O vinho é muito mais do que uma bebida. Cada garrafa conta uma história que merece ser descoberta e apreciada de maneira especial. E nada melhor do que a hospedagem em vinícolas para viver plenamente essa experiência!
O enoturismo — ainda relativamente recente no Brasil — convida o viajante a apreciar todos os aromas e tradições que envolvem essa bebida. O turista visita a vinícola, aprende sobre todo o processo de produção do vinho e, em seguida, parte para uma degustação, sempre guiado por especialistas.
Neste post, separamos algumas opções de hospedagem — no Brasil e em outros países — com tradição na produção do vinho, para que você aproveite tudo o que essa bebida dos deuses tem a proporcionar. Confira!
Casa Valduga
São 140 anos de tradição na produção de vinhos e espumantes no sul do Brasil, mais precisamente no Vale dos Vinhedos.
A Casa Valduga é pioneira em enoturismo no país e abre suas portas desde 1992, proporcionando uma verdadeira imersão no mundo dos vinhos e na cultura dos primeiros imigrantes italianos que chegaram à região.
O visitante já é recebido em meio a uma paisagem de tirar o fôlego. São vinhedos centenários que inspiram um roteiro pela propriedade e por suas caves subterrâneas.
Na Casa Valduga, a degustação é uma experiência completa. No restaurante Maria Valduga — uma homenagem à matriarca da família —, o visitante tem a oportunidade de apreciar o vinho e harmonizá-lo com o que há de melhor na gastronomia italiana.
A hospedagem é em um ambiente exclusivo, que alia o rústico ao moderno, sempre primando pelo conforto. São apenas 24 acomodações no coração da vinícola e o atendimento personalizado torna a experiência ainda mais encantadora.
Clique no banner abaixo e conheça o e-commerce da Famiglia!
Durante a estadia, o hóspede também pode participar de cursos e, dependendo da época, de momentos especiais da vinícola, como a vindima, tradicional colheita da uva, que acontece entre janeiro e fevereiro. Uma verdadeira festa!
Bodega Vistalba
A Pousada Vistalba está localizada em Mendoza, na Argentina, dentro da vinícola Bodega Vistalba. Essa propriedade de Carlos Pulenta fica em Luján de Cuyo, conhecida como a terra do Malbec.
A hospedagem é extremamente exclusiva. São apenas duas suítes de 80 m² cada uma, com vista para a Cordilheira dos Andes.
O Restaurante La Bourgogne, dirigido por Jean-Paul Bondoux, oferece pratos elaborados com ingredientes regionais, sempre harmonizados com os vinhos produzidos no local. Certamente, uma experiência marcante!
Baglio di Pianetto
A Baglio di Pianetto é uma vinícola da região da Sicília, na Itália. Os vinhedos estão localizados a 650 metros de altitude no município de Santa Cristina, perto de Palermo.
A vinícola oferece tours e degustação, além de hospedagem em quartos amplos e elegantes. Os hóspedes se sentem em uma residência campestre e ainda podem desfrutar de uma bela piscina.
No restaurante, os visitantes têm a oportunidade de harmonizar os vinhos com pratos locais, como macarrão com sardinha e funcho-selvagem.
A hospedagem em vinícolas é uma excelente opção para quem quer viver de maneira plena a experiência do vinho. Que tal começar a se programar para a sua próxima viagem?
Para ficar por dentro de mais dicas sobre o delicioso mundo dos vinhos, curta nossa página no Facebook!