Veja como comemorar o dia do cacau com um bom vinho


Veja como comemorar o dia do cacau com um bom vinho

O cacau é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, ainda que não seja em sua forma in natura. Fruto do cacaueiro, esse vegetal é responsável direto pela produção do chocolate, sendo a sua matéria-prima. Por conta de sua relevância econômica, cultural e gastronômica, temos o que chamamos de Dia do Cacau para comemorar a existência dessa iguaria. 

Rico em substâncias importantes e vitaminas essenciais, o cacau ajuda a trazer uma sensação de felicidade aos consumidores (pois é abundante em serotonina), diminui a sensação de cansaço, ajuda na concentração e pode até mesmo ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular.

Em meio a tantos benefícios e ao sabor maravilhoso dessa fruta e de seus derivados, nada mais justo do que comemorarmos o fato dela existir, certo? A seguir, conversaremos melhor sobre o Dia do Cacau, suas particularidades e como harmonizar vinhos com as delícias preparadas com essa fruta. Boa leitura!

O que é o dia do cacau?

O Dia do Cacau é comemorado, no Brasil, em 26 de março e tem como principal objetivo a celebração desse ingrediente tão valioso para a nossa sociedade. Ele é, afinal de contas, uma matéria-prima essencial para a produção de uma das maiores delícias gastronômicas, o chocolate. Por isso, podemos dizer que tem uma importância econômica inestimável.

O Brasil é um dos 10 países que mais produzem esse fruto em todo mundo (os principais são nações como Camarões, Costa do Marfim e Nigéria). Portanto, podemos afirmar que esse ingrediente é fundamental para girar a nossa economia e fornecer emprego para milhares de famílias.

Além desse ponto, o Dia do Cacau tem como meta a conscientização das pessoas, independentemente de quem elas sejam, acerca da preservação da natureza e dos cacaueiros, árvores que nos dão esses frutos. Afinal, precisamos de um meio ambiente bem cuidado para que a natureza continue a nos oferecer os seus frutos e benefícios, até porque o cacaueiro somente se desenvolve em locais altamente arborizados, pois precisa da sombra de outras plantas.

Dica: Ponto Nero seleciona os melhores espumantes para cada tipo de chocolate

Quais são os melhores vinhos para harmonizar com esse ingrediente?

Para muitas pessoas, harmonizar vinhos está restrito a preparações salgadas. Esse fato é um dos grandes mitos que estão por trás do fantástico mundo dos vinhos.

Sejamos sinceros, harmonizar vinhos e chocolates é desafiador, mas é um desafio que vale ser vivido. A grande questão está em equilibrar o amargor do cacau ou a doçura presente em alguns estilos de chocolates, pois esses dois aspectos podem conferir ao vinho uma sensação amarga, como se a bebida estivesse ruim. Mas fique tranquilo, aqui no post iremos esclarecer as suas dúvidas. 

Para harmonizar vinhos e alimentos existem duas formas: 

  • Similaridade: onde os sabores presentes na bebida também estão contidos na comida. Exemplo: chocolate ao leite com vinhos doces. 

  • Contraste: As características da bebida são completamente distintas às do vinho, ou seja, chocolates amargos com vinhos licorosos.

Como via de regra, tente sempre escolher bebidas que sejam mais doces que os alimentos e preferencialmente vinhos com bastante estrutura. Até porque, além do amargor e da doçura, chocolates são, geralmente, muito gordurosos, então precisamos de uma bebida suficientemente intensa para suportar essa explosão de sabores.

A seguir deixaremos várias sugestões para que você possa harmonizar vinhos e chocolates, mas, como conselho, não tenha medo de arriscar, até porque a magia do vinho está em quebrar as regras. 

Agora, se você quer algo mais versátil e que combine com os mais variados estilos de chocolates, escolha o famoso Vinho do Porto. Assim, não haverá chances para erros, além de ficar uma delícia.

Acesse nossa loja online e confira todos os vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Que receitas podem ser preparadas à base de cacau para o grande dia?

Por fim, que tal uma receita de bolo que une dois dos melhores ingredientes do mundo: o vinho e o chocolate? Por incrível que pareça, também é possível preparar receitas unificando esses dois componentes. Vamos conferir?

Bolo de vinho com chocolate

Ficou curioso? Chegou a hora de descobrir como preparar essa delícia! Confira o passo a passo a seguir:

Ingredientes (massa)

  • 3 xícaras de farinha de trigo;

  • 1 e ½ xícara de açúcar;

  • 1 xícara de cacau em pó;

  • 1 xícara de leite integral;

  • 1 xícara de vinho tinto;

  • ½ xícara de água quente;

  • 4 ovos inteiros;

  • 1 xícara de manteiga ou óleo vegetal;

  • 1 colher de sopa de fermento químico;

  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo (massa)

O primeiro passo é pré aquecer o forno a 180 ºC. Em seguida, misture todos os ingredientes secos (exceto o fermento), peneirando-os se for necessário a fim de evitar o ‘’embolotamento’’ da massa. Em outra vasilha, faça a mistura dos outros ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Em seguida, é só misturar o conteúdo dos dois bowls e, delicadamente, adicionar o fermento. Lembre-se de mexer com cuidado para não desativar o produto. Coloque a massa em uma forma de preferência e leve-a para assar por cerca de 30 minutos (ou até o bolo passar pelo teste do palito).

Ingredientes (cobertura)

  • 200g de manteiga sem sal;

  • 150g de chocolate derretido;

  • 4 colheres de sopa de vinho tinto;

  • 3 xícaras de açúcar.

Modo de preparo (cobertura)

O preparo dessa cobertura é bastante simples e o resultado, delicioso! Para fazê-la, basta misturar todos os ingredientes em uma batedeira ou mixer de mão até obter um creme liso e brilhante. Em seguida, cubra o seu bolo e espere esfriar. Esse preparo também pode ser usado como recheio se a sua receita tiver mais do que uma camada.

Dica: Vinhos de sobremesa: quais são os mais indicados?

Gostou de conhecer o Dia do Cacau? Esse ingrediente é super importante para a economia brasileira e de vários outros países, além de ser indispensável para a produção de um produto extremamente consumido ao redor do mundo: o chocolate. Por isso, aproveite o dia 26 de março para fazer algumas receitas e saboreá-las com um ótimo vinho!

Para ficar sempre por dentro de nossas novidades, notícias e dicas, é muito fácil: basta curtir a página no Facebook! Com isso, você não perde nenhuma publicação e pode interagir com outros apreciadores de um bom vinho, trocando informações e opiniões sobre essa bebida tão adorada pelos brasileiros. Até a próxima!




Por
24/03/2020

Enóloga/Sommelier e Embaixadora do Grupo Famiglia Valduga


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!