Você sabe o que faz um enólogo?


Você sabe o que faz um enólogo?

Dia 22 de outubro comemora-se o Dia do Enólogo. Mas mas você sabe o que faz um enólogo? Muitas pessoas confundem essa atividade com outros nomes e profissões diretamente ligadas à produção ou degustação de vinhos.

Assim, se você deseja, de uma vez por todas, conhecer a fundo o trabalho desse profissional, saber quais são exatamente as suas funções e o que é preciso para se tornar um, continue a leitura do post de hoje e descubra!

Enologia e enólogo. Afinal, o que isso significa?

Se buscarmos descobrir as raízes linguísticas e os significados das palavras "enologia" e "enólogo", já teremos uma excelente ideia do que, exatamente, um profissional desse ramo faz. O radical "eno", presente em ambas as palavras, como não poderia deixar de ser, significa "vinho" e deriva do radical de origem grega "oinos".

Já o sufixo "logia", também proveniente do grego, significa o "estudo de uma arte ou ciência". Logo, enologia significaria, em termos literais, "o estudo do vinho". Por sua vez, o sufixo "logo" designa, entre outros significados, "aquele que estuda, conhece ou é especialista em". Ou seja, um enólogo é a pessoa que detém profundos conhecimentos de enologia.

O que faz um enólogo?

Baseado nas explicações do tópico anterior, fica fácil perceber que um enólogo é aquele que estuda e cuida da elaboração de vinhos. Ele é um profissional que conhece todos os procedimentos relacionados ao processo de produção da bebida com um determinado padrão. O seu trabalho de elaboração de vinhos está intimamente ligado à ciência e à tecnologia, além da dedicação e paixão.

O enólogo é um perito em fazer vinhos e espumantes, sendo, normalmente, a pessoa responsável por todas as etapas do processo em uma vinícola. Entre suas atribuições profissionais rotineiras, pode-se citar: planejar, supervisionar e coordenar a produção de vinhos provenientes de castas de uvas selecionadas.

A profissão de enólogo é bastante completa e abrangente, pois aqueles que trabalham em propriedades de produção especial ou limitada costumam ser também os responsáveis por coordenar todo o processo de vinificação — desde o cultivo das uvas, passando pelo processo de engarrafamento até a comercialização do produto.

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Quem são os enólogos ao longo da história?

Por ser uma bebida muitíssimo antiga (há relatos de produção e consumo de vinhos antes mesmo do surgimento da escrita!), é bastante difícil afirmar com precisão quando surgiram os primeiros enólogos. Entretanto, há registros históricos de pessoas que definitivamente ajudaram a alavancar e a consolidar essa profissão.

Entre elas, podemos citar o famoso cientista francês Louis Pasteur, que descobriu e aprimorou os processos bioquímicos relacionados à fermentação, e Jean Antoine Chaptal, também francês, que criou o processo de adição de açúcar ao mosto do vinho com o objetivo de aumentar o teor alcoólico da bebida (chamado de chaptalização). Assim como eles, muitos outros personagens ao longo da história contribuíram direta ou indiretamente para os fundamentos da viticultura moderna.

Apesar de muito antes já ter havido pessoas que dominavam com maestria a arte de produzir vinhos, foi somente em 1876 que a primeira escola exclusivamente dedicada à viticultura e à enologia foi criada. Localizado em Conegliano, na Itália, o local deu origem a diversas sociedades e associações de enólogos pelo país europeu.

O ano de 1912 pode ser considerado um marco na história da enologia, pois foi o ano de nascimento da pessoa que é considerada o pai da enologia moderna, o francês Émile Peynaud. Com sua vastíssima obra sobre o tema, ele foi capaz de revolucionar o modo de produção de vinhos no mundo inteiro.

Já em 1955, a profissão foi definitivamente regulamentada na França, data em que passou a ser obrigatória a obtenção de um Diploma Nacional de Enólogo para o exercício da profissão. No Brasil, a profissão de enólogo só foi devidamente regulamentada em 2007.

Dica: 6 motivos para conhecer a região de Champagne na França

Como trabalha o enólogo em grandes produções?

Em grandes vinícolas ou em operações industriais, os enólogos são normalmente os profissionais responsáveis pelos processos técnicos do empreendimento e pelo controle de qualidade das bebidas fabricadas.

E, apesar de ser bastante importante que um enólogo conheça e goste dos mais diferentes tipos de vinhos, ele também pode optar por especializar-se em uma linha específica ou apenas em um único tipo de vinho. No ambiente industrial, o limite entre a função do produtor e as atribuições de um enólogo não é muito bem delimitado.

Além do trabalho diretamente envolvido com a área técnica, o enólogo também pode trabalhar com pesquisas e no desenvolvimento de novos vinhos. 

Como se tornar um enólogo?

Se você é uma daquelas pessoas que pensam que a profissão de enólogo se resume a caminhar por vinhas belíssimas, olhando e tocando os cachos de uva com olhar apaixonado, além de experimentar e degustar vinhos o dia todo, fique sabendo que não é bem assim que as coisas funcionam! Para ser um enólogo, além de trabalhar duro, é preciso estudar muito.

Primeiramente, o profissional precisa ter um curso superior, sendo na modalidade bacharelado ou tecnólogo. No Brasil, o bacharelado é ofertado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), situada em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul.

Já a modalidade tecnólogo é encontrada em quatro outras instituições, sendo duas delas no Rio Grande do Sul (na cidade de Bento Gonçalves e Pelotas) e as demais em São Paulo e Pernambuco (no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado em Petrolina). 

