18 ótimos filmes sobre vinhos para assistir com a taça na mão


18 ótimos filmes sobre vinhos para assistir com a taça na mão

Estamos de acordo que poucas coisas são tão boas quanto vinhos. E se fôssemos além e pudéssemos "harmonizá-los" e compará-los com outra arte? Nesse caso, o cinema. Pensando nisso, desenvolvemos este post especial sobre filmes em que os vinhos são protagonistas e abrilhantam ainda mais a cinematografia.

Sim, é isso mesmo! Sabemoss que dificilmente existirá combinação tão perfeita como vinho e cinema, pois saiba que há inúmeras obras com essa temática. Então, se você gosta de vinhos e filmes e, principalmente, dos dois ao mesmo tempo, seja dentro ou fora da telinha, vai adorar esta seleção de vários filmes que souberam fazer um casamento incrível entre a bebida divina e a sétima arte. Para conferir a lista, continue a leitura!

1. O rato que ruge (1959)

Apesar de fictício (o filme foi baseado em um livro homônimo), O rato que ruge (1959), mostra como o vinho foi, e ainda é, importante na economia de muitos países. Grand Fenwick é um país imaginário, localizado entre a França e a Suíça, e que vive basicamente da exportação de vinhos para os Estados Unidos.

Ao longo da trama, seus governantes tramam uma falsa guerra contra os americanos para, depois de perderem, receberem ajuda financeira. O que eles não esperavam era vencer a guerra, o que faz com que esse seja o cenário perfeito para uma ótima comédia cheia de sátiras e sacadas de mestre. Vale a pena conferir!

O Rato que ruge

2. O ano do cometa (1992)

Se uma garrafa de vinho de quase 200 anos já é, por si só, uma raridade, imagine uma produzida no mesmo ano da passagem do cometa Halley (1811) pela órbita da Terra, época em que Napoleão aterrorizava o mundo? Um verdadeiro tesouro!

É justamente a corrida para encontrar tal raridade que move a trama do filme, do diretor Peter Yates, filmado em 1992 e estrelado por Penelope Ann Miller e Tim Daly. Essa é uma ótima obra para ser apreciada com a companhia de uma boa pipoca salgada e um vinho branco cheio de frescor e aromas, como um belo Chardonnay jovem.

O ano do cometa (1992)

3. Mondovino (2005)

A obra Mondovino é a primeira de documentário em nossa lista. Gravada em países com uma cultura fortemente pautada na produção e no consumo de vinhos, como a França, a Itália e a Argentina, esse filme é uma ótima pedida para quem gostaria de conhecer mais sobre a elaboração dessa bebida e seus impactos culturais, econômicos e sociais ao redor.

Na trama, os produtores do filme percorreram vários países da tentativa de explicar o fenômeno da globalização sob a ótica da indústria do vinho. O diretor, um antigo sommelier francês, Jonatham Nossiter, entrevista vários vinicultores, críticos e especialistas para entender como o vinho, uma bebida tão antiga, ainda é consumida no mundo todo, e como é alvo de disputas de grandes indústria e famílias.

Mondovino (2005)

4. Um bom ano (2006)

O mercado de vinho não é feito apenas de produção e lucro. A paixão é a grande força que move esse universo. Isso fica bem claro no filme Um bom ano, que conta a história de Max Skinner (Russel Crowe), um bem sucedido empresário londrino, que foi educado por seu tio na arte de degustação.

No decorrer da história, Max se torna herdeiro da vinícola do antigo mestre e se vê diante de um conflito pessoal na hora de vender o local onde ainda mora sua essência. A obra ainda cnta com a atriz francesa Marion Cotillard, vencedora do Oscar em 2007.

Um bom ano (2006)

5. Vicky Cristina Barcelona (2008)

Vicky Cristina Barcelona é um clássico moderno do renomado diretor Woody Allen, gravado em 2008. O filme não é necessariamente sobre vinhos, mas uma taça acompanha os personagens como um bom amigo durante toda a trama, que é estrelada por grandes personalidades do cinema mundial, como Penélope Cruz, Scarlett Johansson e Javier Bardem.

Aqui, você não vai encontrar explicações técnicas sobre vinhos, mas com certeza vai perceber que ele é capaz de transformar qualquer momento em experiências memoráveis. Para combinar com esse divertido e premiado filme, uma pipoca doce com um espumante moscatel ou um vinho delicadamente suave são ótimas pedidas, como o Naturelle Tinto.

Vicky Cristina Barcelona (2008)

6. Red obsession (2012)

Mais uma vez, o ator Russell Crowe contribui em uma obra com a temática sobre uma das bebidas mais apreciadas do planeta, mas agota como narrador. Neste documentário produzido na Austrália, o maior e mais populoso país do mundo, a China, descobriu, há algumas décadas, um novo e preferido mercado: os vinhos.

