Guia de estilo: o tipo de vinho ideal para o perfil do seu pai


Guia de estilo: o tipo de vinho ideal para o perfil do seu pai

Apreciar uma boa garrafa de vinho é um daqueles prazeres para os quais reservamos tempo e ocasiões especiais. Seja para comemorar uma conquista ou descansar de uma longa semana de trabalho.

Por isso, presentear uma pessoa querida com um belo vinho é como dar a ela não só uma bebida de qualidade, mas também um desses momentos. Afinal, quem não se sentiria prestigiado ao ganhar um presente como esse?

Com o dia dos pais se aproximando, não poderíamos deixar de sugerir alguns dos melhores rótulos do mercado — e, claro, pensados especialmente para cada perfil de pai. As opções satisfazem desde os mais tradicionais e conservadores até os mais tranquilos e caseiros, passando pelos modernos e empreendedores.

Para tanto, preparamos uma seleção dos tipos de vinho que serão escolhas certeiras. Quer descobrir qual é a garrafa mais adequada de acordo com o perfil do seu pai? Leia este artigo até o final!

1. Pais à moda antiga

Os pais à moda antiga são aqueles que valorizam as tradições e os costumes. Eles gostam de passar o tempo livre aproveitando os momentos em família, principalmente durante as refeições. Nessas ocasiões, preferem a casa cheia, com todos os filhos e parentes próximos em volta da mesa.

São aqueles que trabalharam duro para prover tudo de melhor aos filhos, não hesitam em ajudar os amigos e têm bastante orgulho disso. Também gostam de contar causos, relembrando os tempos passados e a história da família.

As celebrações na casa dele são sempre cheias de pessoas. E cada uma delas tem uma história diferente para contar. Quem conhece o pai à moda antiga tem muito carinho por ele, justamente por causa desse espírito agregador.

Se o seu pai se encaixa nesse perfil, temos um vinho específico para ele: o Luiz Valduga faz jus à sua história e importância. A bebida traz, em sua composição, uma homenagem aos patriarcas que transformam pedra, ferro e madeira num legado nobre para a cultura vinícola do Brasil.

Dica: Tudo o que você precisa saber sobre um Clube de Vinhos

Ele é o mais expressivo de sua família e tem, também, um ar de mistério. Isso porque o seu corte é secreto, ou seja, as uvas utilizadas para a composição não são reveladas e as safras são guardadas a sete chaves. E não há nada como a curiosidade para aguçar o paladar, não é mesmo?

Assim como o seu pai, a bebida tem um tom de exclusividade, uma vez que é produzida em edições limitadas. Essa característica a torna ainda mais especial para um momento de celebração.

Já pensou em sentar com o seu pai para apreciar este exemplar justamente no domingo dedicado exclusivamente a ele? Certamente, será uma ocasião para guardar na memória.

Para te ajudar a imaginar, pense em um vinho com coloração rubi intensa, límpida e brilhante. Ao olfato, apresenta um equilíbrio perfeito entre os aromas frutados e os oriundos do carvalho francês. Inicialmente, é possível notar cerejas e ameixas, e ao longo da degustação percebe-se nuances de frutas secas, especiarias, café e tabaco, revelando sua complexidade e seu talento para a sofisticação. 

Somadas a essas sensações, estão as notas elegantes ao paladar. E isso só é possível graças ao blend das melhores uvas cultivadas pela Casa Valduga. O destaque vai para a sua estrutura envolvente, com taninos aveludados em perfeita harmonia com sua acidez fina e delicada. Estruturado, denso e marcante, com final de boca longo. 

2. Pais modernos

Se o seu pai é o exato oposto do tópico anterior, ele deve ser membro do clube dos modernos. Geralmente, esses são os pais mais jovens, que têm uma relação com seus filhos bastante diferente daquela que tinham com os próprios progenitores.

Muitos deles podem ser identificados pela admiração que têm pela tecnologia e, até mesmo, pelas horas que passam jogando videogame com os filhos. Ele possui, provavelmente, perfis ativos nas redes sociais, usa hashtags em suas postagens e já pode até ter feito maratonas com os seriados da moda.

Um grande ponto positivo desse perfil de pai é que ele mantém um diálogo aberto sobre qualquer assunto. Seja para esclarecer suas dúvidas, seja para ensinar sobre novas formas de ver o mundo: ele estará sempre lá.

E, para acompanhar o ritmo do pai contemporâneo, a nossa sugestão é um bom espumante brasileiro - o Nature Sur lie. Um diferenciado e marcante produto da Casa Valduga. Ideal para acompanhar risotos e queijos macios. 

