Harmonizações

Você, que aprecia um bom vinho, com certeza já procurou aprender um pouco sobre como harmonizar o seu rótulo favorito com algum prato. Mas já reparou que, normalmente, quando se fala no assunto o foco é em preparações salgadas? E os doces, como ficam?

Saiba que uma das combinações mais deliciosas é com vinho e chocolate. Seja sincero: juntando dois elementos como esses, tem como ficar ruim? 

Ficou interessado? Acompanhe o nosso post e descubra as dicas para harmonizar vinho e chocolate!

Continuar lendo

A magia da gastronomia e da harmonização de vinhos e pratos está nas inúmeras possibilidades de combinações que criam novos sabores e resultam em experiências sensoriais inesquecíveis.

Você já imaginou, por exemplo, degustar um queijo gorgonzola acompanhado de um vinho doce? Acredite, fica delicioso! Achou interessante? Confira no post 10 dicas deliciosas de harmonização de vinhos.

Continuar lendo

Se por um lado o uso de temperos na gastronomia é algo essencial para realçar o sabor dos pratos, saber escolher a bebida que vai acompanhar cada um deles é primordial para garantir a excelência de uma refeição.

Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas quanto à harmonização com especiarias, a fim de obterem uma melhor experiência culinária. Lembre-se que o vinho deve ser muito bem escolhido para harmonizar perfeitamente com qualquer prato.

Para ajudar você a fazer a harmonização com as especiarias ideais, listaremos a seguir os principais temperos utilizados na cozinha e quais são as sugestões de vinhos que podem acompanhá-los. Confira!

Continuar lendo

Harmonizar é buscar o equilíbrio entre a bebida, o prato e nosso paladar. Muitas vezes, é um processo complexo, que exige conhecimento das características de todos os elementos. Entre as mais desafiadoras, está a harmonização de vinhos com peixes, crustáceos e moluscos.

O primeiro motivo para isso está na quantidade de animais que representam essas classes e na delicadeza de suas carnes. Entre eles, estão peixes de água doce e salgada, ostras, vôngoles, mariscos, vieiras, mexilhões, polvos, lulas, caranguejos e lagostins. O segundo motivo está na variedade de formas de cocção, temperatura, temperos, entre outros, que são usados.

No entanto, existem algumas dicas que visam facilitar a harmonização de vinhos com peixes, crustáceos e moluscos e tornar a refeição ainda mais agradável. Continue a leitura e saiba mais!

Continuar lendo

É indiscutível que o clima natalino modifica nossos gostos e formas de agir, nos tornando mais afetivos e mostrando que pequenos momentos são de extrema importância. Estar junto de amigos e familiares, compartilhando o alimento e com o acompanhamento de bons vinhos, são prioridade na ceia natalina, que independente do prato ou rótulo escolhido o verdadeiro propósito é unir pessoas.

Entretanto, vamos admitir que uma mesa farta, repleta de delícias, torna o momento mais convidativo. E se além de uma saborosa refeição conseguirmos selecionar vinhos tão bons quanto os pratos escolhidos, a experiência se tornará memorável.

Continuar lendo

Uma festa sem bebida e comida não é uma festa. Qualquer tipo de evento social, de grande ou pequeno porte, precisa de um cardápio rico em sabores e bebidas escolhidas a dedo para tornar a celebração ainda mais especial.

Existem muitas opções de pratos que podem ser servidos em uma confraternização, mas hoje nós falaremos especialmente sobre uma das maiores tendências entre os buffets de festas: o finger food.

Se você ainda não sabe o que é finger food, então continue com a leitura. Além de explicar o que significa, nós também mostraremos as melhores dicas para harmonização com finger food, pois, como você já sabe, cada tipo de prato pede um vinho específico.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

Continuar lendo

As semelhanças da história e do processo de elaboração desses dois itens tão apreciados talvez justifiquem a valiosa sinergia que existe entre eles. Vinho e queijo caminham juntos em matéria de paladar e, ao longo da história, essa parceria de sabores se aperfeiçoou e ganhou contornos de profissionalismo. Afinal, por mais que sejam produtos tão próximos em suas etapas de produção, é preciso atenção e carinho na hora de uni-los em um mesmo momento.

Hoje, aqui no blog, vamos falar um pouco sobre a harmonização de queijos e vinhos, entender como funciona essa combinação, quais tipos de queijos melhor conversam entre si e, claro, as principais dicas para você não errar na hora de consumir juntas essas duas delícias. Vamos lá?

Continuar lendo

Quem frequenta bares e restaurantes a deliciosa culinária japonesa é o carro chefe pode observar que o saquê é ainda a bebida alcoólica mais pedida entre as pessoas. Tradicionalmente, não se costuma associar a harmonização de vinhos e comida japonesa, e existem alguns ingredientes que podem atrapalhar um pouco essa combinação, caso não sejam usados com moderação.

De modo geral, os vinhos rosé, branco e os espumantes são os que mais harmonizam com o paladar da gastronomia nipônica. Descubra no post de hoje todas as nossas dicas para fazer a sua harmonização de vinhos e comida japonesa com sucesso. 

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!