Veja como fazer enoturismo no Vale dos Vinhedos


Veja como fazer enoturismo no Vale dos Vinhedos

Você, que é um apreciador de vinhos, já pensou em fazer enoturismo no Vale dos Vinhedos? Esse tipo de passeio é capaz de encantar e trazer momentos inesquecíveis para toda a família.

Ver de perto como as melhores bebidas do mundo são elaboradas é um privilégio que, hoje, está ao nosso alcance. Entre vinhas históricas e uma bela degustação de vinhos, esse programa é uma ótima oportunidade de entretenimento, aprendizado e boas recordações.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois, neste post, trouxemos tudo o que você precisa saber para ter uma experiência incrível no Vale dos Vinhedos, confira!

Onde fica o Vale dos Vinhedos?

O Vale dos Vinhedos é uma área de 82 quilômetros quadrados que fica na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Ele é formado pelo triângulo de 3 cidades: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, e fica a 130 quilômetros da capital Porto Alegre.

Dica: ;Casa Valduga é eleita a melhor vinícola do Brasil em premiação internacional

O local apresenta colinas cobertas por parreirais e vegetação nativa, como as araucárias. Além disso, há muitos plátanos circundando os vinhedos, proporcionando uma paisagem pitoresca e única. Assim, suas colinas são fotográficas e deslumbrantes. Com propriedades rurais pequenas em meio às famosas vinícolas, o lugar é ideal para o enoturismo.

Por que fazer enoturismo no Vale dos Vinhedos?

O Vale dos Vinhedos representa uma tradição histórica, cultural e gastronômica dos imigrantes italianos. Se você tem curiosidade e encantamento por tudo o que envolve essa comunidade, que chegou à Serra Gaúcha em 1875, com certeza se sentirá em casa.

O vale, que adquire diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, é referência em hospitalidade pelos moradores. Caracterizada pela infraestrutura turística de alto padrão, com hotéis e pousadas de excelente qualidade que se mistura à cultura dos antepassados, proporcionando uma experiência completa.

O roteiro de turismo, que inclui as tão esperadas visitas às vinícolas familiares e de renome internacional, também contém passeios entre as propriedades rurais, os restaurantes e bistrôs, o memorial do vinho e os armazéns de queijos, biscoitos, doces e geleias.

Dica: Você conhece as delícias do restaurante Casa Madeira?

Você sabia que os vinhos da região são os únicos do Brasil a apresentar o selo de Denominação de Origem? Pois é! Esta certificação é importante para garantir a procedência dos vinhos produzidos em determinado local.

A Associação dos Produtores de Vinhos do Vale dos Vinhedos é quem certifica as bebidas que cumprem os padrões de qualidade exigidos. Por isso, esse reconhecimento é tão importante.

Quer visitar um lugar com vistas incríveis, passeios agradáveis, recepção hospitaleira, gastronomia espetacular e, ainda, degustar alguns dos melhores vinhos do país? Então, você precisa fazer enoturismo no Vale dos Vinhedos.

Quais são as principais atrações do lugar?

Como dissemos, a região do Vale dos Vinhedos é repleta de atrações para quem gosta de um turismo rico em cultura e momentos únicos. Algumas delas são imperdíveis e não podem ficar de fora de nenhum roteiro.

Complexo Enoturístico Casa Valduga

A Casa Valduga é a pioneira no enoturismo no Vale dos Vinhedos, e por isso é uma das referências em turismo na região. Em 1992, ela inaugurou o primeiro Complexo Enoturístico brasileiro que proporciona aos turistas o contato direto com o mundo dos vinhos e a cultura dos primeiros imigrantes italianos da Serra Gaúcha.

Dica: Casa Valduga é eleita um dos melhores destinos de enoturismo do Brasil e Uruguai

A visita pode começar com um belo café da manhã ao som de músicas tradicionais italianas e à sombra das antigas videiras cultivadas ali. Dependendo da época, também é possível colher as frutas e acompanhar todos os processos de elaboração dos vinhos e espumantes.

