Artigos por Jhonatan Marini

Produzido e apreciado em diferentes regiões do mundo, o espumante é uma bebida muito usada em celebrações e festas. Seu sabor leve, muitas vezes frutado e fresco, é o que garante o apreço por públicos tão distintos.

Vamos esclarecer, abaixo, as principais dúvidas de enologia para leigos e desmistificar alguns equívocos. Veja a seguir as características mais comuns dos espumantes:

Continuar lendo

Um bom vinho tem em sua base a quantidade perfeita de álcool e ácidos: duas características primordiais para a produção de um rótulo de destaque. Quem conhece a sensação de experimentar um exemplar redondo, sabe a importância do equilíbrio entre todos os seus componentes.

Ao sentir o vinho em boca, álcool, taninos e ácidos se completam em uma experiência gustativa rica. Para entender melhor sobre esse tema, preparamos um artigo sobre o papel do teor alcoólico do vinho.

Prepare-se para aprofundar seu conhecimento sobre a enologia!

Continuar lendo

A noite mais aguardada do ano está chegando, o Réveillon! E muita gente já começou os preparativos para os comes e bebes da celebração do final de ano. Quando o assunto é Ano Novo, não pode faltar um clássico espumante para o primeiro brinde de janeiro, porém todo mundo sabe que só um espumante na hora da virada não faz a festa de ninguém! 

Neste post, vamos destacar 3 tipos de vinhos: os espumantes rosés e os vinhos brancos feitos a partir de uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay. Confira!

 

Continuar lendo

As festas de fim de ano são sinônimo de uma mesa farta com amigos e familiares em volta dela. Alguns pratos já são conhecidos por estarem presentes nessa época do ano, como o peru, o bacalhau e a rabanada. Porém, você sabe quais são os tipos de vinho apropriados para combinar com sua ceia?

De diferentes aromas e sabores, os vinhos podem complementar e acentuar o sabor dos alimentos. Para te ajudar a escolher as melhores opções para sua festa de final de ano, separamos cinco dicas de como harmonizar os pratos que estão sempre presentes na ceia com os melhores tipos de vinho. Confira!

Continuar lendo

A chegada do fim do ano vem acompanhada da preparação para as festas e confraternizações entre amigos e familiares. Alguns pratos, como o famoso peru ou, para dar sorte, a lentilha, já são presença garantida, assim como os espumantes. Utilizado para brindar a chegada do Ano Novo, o espumante pode também harmonizar com os pratos servidos durante a festa, garantindo um toque marcante ao momento.

Para te ajudar a escolher o mais apropriado, separamos uma lista com 8 espumantes para festas de final de ano, além de dicas para não errar na hora de servir e transportar a garrafa. Confira!

Continuar lendo

É chegada a hora. Fim de ano, festas, ceia de Natal. Aquela correria toda, o frenesi nas ruas, o espírito natalino e a vontade de festejar estão no ar. Tudo começa a ficar mais bonito e mais decorado.

Pensando nisso, não fizemos uma lista com regras e sugestões “engessadas” de pratos e vinhos, mas apresentaremos o motivo que faz cada um dos tipos de bebida combinar com cada tipo de comida. O importante é você entender e fazer as suas próprias combinações! 

Continuar lendo

O vinho é sem dúvida uma bebida especial. Com suas imensas variações, é sempre possível escolher um exemplar para combinar com cada pessoa. Ao pensar em um vinho para presente, é preciso levar em consideração as características do presenteado na hora da escolha, para ter certeza de ter encontrado o rótulo ideal.

Confira nossas dicas para escolher o vinho para presente perfeito! 

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!