Caso queira seguir carreira acadêmica ou de pesquisador científico, o profissional precisará também fazer uma pós-graduação. Pessoas formadas em áreas afins, como agronomia e biologia, também podem fazer a pós-graduação em enologia e, assim, adquirir o título de enólogo

Dica: Avaliação de vinhos: você sabe o que é a escala Robert Parker?

O que o enólogo estuda durante o curso?

Ao longo de sua formação como enólogo, que dura entre 4 e 5 anos, dependendo do tipo de curso e da instituição de ensino, o estudante de enologia aprenderá, entre outras coisas, a:

  • desenvolver entendimento sobre a ciência e a tecnologia relacionadas ao vinho. Isso engloba conhecimentos sobre produção, microbiologia e química da bebida, bem como engenharia da adega;

  • adquirir ampla compreensão do processo de produção de uvas, quais fatores afetam sua qualidade e as melhores metodologias para o cultivo e colheita de frutas;

  • compreender as teorias relacionadas à qualidade e aos estilos de vinhos existentes, por meio do estudo de avaliações sensoriais.

Sommelier, enólogo e enófilo

É muito comum que as pessoas confundam essas três palavras. Porém, há uma grande diferença entre esses conceitos. Vamos a elas!

Enólogo

Como foi dito ao longo de todo este post, o enólogo não é aquela pessoa que apenas conhece o mundo dos vinhos, mas também a que participa ativamente de todo o processo de produção. Ou seja, o enólogo é um profissional de vinhos, que comumente desempenha suas atividades em vinícolas e propriedades produtoras de uvas.

Sommelier

O sommelier, por sua vez, é também um profissional. Entretanto, ele é especialista em harmonizações. Isso significa que ele é responsável por combinar em perfeita sintonia o gosto do cliente, determinados pratos ou ocasiões e as bebidas, sejam elas vinho, espumante, cerveja ou destilados.

Para tornar-se um sommelier, também é necessário cursar formações específicas na área. De maneira geral, o sommelier exerce suas funções em bares, restaurantes, distribuidoras e importadoras de bebidas e lojas especializadas no setor.

Porém, especializar-se nessa área também permite que o profissional trabalhe na organização de eventos gastronômicos, hotelaria, supermercados e enotecas. Do mesmo modo, é possível ser o responsável pela gestão do armazenamento, estocagem e conservação das bebidas.

Enófilo

Por fim, enófilo é o termo utilizado para designar um apreciador de vinhos. Buscando novamente as raízes linguísticas, o termo "filo", derivado do grego "philos", significa "amigo, querido". Ou seja, se você é um apaixonado por vinhos, sem, entretanto, trabalhar diretamente na área ou ter uma formação específica, pode considerar-se um enófilo!

Assim, um enófilo não é um profissional da área e não necessariamente precisa ser um especialista ou fazer algum curso. Porém, mesmo sem uma certificação, muitos apreciadores seguem todo um conjunto de regras e tradições de consumo e apreciação da bebida.

Dica: Enólogo, enófilo e sommelier: fique por dentro das diferenças!

Como é o mercado de trabalho para os enólogos?

Se você acompanhou a leitura deste post até aqui e simplesmente adorou a ideia de trabalhar diretamente com os processos de produção de vinhos, tornando-se um enólogo, deve agora estar se perguntando como anda o mercado de trabalho para os profissionais dessa área, não é mesmo? Afinal, de nada adianta especializar-se em um segmento que você adora se, após formado, terá poucas chances de aplicar o que aprendeu.

Se essa é a sua dúvida, então já pode começar a comemorar! Isso porque a profissão de enólogo está em plena ascensão no Brasil, mesmo com o cenário econômico instável no qual vivemos atualmente.

Em função do crescimento da produção de vinhos em diversos pontos do país somado ao baixo número de cursos de formação autorizados pelo MEC, a demanda por enólogos está maior do que a oferta. O que isso significa? Que há carência de profissionais com conhecimento técnico na produção de vinhos no país.

Em função disso, enólogos formados costumam ser rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho. Além disso, é possível exercer a profissão fora de uma vinícola.

Dica: Turismo: a experiência da hospedagem em vinícolas

Por ter uma grade curricular bastante abrangente, o curso de formação em enologia também permite que o profissional formado desempenhe suas atividades como consultor de bares, restaurantes e importadoras, crítico de vinhos para publicações especializadas na área, assessor externo em processos de fabricação de vinhos, entre outras atividades.

Conforme você pôde comprovar, a profissão de enólogo é de suma importância para a produção de vinhos de qualidade. Afinal, ele é o profissional responsável por controlar e gerenciar todo o processo produtivo, que envolve desde as análises de solo onde as vinhas serão cultivadas até o engarrafamento, distribuição e comercialização dos lotes.

Além de ser uma profissão diretamente ligada ao amor pelos vinhos, o profissional precisa ter um amplo conhecimento na área, com o objetivo de produzir e aperfeiçoar essa bebida que tanto amamos. Por todas essas razões e devido à importância do trabalho desses especialistas para os amantes e apreciadores de um bom vinho, um brinde ao enólogo em seu dia!

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Gostou de descobrir o que faz um enólogo e agora está interessado em saber ainda mais sobre o mundo maravilhoso dos vinhos? Então não deixe de seguir a nossa página no Facebook! Assim, você não perderá mais nenhum artigo publicado aqui no blog e ficará por dentro de tudo sobre esse assunto!




Por
05/10/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!