Artigos por Jhonatan Marini

Em um tempo não tão distante assim, ser apreciador de vinho era uma tarefa que exigia esforço. Pesquisar novos rótulos de vinho e descobrir harmonizações diferenciadas dependia de tentativas, muitas vezes malsucedidas, e as informações eram obtidas por revistas e livros. Atualmente, esse cenário está muito mais acessível, com um bom número de blogs, sites e até aplicativo de vinhos.

Por isso, neste texto, vamos delinear os principais cuidados que devem ser tomados para tornar as experiências com vinho mais agradáveis e, depois, apresentar os 10 melhores aplicativos para você obter informações confiáveis sobre os rótulos. Confira!

Continuar lendo

É comum ouvirmos, mesmo de pessoas que não são boas conhecedoras de vinhos, que o vinho melhora com o tempo. Embora essa afirmação seja parcialmente verdadeira, também é possível apreciar vinhos jovens e ter uma experiência complexa e enriquecedora.

Ao longo deste artigo, abordaremos alguns dos mitos mais comuns que cercam a degustação de vinhos. Também conheceremos alguns dos benefícios de se apreciar vinhos mais jovens e como você pode alargar os seus horizontes e se abrir para rótulos com pouca idade.

Continuar lendo

Se você aprecia um bom espumante, já deve conhecer método Champenoise, que é a forma mais tradicional de elaborá-lo, mas você sabia que essa não é a única maneira de produzir a bebida? Muito difundido mundo afora, o método Charmat é amplamente utilizado, mas pouco conhecido pelos consumidores.

Neste artigo vamos abordar justamente isso: os detalhes do método Charmat, suas peculiaridades e como ele influencia o sabor e os aromas do espumante. Acompanhe!

Continuar lendo

Adegas climatizadas, resfriadores, decanter, saca-rolhas elétrico: diversos são os acessórios disponíveis para os enófilos. A variedade é tanta que é fácil ficar na dúvida sobre quais são necessários e para que eles servem. A verdade é que todos esses aparelhos têm uma função, e contar com eles (pelo menos alguns) pode facilitar sua experiência com a bebida de Baco.

Ficou interessado? Então, conheça agora 5 gadgets de vinhos que você precisa ter em casa!

Continuar lendo

Quem é apreciador de vinhos sabe o quanto as condições climáticas, geográficas e topográficas possuem uma influência considerável na qualidade, sabor e aroma da bebida, certo? 

E quando se trata dos chamados vinhos vulcânicos, essa premissa não poderia ser mais verdadeira. Muito provavelmente você já leu a expressão "cultivado em solos vulcânicos" impressa no rótulo de alguns vinhos, não é mesmo?

Se você está se fazendo essas perguntas agora mesmo, não deixe de acompanhar o post de hoje e fique, de uma vez por todas, por dentro do maravilhoso mundo dos vinhos vulcânicos. Vamos lá?

Continuar lendo

Degustar uma boa taça de vinho é uma experiência única. Desde o momento em que o líquido toca o paladar e suas notas começam a se tonar evidentes, a sensação de prazer é indescritível. Quando há uma harmonização de vinhos com alimentos adequada, esse momento pode ser ainda melhor.

Descubra neste texto como harmonizar vinhos e alimentos sem errar!

Continuar lendo

Uma das variáveis responsáveis por tamanha evolução dos vinhos é a utilização de diferentes castas em sua elaboração. Classificada como vinho de corte, essa seleção elaborada é capaz de fazer com que os apaixonados pelo mundo dos vinhos busquem refinar seus paladares e encontrar os melhores rótulos da bebida. 

Preparamos este conteúdo completo para que você entenda tudo sobre vinho de corte, blend e assemblage. Acompanhe! 

Continuar lendo

Quem nunca se viu confuso no momento de escolher um vinho que atire a primeira rolha. Acredite: até mesmo o mais experiente apreciador da bebida de Baco provavelmente já se perdeu na hora de escolher uma garrafa.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a origem da classificação dos vinhos ao redor do mundo, para que elas servem e como entender as siglas e características dos vinhos produzidos em distintos lugares? Então não deixe de continuar a leitura e fique, de uma vez por todas, por dentro desse assunto!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!