Cabernet franc day: o que você precisa saber sobre o assunto


Cabernet franc day: o que você precisa saber sobre o assunto

Se você é um apreciador de vinhos (o tal de enófilo) provavelmente conhece a Cabernet Franc. De origem francesa, é muito cultivada nas mais distintas regiões vitícolas mundo afora, e de tão importante, tem até seu próprio dia. É praticamente unânime dizer que esta variedade de uva seja nativa da icônica região de Bordeaux, considerando que lá ela participa da composição de vinhos raros, únicos e de considerável valor agregado. 

Atualmente, ela é cultivada em várias localidades francesas, que ultrapassam a grande região de Bordeaux, como o Vale do Loire. Além disso, alçou vários terroirs no Novo Mundo, como na Argentina, CanadáChile e Uruguai. Um fato interessante é que na década de 1970, a Cabernet Franc foi a uva tinta mais plantada no Brasil, entretanto, com o passar do tempo, ela perdeu espaço para a Merlot e Cabernet Sauvignon, porém, continua com presença marcante em território nacional, proporcionando vinhos incríveis e de grande presença.

Cabernet Franc Day

Cabernet Franc day é comemorado no dia 4 de dezembro, mas não é por isso que deixaremos de degustar belos exemplares de uma das "princesas de Bordeaux" em vários outros dias, até porque a regra é clara: seu vinho, suas regras.

Determinar um dia específico para comemorar a existência das uvas mais famosas e importantes no cenário vitícola internacional serve apenas para lembrar-nos a verdadeira essência do vinho e a importância dele na história e na construção das mais distintas civilizações

A seguir, iremos detalhar algumas características dessa uva e dos vinhos originados a partir dela, além citar algumas curiosidades. Acompanhe conosco.

Dica: Conheça os 6 principais benefícios da uva para a sua saúde

Cabernet Franc e suas características

Analisando suas peculiaridades como fruta, sua casca é tinta e medianamente grossa, seus cachos são pequenos e suas bagas também são diminutas e delicadas. De maturação consideravelmente precoce, se adapta a diversos climas, até aqueles em que as chuvas de final de ciclo são frequentes. 

Em sua melhor fase e expressão, quando torna-se vinho, ela é mais elegante e sofisticada que a Cabernet Sauvignon, possuindo menor presença herbácea e muito mais condimentada. Pode também lembrar o aroma de frutas vermelhas e negras, como framboesa e groselha. A sua coloração é mais inclinada para o vermelho rubi, de média intensidade, sendo também de corpo leve ou médio. Outro ponto interessante é sua habilidade em preservar a acidez da fruta, trazendo frescor ao produto final.

Para que você consiga entender com propriedade as mais variadas versões do Cabernet Franc, te propomos uma experiência, no mínimo, curiosa: faça uma degustação comparativa entre vinhos de safras distintas, por exemplo, aprecie o Casa Valduga Terroir Cabernet Franc da safra 2015 e contraponha como o Casa Valduga Premivm Cabernet Franc do ano 2000. Com certeza, você irá viajar sem sair de casa. 

Confira o Terroir Cabernet Franc da Casa Valduga em nossa loja online!

Curiosidades sobre a Cabernet Franc

Muitas cepas são descendentes da Cabernet Franc, mas a mais conhecida é a Cabernet Sauvignon. Somente em 1997, por meio de um estudo genético é que se comprovou a ligação entre as duas, mas a similaridade de ambas já era comparada antes disso. Diferentemente da Cabernet Franc, a C. Sauvignon é mais intensa em vários aspectos, seja cor, aromas e estrutura. 

Agora que você entende um  pouco mais da trajetória da Cabernet Franc e das suas singularidades deve ter ficado com "água na boca", então não fique esperando até dezembro e vá treinando o paladar ao longo do ano, pois as possibilidades são infinitas e o prazer é garantido. 

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre conteúdos como esse? Então siga as nossas páginas no Facebook e Instagram.




Por
14/03/2019

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!