Vinhos

Alguns alimentos são tão complexos que foram desenvolvidas técnicas para que todo o seu sabor e aroma sejam identificados. Um bom exemplo é a análise sensorial do vinho, algo tão complexo que virou até mesmo profissão e tema de cursos

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre este procedimento, seus fundamentos básicos e algumas informações importantes sobre esta técnica. Confira!

Continuar lendo

Compreender os fatores que determinam o sabor e o estilo de um vinho é como uma lição de casa para os reais apreciadores dessa bebida. Quem se interessa pelos mais variados tipos de vinho pode descobrir um mundo em cada garrafa.

Com isso, você passa a conhecer as espécies de uva, as técnicas de plantio, os processos de produção, as maneiras de armazenamento e muitas outas atividades que cercam a elaboração das bebidas. 

Preparamos este material para que você conheça tudo sobre o vinho varietal e entenda como esse conceito determina a qualidade final do produto. Acompanhe!

Continuar lendo

Com o dia dos pais se aproximando, não poderíamos deixar de sugerir alguns dos melhores rótulos do mercado — e, claro, pensados especialmente para cada perfil de pai. As opções satisfazem desde os mais tradicionais e conservadores até os mais tranquilos e caseiros, passando pelos modernos e empreendedores.

Para tanto, preparamos uma seleção dos tipos de vinho que serão escolhas certeiras. Quer descobrir qual é a garrafa mais adequada de acordo com o perfil do seu pai? Leia este artigo até o final!

Continuar lendo

A fruta utilizada na composição de um vinho é apenas um dos fatores que pode contribuir para o desenvolvimento de suas características, que o diferem entre tantas outras bebidas do mesmo grupo. O que poucos sabem, no entanto, é que a coloração da bebida diz muito sobre como ela realmente é.

A seguir, iremos descobrir todos os mistérios acerca da coloração dos vinhos e o que cada característica visual apresentada pelo produto pode nos dizer mesmo que ainda não tenhamos bebido o vinho de fato. Vamos lá? Boa leitura!

Continuar lendo

Que um dos nossos países vizinhos, a Argentina, é um dos grandes produtores mundiais de vinho, você provavelmente já sabe. Inclusive, já deve ter degustado alguns rótulos originários de lá e, nesse caso, também é provável que seja um apreciador dos vinhos argentinos. Ainda assim, há uma série de coisas que você precisa saber sobre eles.

Essa publicação é praticamente um guia, com tudo que você precisa saber sobre os vinhos argentinos. Se quer saber mais sobre a produção do país vizinho, continue lendo este post!

Continuar lendo

Dentre as diversas técnicas e temáticas utilizadas para a construção de uma degustação, duas se destacam e maximizam as singularidades de cada exemplar. Na degustação vertical, diferentes safras de um mesmo vinho são experimentadas. Já na degustação horizontal, são utilizados produtos da mesma safra, mesmo que os produtores e uvas sejam distintos.

Quer aprender mais sobre as diferenças entre as técnicas de degustação de vinhos horizontal e vertical? Então, continue acompanhando a leitura. E para finalizarmos o conteúdo, iremos esclarecer qual a melhor maneira de degustar vinhos. 

Continuar lendo

Guardar as bebidas em um lugar adequado é fundamental para preservar as características do vinho e não ocasionar a perdas sensoriais. Felizmente, uma boa adega de vinhos não fica reservada apenas às grandes vinícolas, sendo perfeitamente possível criar uma em sua própria casa!

Não faz ideia de como fazer isso? Não sabe por onde começar? Não se preocupe! Pensando nas principais dúvidas que surgem sobre esse tema, criamos um artigo super completo com as informações necessárias para que você possa começar a armazenar seus vinhos preferidos em sua adega particular. Boa leitura!

Continuar lendo

Escolher os melhores vinhos para cada situação pode ser um desafio, mesmo para enófilos experientes. Afinal, são tantas castas, tantos terroirs diferentes, uma infinidade de aromas, texturas e sabores a nossa escolha.

Para ajudar você a sempre escolher os melhores vinhos, seja para um jantar ou para apenas degustá-los, nós preparamos este guia com tudo o que você precisa saber ao levar um rótulo para casa. 

Continuar lendo

Para muitos, o vinho é muito mais do que uma simples bebida: é uma expressão cultural. De fato, é possível associar a sua elaboração com a história e o desenvolvimento de diversos países. Um claro exemplo disso é a relevância que os vinhos chilenos ganharam ao longo dos anos. 

Quer saber mais sobre a história do vinho chileno, conhecer as suas principais características e saber quais são as uvas mais utilizadas? Confira o post que preparamos para sanar suas principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!