Confira em nossa loja online os rótulos da Famiglia Valduga!
Adquira os vinhos da Famiglia

O grande diferencial deste rótulo está nas características únicas inerentes ao seu processo de elaboração. Diferente da maioria dos espumantes, apresenta os sedimentos deixados pelas leveduras (fungos que transformam os açúcares em álcool e CO2), e devido a esta particularidade revela nítida turbidez, aguçando a curiosidade dos amantes dos bons vinhos

Em relação aos aromas, notas amanteigadas e de brioche são percebidas no primeiro contato, e ao longo do consumo, traços de amêndoas são facilmente percebidos. No paladar é seco, apenas restando os açúcares residuais, aqueles que as leveduras não consumiram (menos de 3 gramas por litro). Elencado como o melhor espumante da América do Sul, pelo guia Descorchados, com certeza irá se encaixar perfeitamente com o com o perfil arrojado e desbravador de seu pai.

3. Pais empreendedores

Os pais empreendedores podem, facilmente, ser confundidos com os modernos. Isso porque eles estão sempre atentos àquilo que está acontecendo no mundo, desde as novidades tecnológicas até os comportamentos que surgem em nichos variados.

Mas o que diferencia os dois são, basicamente, os motivos por trás disso. Enquanto o pai moderno gosta de se inteirar de tudo e se sente mais jovem do que adulto, o empreendedor precisa estar atento às novidades para ter sucesso.  

Sem esse tipo de conhecimento, dificilmente os negócios andarão bem. E a verdade é que ele é um aventureiro e gosta de se arriscar no mercado, mas todos os seus passos são extremamente calculados. Esse é o tipo de homem que só aposta para ganhar.

Para esse perfil de pai, o vinho mais adequado é o Gran Chardonnay Leopoldina, elaborado no coração do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Isso porque esse rótulo é uma homenagem aos primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil — pessoas de coragem, que arriscaram começar uma vida nova em um país distante.

Ele é perfeito para quem tem prazer em iniciar algo novo, assim como o seu pai empreendedor. Trata-se de um vinho branco denso e volumoso, ideal para quem gosta de desbravar novos sabores.

Seu aroma é envolvente e complexo, graças à combinação de barricas romenas e francesas. Essas características, somadas à elegância da bebida, se encontram nos aromas de frutas tropicais maduras, combinados ao chocolate branco e à baunilha.

Ao paladar, o vinho se revela poderoso e potente, já que a acidez fina é perfeitamente equilibrada com o álcool natural de sua fermentação. Por isso, esse é o rótulo perfeito para ser harmonizado com queijoscarnes brancas, pescados e massas.

Dica:Receitas com vinho: como harmonizar massas com bacon e vinho?

4. Pais cautelosos

Todos os pais são um pouco cautelosos. Na maioria das vezes, esse comportamento vem do instinto de proteção que têm com os filhos e a família, mas existem aqueles ainda mais preocupados do que os outros — que são conhecidos por esse traço específico de sua personalidade.

Isso não quer dizer que esse perfil seja menos corajoso do que os demais. Trata-se apenas de pais que estudam bastante todas as suas possibilidades antes de tomarem decisões (mais ainda do que os empreendedores).

Mesmo quando dá um passo à frente, ele tem inúmeras cartas na manga. Sua grande habilidade é estar preparado para a maior quantidade de acontecimentos possível.

Entre os outros pais, é aquele que sempre tinha um curativo na mochila para resolver joelhos machucados. É a versão masculina da mãe que pede para os filhos "não esquecerem o casaquinho" antes de sair de casa.

Aos progenitores cautelosos, nada mais adequado do que um vinho envolvente como um abraço. A sugestão é um Syrah, elaborado por uma das vinícolas mais renomadas do Chile, a Casas del Bosques.

Suas uvas são produzidas com muito esmero, utilizando as mais modernas técnicas de cultivo aliadas à sustentabilidade. Colheita manual e seletiva, onde durante o transporte até a vinícola, os cachos de uvas são acondicionados em pequenas caixas, para que não haja ruptura nas bagas.

Durante seu processo de elaboração, as uvas são maceradas durante 7 dias, antes do início da fermentação alcoólica, intensificando a coloração do vinho e extraindo o máximo de seus aromas. 

O resultado final revela um vinho robusto, mas extremante macio. Coloração profunda, aromas de frutas negras maduras, alicerçado pelas notas de chocolate e couro, transferidas pelos 11 meses em contato com barricas de carvalho francês.

5. Pais dinâmicos

Os pais dinâmicos são, geralmente, os mais animados da roda. Eles costumam estar preparados para quaisquer situações e, mesmo que não estejam, topam qualquer programa de índio para curtir o dia com os filhos.

