5 melhores tipos de vinho para combinar com pratos de final de ano


5 melhores tipos de vinho para combinar com pratos de final de ano

As festas de fim de ano são sinônimo de uma mesa farta com amigos e familiares em volta dela. Alguns pratos já são conhecidos por estarem presentes nessa época do ano, como o peru, o bacalhau e a rabanada. Porém, você sabe quais são os tipos de vinho apropriados para combinar com sua ceia?

De diferentes aromas e sabores, os vinhos podem complementar e acentuar o sabor dos alimentos. Para te ajudar a escolher as melhores opções para sua festa de final de ano, separamos cinco dicas de como harmonizar os pratos que estão sempre presentes na ceia com os melhores tipos de vinho. Confira!

BODEGA VISTALBA TOMERO SAUVIGNON BLANC  CASA VALDUGA LEOPOLDINA GRAN CHARDONNAY D.O. CASA VALDUGA MARIA VALDUGA BRUT VINTAGE  CASA VALDUGA NATURELLE MOSCATEL  CASA VALDUGA ARTE ESPUMANTE BRUT ROSÉ 12 MESES

1. Vinhos brancos e Peru

Entre as opções de vinhos brancos para combinar perfeitamente com o peru estão os vinhos elaborados com a uva Gewürztraminer ou a partir da uva Sauvignon Blanc. Ambos possuem características distintas, porém marcantes e podem harmonizar com muitos diferentes tipos de pratos que acompanham o prato principal. 

De sabor mais suave que a carne de frango, o peru pede uma harmonização diferenciada. Esse prato geralmente vem acompanhado de molhos agridoces que tem como base frutas, especiarias como gengibre e mel. Tal combinação pode dificultar um pouco a harmonização mas sem problemas, a dica é escolher um vinho com acidez equilibrada para contrabalancear a doçura e com um bom aroma para seguir a linha das principais notas aromáticas do prato. Por isso, vinhos como o Gewürztraminer, podem ser a pedida perfeita. Sua profundidade aromática de frutas e flores complementada pela tipica acidez marcante o tornam ideal para acompanhar esse prato além de permitir muito bem harmonização com os acompanhamentos. 

BODEGA VISTALBA TOMERO SAUVIGNON BLANC 

2. Pinot Noir e Lombinho Suíno

Para quem optar pelo tradicional lombinho de porco para o final de ano, o ideal é buscar um vinho que acompanha bem o sabor da carne suína mas sem sobrepor sua delicadeza. O lombo é um corte magro que suporta bem vinhos tintos elegantes, como é o caso dos vinhos elaborados com a uva Pinot Noir. Seu caráter é normalmente frutado, lembrando cerejas que também são uma boa pedida nas festa de fim de ano.

 

3. Para os clássicos, Chardonnay 

Chardonnay com passagem em barrica é um vinho que normalmente apresenta um aroma que remete a amêndoas, castanhas e nozes. Em boca, o volume deve ser amplo, ou seja sentir uma sensação de aveludado. Essas características o tornam ideal para acompanhar peixes mais encorpados, como o bacalhau e o salmão — pratos comumente feitos para a ceia de Ano Novo.

CASA VALDUGA LEOPOLDINA GRAN CHARDONNAY D.O.

4. Espumantes 

Os espumantes secos como os da categoria Brut ou Extra Brut são as opções mais apropriadas de harmonização para pratos com base em frutos do mar. A acidez marcante, porém refrescante e levemente adstringente dos espumantes os permite harmonizar perfeitamente com diversos pratos. Se você quiser optar por somente uma opção de bebida para acompanhar do inicio até a virada, essa é a opção ideal para apostar e acertar em cheio. 

CASA VALDUGA MARIA VALDUGA BRUT VINTAGE

Para harmonizar com as sobremesas em especial, o indicado são os espumantes doces, como são os Moscatéis, que além de ter um delicioso aroma tipico da fruta, podem também servir para o brinde da virada! 

CASA VALDUGA NATURELLE MOSCATEL

5. Vinhos e espumantes rosés 

Estamos num país tropical que faz questão de celebrar as festas com muito estilo. Melhor do que ser uma bebida agradável somente ao paladar, os rosés são a febre do momento também pelo diferencial que causam no visual da festa. Com alta qualidade e cor elegante, vinhos e espumantes rosados conquistam cada dia mais apreciadores. É sempre um lindo destaque servir uma dessas bebidas num momento especial.

 CASA VALDUGA ARTE ESPUMANTE BRUT ROSÉ 12 MESES

E para harmonizar? Pratos leves que combinam com a sua delicadeza. Normalmente os rosés possuem estrutura elegante e acidez vivaz, por isso, podem ser bem apreciados com frutos do mar levemente condimentados e até risotos com molho de camarão.

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia.

Fique por dentro de todas as dicas de como escolher os melhores tipos de vinho para cada momento, assinando a nossa newsletter!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!