Corpo do vinho: saiba o que isso significa e como definir


Corpo do vinho: saiba o que isso significa e como definir

Embarcar na grande aventura de ampliar os conhecimentos sobre enologia é algo extremamente divertido e muito interessante. A cada dia, o enófilo, apaixonado por essa incrível bebida, se vê frente a frente com novas informações e termos importantes para avançar em seus estudos. Por isso, hoje, falaremos sobre o corpo do vinho.

Conhecer o corpo do vinho é algo fundamental para avançar nos conhecimentos sobre essa bebida, descobrindo aspectos e características únicas a cada uma das garrafas adquiridas. Com essa informação, você poderá investir em degustações muito mais técnicas e fazer harmonizações cada vez melhores.

A seguir, descobriremos exatamente o que é o corpo do vinho, o que causa essa particularidade na bebida, como isso impacta o sabor e muito mais. Ao fim de nossa conversa, você estará apto a identificar esse fator em todas as suas próximas degustações. Aproveite a leitura!

O que é o corpo do vinho?

Para compreendermos o que é o corpo do vinho, precisamos utilizar uma série de analogias sensoriais para que esse conceito fique mais claro em nossas mentes. Vamos lá?

Imagine que você está bebendo um copo de água. Ele traz, certamente, sensações particulares ao seu paladar, e uma delas é o corpo. Note que a água flui levemente em nossa boca, certo? Agora, vamos mudar o produto e os ingredientes para que isso fique ainda mais elucidado.

Imagine agora que você esteja tomando um milk-shake. A cremosidade da receita é muito mais notável e ele não flui, de modo algum, como a água em nossa boca, certo? Essa comparação se torna ainda mais eficiente quando pegamos, por exemplo, sucos de limão e manga. Ambos são feitos a partir de frutas, mas trazem sensações diversas ao paladar.

De modo bem simplificado, isso é o corpo do vinho: a sensação deixada pela bebida em nosso paladar de acordo com o “peso” característico dela em nossa boca. Ela pode influenciar tanto a textura do vinho como o seu sabor, fazendo com que ele seja mais forte, mais fraco, mais intenso, entre muitas características.

Dica: Saiba como identificar diferentes características do vinho

Como o corpo do vinho impacta em seu sabor?

O corpo do vinho pode parecer uma característica que influencia apenas na sensação de beber determinado lote, certo? No entanto, ele também traz influências bem claras a respeito do sabor da bebida, como veremos a seguir.

Os vinhos mais encorpados, por exemplo, costumam ter uma concentração de substâncias muito maior. Assim, o seu sabor tende a ser mais intenso, com uma maior presença de taninos, entre outros — ainda que isso não seja uma regra.

Os vinhos leves, por sua vez, tendem a apresentar uma acidez mais acentuada. Sua leveza também faz com que sejam mais frescos e isso influencia, é claro, diretamente nas combinações que podem ser feitas com essas bebidas.

Outra característica marcante do corpo do vinho está na persistência do sabor em nossa boca. A sensação aveludada dos vinhos mais densos faz com que o gosto residual dessas bebidas seja muito maior, “grudando” bem mais em nossos paladares.

Acesse nossa loja online e confira todos os rótulos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Quais são os tipos de corpo de vinho?

Agora que já sabemos um pouco sobre essa característica, chegou o momento de descobrirmos, enfim, quais são os tipos de corpos do vinho mais comuns e como eles se caracterizam. Vamos lá? Confira mais a seguir.

Leve

Os vinhos leves são os mais refrescantes de todos, com uma densidade relativamente menor. Normalmente, têm menos de 12.5% de teor alcoólico e, na maioria das vezes, fazem parte do grupo de vinhos brancos, como os Riesling e Prosecco.

Médio

Vinhos médios têm uma densidade maior que os leves, mas ainda assim são bem fluidos. Esse tipo é um dos mais simples de ser harmonizado, já que suas características costumam cair bem com praticamente todos os tipos de refeição. Estão dispostos entre as bebidas com 12.5 a 13.5% de teor alcoólico.

Encorpado

O vinho encorpado é uma bebida mais densa, que por vezes chega a ser algo perceptível a olho nu. São os vinhos que se encontram acima dos 13.5% de teor alcoólico. 

As bebidas desse grupo são, em sua maioria, vinhos vermelhos, embora alguns que são feitos com a uva Chardonnay também entrem nessa categorização.

Pesado

Como o próprio nome já diz, os vinhos pesados são os mais densos de todos, com um corpo realmente intenso e muito marcante. Eles normalmente têm mais de 15% de teor alcoólico e, por isso, uma doçura bem mais característica e sabores mais fortes. Vale lembrar, no entanto, que a quantidade de álcool não é o único fator que influencia no corpo dessa bebida.

Dica: Como escolher os melhores vinhos?

Como começar a perceber essa característica nas degustações?

Muitos fatores podem determinar o corpo de um vinho, como a casta de uvas utilizadas para a sua composição ou até mesmo os processos utilizados durante a vinificação (tempo de fermentação, teor alcoólico e muitos outros). O conhecimento sobre esse tipo de informação só vem com a prática e com muitas horas de degustação.

No entanto, até mesmo os iniciantes podem perceber essas diferentes nuances e, assim, associá-las às características das bebidas que estão degustando. A dica é sempre provar diferentes vinhos fazendo uma verdadeira degustação. Assim, pouco a pouco, todas essas diferenças se tornarão muito mais claras para o cérebro e o paladar.

Pouco a pouco, combinações poderão começar a ser feitas sem maiores problemas, criando harmonizações realmente interessantes e intensificando o sabor de suas refeições e, claro, dos momentos compartilhados com aqueles que você mais ama. O corpo do vinho é um fator determinante para o nosso paladar e, por isso, deve ser apreciado.

Agora que você já sabe o que é o corpo do vinho e como é possível identificá-lo, o que está esperando? Comece a brincar com essa característica e os mais diversos sabores, provando novos vinhos e testando harmonizações. Esse tipo de exercício o tornará ainda mais perspicaz na identificação das nuances dessa bebida e consciente de seu próprio paladar!

Quer conhecer os rótulos da Famiglia Valduga? Então acesse nossa loja online!

Adquira os vinhos da Famiglia

Para mais informações sobre vinhos, dicas de harmonização e muito mais, assine a nossa newsletter! Assim, você receberá um aviso sempre que uma nova publicação for feita em nosso blog, se mantendo bem informado sobre o universo da enologia a todo instante. Até a próxima!




Por
29/10/2019

Enólogo e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!