O documentário Red obsession mostra de modo claro e objetivo como os chineses adquiriram o gosto pelos vinhos e como estão dispostos a pagarem caro pelas melhores safras. No centro dessa trama, estão a elegância, a disputa pelo poder e as ambições que fazem desse mercado um dos mais fascinantes da história.

Red obsession (2012)

7. Somm (2013)

Que tal mais uma obra que narra a realidade do vinho em nosso planeta? Esse documentário acompanha a saga de quatro candidatos a um dos títulos mais disputados do mundo, o qual apenas 230 pessoas têm: Mestre Sommelier. Somm, o nome do filme, faz referência à expressão usada para designar o especialista em vinhos.

A trama de casos reais mostra o alto nível de conhecimento necessário para vencer as três etapas de avaliação (teoria, nariz e serviço) e conquistar um dos postos mais cobiçados da gastronomia. Por isso, é uma excelente opção para quem se interessa por saber um pouco mais sobre o dia a dia desses profissionais tão importantes.

Somm (2013)

8. Sideways (2004)

Após tantos documentários, que tal voltarmos para a ficção em sua melhor forma? A comédia-drama Sideways - Entre Umas e Outras, protagoniza um homem fascinado por vinhos e seu melhor amigo. Eles saem para uma viagem de uma semana, de despedida de solteiro, degustando vinhos pelas vinícolas da Califórnia.

Vencedor do Oscar de 2005, na categoria melhor Roteiro Adaptado (ao qual também foi indicado como Melhor Filme), esse filme de Alexander Payne merece um vinho à altura, como o espumante Nature Sur Lie, eleito o melhor espumante da América do Sul pelo Guia Descorchados. Essa é uma ótima pedida para acompanhar essa aventura em grande estilo!

Sideways (2004)

9. Caminhando nas Nuvens (1995)

Sentiu falta de alguns bons dramas em nossa lista? Então, o filme Caminhando nas Nuvens pode ser exatamente aquilo que você precisa. Na obra, depois de 4 anos de 2ª Guerra Mundial e ainda relembrando os horrores das batalhas, a vida de vendedor de chocolate de Paul Sutton (Keanu Reeves) está prestes a mudar.

O estopim dessa mudança ocorre ao conhecer Victoria Aragón (Aitana Sánchez-Gijón) e ao ajudá-la assumindo a criança que a mesma leva no ventre. Paul e Victoria contornam várias situações no vinhedo Las Nubes e, durante a celebração da colheita, descobrem que estão fortemente apaixonados. A partir daí, precisam enfrentar uma série de desafios para viver esse grande amor.

Caminhando nas Nuvens (1995)

10. Bottle Shock (traduzido: O julgamento de Paris) (2008)

Estrelado pelo grande e premiado ator Alan Rickman (1946-2016), Bottle Shock nos conta a história de um sommelier inglês, que trabalha em Paris e vai para a Califórnia procurar um vinho barato com a intenção de levar o produto de volta à Europa e ganhar a competição internacional de melhor vinho em 1976.  

Na história, a vinícola Chateau Montelena, do Vale do Napa, vence a degustação com seu Chardonnay e entra no mapa dos melhores produtores da bebida. Por isso, nada melhor do que outro Chardonnay para acompanhar essa belíssima trama, certo?

Bottle Shock (traduzido: O julgamento de Paris) (2008)

11. Sob o Sol da Toscana (2004)

A Toscana é uma das mais belas regiões de toda a Itália. Além de suas paisagens inesquecíves, essa é uma área importante produtora de uvas, resultando em vinhos de renome internacional. No filme, a persanagem Frances Mayes (Diane Lane) fica devastada ao descobrir que seu marido é infiel.

Com isso, sua melhor amiga sugere que ela faça uma viagem pela Itália e, impulsivamente ela decide comprar uma casa em um vilarejo toscano. Disposta a viver uma nova vida, a recém-divorciada conhece Marcello (Raoul Bova) e os dois iniciam uma história de amor onde o vinho permeia cada cena.

Sob o Sol da Toscana (2004)

12. Sangue & Vinho (1996)

Na trama do filme, o negociante de vinhos Alex Gates (Jack Nicholson) está endividado e com um casamento falido. Para fugir dessa vida, ele resolve, com a ajuda de um cúmplice que está à beira da morte, roubar um colar de diamantes de 1 milhão e trezentos mil dólares e fugir com sua amante Gabriela (Jennifer Lopez).

Apesar da ideia pronta, uma série de brigas com sua mulher começa a atrapalhar os planos do negociante de vinhos, e ele percebe que a situação fica totalmente fora do controle. Essa é uma ótima pedida para pessoas que adoram filmes eletrizantes e com muita ação!

