas e as suas bebidas mais famosas. Confira!

Continuar lendo

É incontestável a importância que o mundo dos vinhos tem para diversas civilizações, sejam elas muito antigas, como a maior parte dos países europeus, ou mesmo os recentemente colonizados e que já se destacam na vitivinicultura, como nosso Brasil. Contra fatos não há argumentos, sendo assim, podemos dizer que quando falamos em vinhos, vários outros assuntos vem à tona, como históriagastronomia, química, microbiologia e, também, geografia.

Se formos detalhar todas as curiosidades acerca da "bebida de Baco" perceberemos que existem muitas origens e classificações, algumas famosas e de fácil entendimento para quem aprecia vinhos com frequência, outras complexas e muito específicas, que complicam a vida de todo entusiasta vínico. Então, preparamos neste post um compilado de assuntos variados para que você entenda diversas peculiaridades sobre os vinhos de forma objetiva e bastante dinâmica, distinguindo o que representa o Velho e o Novo Mundo dos Vinhos através de uma análise geográfica. Acompanhe!

Continuar lendo

Os vinhos biodinâmicos têm um conceito que vai além dos conhecimentos técnicos utilizados na viticultura convencional ou orgânica. Nesse modelo de agricultura, a biodiversidade ao redor da vinícola é considerada, respeitada e potencializada. Com isso, a própria natureza é a fonte da cura para diversas pragas e doenças, utilizando técnicas alternativas que modificam física, química e energeticamente o terroir.

São diversas as técnicas utilizadas na vitivinicultura biodinâmica, onde os produtores cultivam plantas específicas para controlar a proliferação de pragas, são adeptos de alguns preparos para mineralizar o solo de forma natural e consideram até os ciclos lunares para engarrafar os vinhos resultantes. 

Neste artigo, preparamos uma visão geral sobre os vinhos biodinâmicos, suas características e diferenciais.

Continuar lendo

A França é considerada o berço da gastronomia mundial, e isso não é à toa. As mais técnicas dessa cozinha clássica servem de base para a culinária de outros países. E o que combina com comida boa? Sim, os vinhos, é claro.

Os vinhos franceses não ficam atrás dos pratos premiados nascidos ali. As bebidas são reconhecidas mundialmente pela excelência e qualidade, como o Bordeaux e o Champagne. Afinal, o país tem a fama de ser muito exigente em tudo o que faz, e isso reflete em seus produtos.

Ficou curioso para saber mais sobre o universo dos vinhos franceses? Então, continue a leitura deste post, pois, aqui, contamos a fundo as curiosidades desses exemplares. Confira!

Continuar lendo

Você já ouviu alguém dizer que vinhos devem ser consumidos na temperatura ambiente? Pois bem, esse é um dos maiores mitos do mundo do vinho, até porque, "temperatura ambiente" é muito relativo, ainda mais se falarmos da maior parte do nosso querido Brasil. 

Contudo, um dos fatores que mais interferem na degustação é a temperatura em que o vinho é servido. Pode até parecer exagero, mas alguns graus, para mais ou para menos, fazem total diferença no paladar de quem aprecia a bebida. 

Então, se você ficou curioso para entender mais sobre esse assunto e quer aprender a degustar o seu vinho preferido na temperatura ideal, continue a leitura!

Continuar lendo

Para uma bela degustação de vinhos é preciso, além de sentir os sabores e aromas, observar alguns aspectos físicos. Assim, é possível ter noção do que esperar daquela bebida. Pensando nisso, você sabe exatamente o que são as lágrimas do vinho?

Ela é uma característica física, que faz parte da análise do vinho. Já reparou quando um enólogo ou outro entendedor de vinhos gira a taça e observa o desenho que a bebida deixa na parede objeto? Na verdade, ele está analisando as lágrimas. Quer entender o que elas significam? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falamos neste post. Confira!

Continuar lendo

Frutas, flores, especiarias, ervas, etc. Você já deve ter escutado diversas pessoas descrevendo vinhos com os mais variados aromas. O mais curioso é que vinhos são o resultado da fermentação alcoólica do suco das uvas, mas os aromas percebidos são completamente distintos da matéria-prima que os origina. Se você tem dificuldade, ou pelo menos dúvidas, sobre a origem dos aromas dos vinhos, acompanhe esse texto e descubra os mistérios acerca das famosas notas aromáticas.

Vamos mostrar o melhor caminho para nunca mais existir dúvidas em relação à bebida com aromas mais instigantes de todo o mundo. Taça na mão? Vamos lá!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!