A noite mais aguardada do ano está chegando, o Réveillon! E muita gente já começou os preparativos para os comes e bebes da celebração do final de ano. Quando o assunto é Ano Novo, não pode faltar um clássico espumante para o primeiro brinde de janeiro, porém todo mundo sabe que só um espumante na hora da virada não faz a festa de ninguém!
Se você está montando os preparativos para a sua festa da virada e está procurando inovar no cardápio, que tal aproveitar e servir vinhos no Réveillon? Apesar de ser uma bebida bem identificada com o inverno, o vinho possui variações que são ótimas para serem servidas em épocas mais quentes.
Neste post, vamos destacar 3 tipos de vinhos: os espumantes rosés e os vinhos brancos feitos a partir de uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay. Confira!
1. Espumantes Rosés
Embora não sejam campeões de vendas no Brasil (os vinhos tintos lideram o ranking no país), os vinhos Rosés são muito populares em países com tradição no consumo de vinho, como França e Estados Unidos. Alguns dos melhores rosés do planeta são produzidos nesses dois países, mais especificamente na Provence e na Califórnia.
O Brasil também produz excelentes exemplares de espumantes rosé, que podem acompanhar a sua comemoração. O Blush Brut Rosé, da Casa Valduga, é feito seguindo o método tradicional Champenoise e maturado em caves subterrâneas para atingir suas características. Sua elegante cor rosa salmão, proveniente da delicada maceração da uva Pinot Noir, acompanha perfeitamente o aromático bouquet com notas de flores secas com um toque amanteigado.
Outro belo exemplar de espumante rosé nacional é o Ponto Nero Brut Rose. Ele é elaborado com 60% de uvas Chardonnay e 40% de Pinot Noir. Seu aroma remete a frutas vermelhas, com algumas leves nuances lácteas. Seu paladar é mais frutado e jovial.
2. Sauvignon Blanc
A Sauvignon Blanc é uma uva francesa proveniente da região de Bordeaux. Os vinhos produzidos a partir delas tendem a sabores mais secos e refrescantes, ideais para uma noite da virada no verão. Eles são leves e acompanham muito bem pratos igualmente leves, compostos de ervas aromáticas e vegetais verdes.
Nas vinícolas chilenas são produzidos vinhos incríveis, dentre eles o Kalfu Molu. Esse é um vinho branco seco, 100% Sauvignon Blanc, dono de uma coloração esverdeada, aroma cítrico e herbáceo e de um paladar bem equilibrado. Com acidez pronunciada apresenta um agradável frescor, e deve ser servido entre 08 e 10 graus Celsius.
3. Chardonnay
A Chardonnay é a casta de uva branca mais popular na vitivinicultura. Bem disseminada por todas as regiões produtoras, a Chardonnay é bem versátil, dando origem a vinhos brancos secos e a espumantes. Eles combinam muito bem com carnes brancas assadas e frutos do mar, complementando a sua noite especial.
Destacamos aqui dois Chardonnay brasileiros da Casa Valduga: O Grand Leopoldina Chardonnay D.O. e o Leopoldina Chardonnay. O primeiro possui notas frutadas, com destaque para aromas de abacaxi e carambola, de consistência notável, apresenta ampla complexidade. Também é possível destacar suas finas notas de baunilha, provenientes da passagem por barrica de carvalho francês e romeno. O segundo é mais delicado e jovial, com paladar fresco porém persistente ele é mais refrescante e leve. Ideal para uma tarde de verão.
No Chile, também se encontram bons Chardonnay, destaque para o Yali Three Lagoons. Bem potente e de paladar seco, possui aromas cítricos. Ao degustá-lo, é possível notar o equilíbrio da acidez com os demais componentes, o que garante uma experiência incrível.
Essas são algumas das nossas sugestões para servir vinhos no Réveillon. As três opções sempre são servidas em temperaturas mais baixas (entre 12 °C e 8 °C) e garantem sabor e refrescância para os convidados.
Gostou das nossas dicas? Então, deixe seu comentário, contando suas experiências gastronômicas e sugestões para outros leitores!