Cabernet Sauvignon Day: conheça a celebração da famosa uva


Cabernet Sauvignon Day: conheça a celebração da famosa uva

Os vinhos elaborados com a variedade de uva Cabernet Sauvignon são um dos mais famosos do mundo. Essa casta tem fácil cultivo, pois as videiras adaptam-se bem a qualquer solo e clima (com exceção dos extremos), e permite a criação de bebidas de alta qualidade. Não é à toa que existe um dia dedicado inteiramente a ela: o Cabernet Sauvignon Day.

Essa espécie é originária da França, mais especificamente da região de Bordeaux. Os vinhos elaborados nessas vinícolas estão entre os melhores do mundo. O dia da Cabernet Sauvignon visa, então, celebrar uma variedade tão popular que é possível reunir todos os gostos na comemoração!

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer o Cabernet Sauvignon Day. Boa leitura!

Quais as características da Carbenet Sauvignon?

A Carbenet Sauvignon foi desenvolvida a partir do cruzamento de duas outras uvas: a Cabernet Franc, mais delgada, e a Sauvignon Blanc, que dá origem a vinhos refrescantes e com aromas vegetais, minerais e toques frutados.

Como resultado, os frutos da Cabernet Sauvignon são pequenos e escuros, com pele grossa e pouca polpa, conferindo cor escura aos vinhos. Seus aromas e sabores são marcantes e fáceis de reconhecer.

Seu aroma típico lembra frutas vermelhas (cereja, amora, morango), frutas pretas (ameixa, mirtilo), especiarias (cravo, pimenta), menta e eucalipto. Dependendo do estilo e da região é possível encontrar notas de pimentão, cassis e amadeirados queimados (defumado, tostado, café).

Além de Bordeaux, na França, as regiões de Napa Valley (Estados Unidos) e Toscana (Itália) também são importantes produtoras dessa uva. O Chile, apesar de ser famoso pela variedade Carménère, produz vinhos imponentes e famosos com a Cabernet Sauvignon. No Brasil, é uma das variações mais cultivadas, com destaque para os exemplares do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

Dica: Por que alguns vinhos são mais caros que outros? Entenda aqui!

Quando começou o Cabernet Sauvignon day?

No dia 29 de agosto é comemorado o dia da Cabernet Sauvignon, um dia dedicado especialmente às uvas dessa casta. A data foi estabelecida em 2010 pelo profissional de marketing Rick Bakas, após reunir um grupo de vinícolas da região de Napa Valley. O objetivo era promover a comemoração nas mídias sociais.

Desde então, o “feriado oficial” da Cabernet Sauvignon é comemorado ao redor do mundo, com pessoas bebendo vinho e conversando sobre o assunto on-line. A hashtag #CabernetDay é muito usada, especialmente no Twitter, para a divulgar a data e atrair cada vez mais adoradores de um vinho de qualidade.

Confira os vinhos Cabernet Sauvignon da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Por que esse dia é celebrado?

Por ter características tão únicas e se adaptar tão bem a diversos climas e solos, a Cabernet Sauvignon ganhou o título de “rainha das uvas tintas”. Sua notoriedade e popularidade inspiraram a criação de um dia especial e dedicado a reconhecer a sua importância no mundo dos vinhos.

Agora que você conheceu mais sobre o Cabernet Sauvignon day e as características dessa uva, não deixe de aproveitar o dia saboreando um bom vinho. Além disso, é possível pesquisar pelas hashtags nas redes sociais e encontrar pessoas de diversas partes do mundo que se interessam em conversar sobre esse assunto.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de complementar a leitura e entenda como servir os vinhos da melhor maneira!




Por
27/08/2020

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!