Durante um dia inteiro, se transformam em jogadores de futebol, borracheiros para os pneus furados das bicicletas e designers de pipa. Também são professores particulares de qualquer matéria da escola e agentes de turismo durante as férias.

Para reconhecer um pai dinâmico, basta observar sua capacidade de adaptação às diferentes situações. Ele não apenas consegue se sair bem nesses casos, como se satisfaz ao realizar mudanças. Esse perfil fica, muitas vezes, entediado e precisa de movimento para se sentir ele mesmo.

Confira em nossa loja online os rótulos da Famiglia Valduga!
Adquira os vinhos da Famiglia

Os pais dinâmicos podem começar algo novo, do zero, hoje e já precisarem de uma novidade amanhã. Por isso, para eles, o melhor rótulo para essa data especial é o sul-africano Rubaiyat, da vinícola De Grendel.

Curioso desde o princípio é um clássico e poético corte ao estilo Bordeaux. O nome Rubaiyat faz referência ao título de 1000 poemas de amor do autor Omar Khayyam. Rybaiyat, um quarteto poético que fala sobre a existência humana, a brevidade da vida, o êxtase e o amor. 

Elaborado por 4 varietais famosos: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc. Apresenta coloração vermelho rubi profunda, guarnecida por tons grená. Aroma cativante, evidenciando várias famílias aromáticas, como violeta, frutas negras, cedro e notas de tabaco. 

Paladar denso e encorpado, com elegantes notas de especiarias. Seus taninos marcantes combinam perfeitamente com carnes de caça ou queijos maduros

6. Pais de presença marcante

Os pais de presença marcante são aqueles facilmente confundidos com os melhores amigos. Ele está sempre ao seu lado, oferecendo o colo e os ouvidos quando você tem algum problema. E, geralmente, dá bons conselhos aos filhos.

É claro que todos os outros perfis podem ser chamados assim, mas a verdade é que quem tem um pai sempre presente sabe exatamente do que estamos falando. Ele costuma ser bastante popular entre os amigos dos filhos.

Ao contrário do que muitos podem pensar, esse não é o tipo de responsável que pega no pé do filho e não o deixa viver com suas próprias regras. Trata-se, na verdade, daquela pessoa que está sempre por perto, para orientar, aplaudir ou fazer companhia nos mais diversos momentos da vida.

Para esse perfil, o vinho perfeito é o do tipo Cabernet Sauvignon, pois esses varietais são tão marcantes quanto o seu pai. Esse tipo de uva é o mais produzido em todo o mundo, sendo que as melhores bebidas de todas também são provenientes dele.

Em geral, a bebida apresenta boa estrutura e é encorpada. Mas, especialmente para o dia dos pais, sugerimos o Villa-lobos da Casa Valduga. O vinho foi batizado em homenagem ao maior compositor erudito brasileiro, no ano do cinquentenário de morte dessa presença marcante em nossa história.

Para refletir tais características, são selecionadas as mais finas uvas dessa casta. E o resultado é complexo, assim como as composições de Villa Lobos: aromas e sabores em perfeita harmonia, para conquistar os mais exigentes paladares.  

Dica: Saiba escolher a taça ideal para o seu vinho

Esse é um vinho bastante brilhante, que, na taça, se apresenta em um vermelho rubi intenso. Ele é amadurecido por 12 meses em carvalho francês e, depois, passa por um longo envelhecimento de mais 18 meses em cave. Por isso, seus aromas são bastante complexos.

O destaque vai para o aroma de frutas vermelhas, característico do Cabernet Sauvignon. Somam-se a elas as notas de baunilha, chocolate e café, que são resultados da prolongada maturação.

Seus taninos não decepcionam: como se trata de um bom exemplar desse varietal, eles são maduros, o que confere à bebida um corpo vigoroso e com maciez excepcional. A amplitude dessa bebida pode ser sentida em seu retrogosto marcante e longo, que traz de volta seus aromas particulares.

Para acompanhar essa presença marcante, o ideal é apostar em carnes vermelhas e alimentos condimentados. Certamente, essa é uma ótima combinação para comemorar o dia dos pais em família.

7. Pais elegantes

O pai elegante está em outro nível de sofisticação. Nos fins de semana, ele pode ser encontrado apreciando calmamente uma taça de vinho, enquanto escuta músicas instrumentais ou até lê um livro de um autor com o nome complicado.

Indivíduos com esse perfil são familiarizados com a filosofia e a cultura. Gostam de analisar filmes, livros, peças de teatro ou exposições e, principalmente, apreciam debater sobre o assunto. Mesmo que outra pessoa discorde dele em vários pontos, o pai elegante a escutará atento, refletirá sobre seus argumentos e responderá com uma frase que engrandeça a discussão.