Além desse passeio, você pode se aprofundar na enologia participando de um dos cursos oferecidos pela Vinícola. Neles, são ministradas as aulas de degustação e harmonização, incluindo um curso exclusivo de queijos e vinhos.

Todo início de ano, a Casa Valduga promove a Festa da Vindima. Sendo uma comemoração muito tradicional da cultura italiana e da produção de vinhos, com a colheita e a pisa das uvas, além de visitações e de refeições que, juntas, transformam a festa em uma experiência inesquecível.

Mais uma das atrações é a Enoboutique: um castelo de pedras onde o visitante tem oportunidade de degustar os vinhos e espumantes premiados produzidos na vinícola. Além do mais, ele pode adquirir edições limitadas e ter acesso às vendas exclusivas. O local também oferece diariamente cursos aos turistas.

Achou que já parou por aí? Não, não. Para encerrar esse passeio com chave de ouro é preciso se deliciar com uma refeição completa no Restaurante Maria Valduga. O local homenageia a matriarca da família servindo as tradicionais massas artesanais entre outras iguarias. 

Os ambientes são aconchegantes e imprimem uma sensação tranquila e inspiradora. A Cave das Pipas é um dos espaços que recebem maior destaque por sua mesa de 50 lugares devidamente posta e ornamentada ao clima italiano.

Casa Madeira Delicatessen

Continuando no clima enogastronômico, no coração do Vale dos Vinhedos existe a charmosa Casa Madeira, empresa especializada em produtos gourmet e na produção dos mais conceituados sucos de uva do país. 

Além disso, na antiga propriedade existe uma pequenina residência, onde em seu porão encontra-se o Restaurante Casa Madeira. A gastronomia típica continua sendo a protagonista, mas a especialidade da casa é a codorna. Prato típico, suculento, feito e servido em panela de ferro e guarnecido com um molho de cebolas e ervas simplesmente incrível, ainda mais se estiver acompanhado de um belo vinho.

Dica: Sabores sem igual: saiba como harmonizar azeite e vinho

No simpático varejo da propriedade você poderá degustar dezenas de geleias, para todos os gostos. E não pense que geleias são feitas exclusivamente para passar no pão, a linha Gourmet nos contempla com vários sabores curiosos, como morango com pimenta, café, laranja, e até geleias feitas à base de vinho. Prefere Malbec ou Cabernet Sauvignon?

Complementando, a linha chás, antepastos, cremes balsâmicos, molhos de pimenta e caldas a base frutas e vinhos nos fazem transcender e nos inspiram a "colocar a mão na massa" quando retornarmos à rotina, ainda mais para quem aprecia comer e beber com qualidade

Leopoldina Jardim

Se existe um lugar que representa a verdadeira essência do Vale dos Vinhedos é o Leopoldina Jardim, onde está incrustado um antigo e bem preservado chalé de madeira que no seu interior abriga uma gelateria artesanal, além de um bistrô com várias iguarias

Além de provar diversas receitas saborosas, é possível degustar cervejas artesanais e finalizar o dia com um divertido piquenique, regado a espumantes deliciosos

enoturismo no Vale dos Vinhedos é uma oportunidade incrível para quem aprecia a arte dos vinhos e espumantes. Com atrações enriquecedoras, hospitalidade generosa, alta gastronomia e degustações das bebidas mais renomadas do país, o passeio é uma experiência que vale a pena.

Para complementar ainda mais seu conhecimento sobre enologia, saiba tudo sobre a harmonização de vinhos!

Saiba tudo sobre harmonização de vinhos

Ficou curioso para saber mais sobre o enoturismo? Então, não deixe de acessar o site do Grupo Famiglia Valduga para conhecer ainda mais sobre as atrações que a linda Serra Gaúcha tem a nos oferecer. 




Por
21/05/2019

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!