Sangue & Vinho (1996)

13. The Vintner's Luck (A Sorte do Vivicultor) (2009)

O filme se passa na França, no século XIX e conta a história do jovem enólogo camponês Sobran Jodeau (Jérémie Renier). Ambicioso, tenta criar o vinho perfeito, enquanto lida com os três amores de sua vida - sua bela esposa Celeste (Keisha Castle-Hughes), a baronesa intelectual orgulhosa, Aurora de Valday (Vera Farmiga) e Xas (Gaspard Ulliel), um anjo que o ajuda a conviver com as duas mulheres.

Sob sua orientação, Sobran é forçado a compreender a natureza do amor em busca da safra perfeita. Parece um pouco confuso, não é? Então, desvende essa interessantíssima história junto com uma bela taça de vinho!

The Vintner's Luck (A Sorte do Vivicultor) (2009)

14. Sour Grapes (2016)

Em uma das obras mais recentes sobre o tema, o documentário Sour Grapes nos conta a história de um famoso falsificador de vinhos. Não, você não leu errado: Rudy Kurniawan, nascido na Indonésia, é um homem apaixonado por vinhos e que levou a sua devoção para o lado errado dos trilhos.

Ao leiloar as garrafas falsificadas, Kurniawan conseguiu o montante de cerca de 35 milhões de dólares em pouquíssimo tempo. Seus feitos intrigaram as autoridades que, a partir daí, passaram a investigar o caso. Essa obra está disponível na plataforma de streaming Netflix.

Sour Grapes (2016)

15. O Sabor do Amor (2012)

Para mudar um pouco de clima, que tal um drama romântico leve e bastante delicado? Essas são exatamente as principais características de O Sabor do Amor, dirigido por Bob Fugger. O filme narra a história de Wendy, uma moça que cortou relação com o pai e, após a morte do mesmo, descobriu que herdou uma vinícola na Califórnia.

Para honrar o testamento de seu falecido pai, Wendy precisa largar tudo e se mudar para essa região desconhecida. Por lá, ela conhecerá Chris, um vizinho atencioso e muito simpático que despertará sentimentos desconhecidos pela garota até então. O problema é que o pai de Chris é o principal rival de Wendy na produção de vinhos. Assista a esse filme e descubra o final da história!

O Sabor do Amor (2012)

16. Corked (2009)

Mais uma comédia em nossa lista! Dessa vez, se trata de Corked, um jogo de palavras com a palavra de origem inglesa ‘’cork’’, que significa cortiça (o material utilizado para fabricar as rolhas que vedam as garrafas).

A história nos conta os acontecimentos de uma região vinícola na Califórnia, que receberá a visita de alguns dos mais renomados críticos do planeta. Com isso, os produtores da região entram em polvorosa e farão praticamente de tudo para que suas produções caiam no gosto dos especialistas.

 Corked (2009)

17. Um ano na Borgonha (2013)

Algumas regiões do mundo se destacam na produção de vinhos por uma série de razões, a maioria delas naturais ou históricas. Um bom exemplo disso é a Borgonha, região carregada de tradição e que produz alguns dos melhores vinhos do planeta. Esse local é homenageado no filme de David Kennard.

Essa obra é indispensável para quem gostaria de saber mais sobre o dia a dia dos produtores de vinho e das características que tornam as bebidas dessa região tão especialmente únicas. Essa obra também está disponível para ser assistida pelo Netflix.

Um ano na Borgonha (2013)

18. The Duel of Wine (2015)

Para fechar a nossa lista, selecionamos uma obra de origem italiana e argentina, dirigida por Nicolás Carreras. O filme é a continuação de Ways of Wine e nos conta a história de Charlie Arturaola, um sommelier de muito prestígio que vê a sua carreira declinar consideravelmente após uma série de eventos.

Após essa queda, ele decide retomar a sua carreira de um modo bem inusitado: utilizando o anonimato. Sem atrelar suas opiniões ao seu nome e utilizando a face de um jovem amigo, ele voltará a fazer parte do mundo que tanto ama: o da degustação de vinhos.

The Duel of Wine (2015)

Agora que você já sabe qual filme assistir, garanta o vinho certo para harmonizá-lo com a sétima arte!

Adquira os vinhos da Famiglia

Não sabia que existiam tantos filmes sobre vinhos, não é? Uma paixão assim nunca passaria despercebida pelo cinema e simplesmente precisava ser eternizada em diversas obras incríveis. Nossa lista conta com títulos para todos os gostos e, com certeza, renderá bons momentos para aqueles que amam vinhos e a sétima arte!

Para ficar por dentro de outras dicas culturais e gastronômicas, nos siga em nossas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram e ficar super bem informado sobre o mundo dos vinhos e de outras bebidas importantes.




Por
11/06/2019

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!