Ele também aprecia aquelas atividades que são feitas com tempo e em abundância. Gostam de velejar, jogar golfe ou fazer longas caminhadas, por exemplo. Na maioria das vezes, usa esse tempo para refletir.

Se você tem um pai elegante, provavelmente já esgotou todas as possibilidades de presente para o dia dele. As opções vão desde discos raros a ingressos para apresentações únicas, passando até mesmo por uma gravata que faça o seu estilo.

A verdade é que os vinhos são os presentes ideais para qualquer perfil de pai, mas, para os elegantes, é quase uma obrigação. Dessa forma, chegamos ao vinho Storia, um legítimo Merlot que surpreenderá o seu pai com uma bebida tão elegante quanto ele.

O que torna esse rótulo perfeito para o seu progenitor é o fato de que ele é elaborado apenas em safras excepcionais. Por esse motivo, sua produção é extremamente limitada, e a compra só é possível por meio de reserva certificada (com o número da garrafa e do lote). Neste ano de 2018, o Storia disponível é da safra 2012, uma das melhores dos últimos anos, podendo ser consumido agora ou guardado por alguns anos. 

Trata-se de um tinto seco, que passa 18 meses sendo evoluindo em barricas de carvalho francês de primeiro uso para atingir sua melhor forma. O resultado é uma coloração vermelho rubi intenso.

Quanto aos aromas, tem personalidade marcante, revelando notas de ameixa preta e cacau. Certamente, esse é um vinho perfeitamente equilibrado, o que o torna ideal para momentos especiais.

O que traz ainda mais elegância para essa garrafa é o fato de que o terroir do Vale dos Vinhedos pode ser sentido em seu paladar equilibrado. Graças ao envelhecimento, seus taninos são maduros e aveludados, o que casa perfeitamente com sua suculenta acidez.

Confira em nossa loja online os rótulos da Famiglia Valduga!
Adquira os vinhos da Famiglia

8. Pais caseiros

Geralmente, quem tem um pai caseiro também tem uma casa gostosa, já que esse é o local em que ele mais gosta de ficar. Os pais desse grupo são bem ligados às raízes e aos pequenos prazeres, como cuidar do jardim, ler um livro e fazer o almoço.

Mas isso não significa que não sejam animados — eles apenas gostam de passar as suas horas de descanso em casa, na companhia da família. Na maioria das vezes, quem tem um pai caseiro dificilmente permanece por muito tempo com um defeitinho dentro do lar. Isso porque ele usa as horas vagas para consertar tudo o que é preciso.

Geralmente, são pessoas introspectivas, muito atentas e sonhadoras. Escutam exatamente o que estamos dizendo e sabem responder com conselhos, incentivos e uma xícara de café.

Se seu pai é caseiro, você, provavelmente, já o flagrou tomando um bom vinho em algum lugar confortável da casa. Ou, então, escolhendo uma boa garrafa para acompanhar o almoço, o jantar, o aperitivo ou qualquer situação em que ele possa aproveitar o dia em casa, com qualidade.

Para esse perfil, o vinho mais adequado é o Tomero Gran Reserva Malbec, um clássico vinho argentino proveniente da prestigiosa região de Mendoza. Com 20 meses de maturação em barricas de carvalho francês e com 15,2% de graduação alcoólica, apresenta-se robusto e inconfundível. 

Com aromas característicos da variedade, durante a degustação propaga notas de amoras, geleia de frutas negras e delicada presença de baunilha. Na boca, revela alta viscosidade e longa persistência, convidando para mais um gole e uma bela conversa. É um vinho perfeito para celebrar o domingo dos pais em casa, na companhia das pessoas mais importantes de sua vida.

Dentre todos os tipos de vinhos citados, existe algum que, com certeza, agradará ao seu pai imensamente. Mas é claro que nem todo mundo se encaixa em apenas uma dessas características: o ideal, portanto, é escolher o melhor presente para o homem mais importante da sua vida cuidadosamente.

Por isso, sinta-se livre para presenteá-lo com mais de uma garrafa, se achar necessário. Ou, então, planeje o almoço de domingo com os pratos perfeitos para cada um dos vinhos que você escolheu. Acima de tudo, crie uma memória inesquecível para celebrar a vida dessa pessoa tão fundamental para a sua família.

Gostou de saber mais sobre os tipos de vinho existentes e quer ajudar seus amigos a escolherem o melhor presente de dia dos pais? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!




Por
06/08/2020

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!