O Leopoldina Jardim, espaço de lazer localizado na Serra Gaúcha - no coração do Vale dos Vinhedos - está ainda mais pet friendly. O espaço conta agora com sinalização para receber os bichinhos, almofadas para o maior conforto dos visitantes e seus animais de estimação, bebedouro e ração à vontade, além de cata-cacas espalhados pelo local.

Continuar lendo

Já ouviu falar dela? Então, a Pinot Grigio é considerada uma das principais uvas brancas, sendo amplamente cultivada em solo europeu, resultando em refrescantes vinhos brancos e delicados espumantes. Mas não pense que é somente no velho continente que a sofisticada casta de uva se desenvolve com maestria. Mundo afora, vários países vem explorando a variedade e elaborando verdadeiras preciosidades. Além disso, os vinhos de Pinot Grigio são conhecidos por serem muito versáteis em relação às harmonizações. 

Ficou curioso e quer conhecer mais sobre essa casta coringa? Então, acompanhe o post de hoje. Nele você conhecerá as principais regiões produtoras da Pinot Grigio e as características mais marcantes dos vinhos elaborados com essa uva.

Continuar lendo

Falta pouco mais de dois meses para o ano acabar, momento ideal para já planejar a programação das festas de final de ano. E, para quem quer apreciar belíssimas paisagens, desfrutar de delícias da gastronomia e de todo o charme da colonização europeia, a Serra Gaúcha é o destino ideal. Só o passeio pelo Vale dos Vinhedos já é de brilhar os olhos, agora imagine a experiência de ficar hospedado no coração de uma vinícola, em datas tão simbólicas? Pensando nisso, o Complexo Enoturístico Casa Valduga, pioneiro na introdução do enoturismo no Brasil, preparou pacotes especiais para o Natal e o Ano Novo, que oferecem momentos inesquecíveis.

Continuar lendo

É incontestável a importância que o mundo dos vinhos tem para diversas civilizações, sejam elas muito antigas, como a maior parte dos países europeus, ou mesmo os recentemente colonizados e que já se destacam na vitivinicultura, como nosso Brasil. Contra fatos não há argumentos, sendo assim, podemos dizer que quando falamos em vinhos, vários outros assuntos vem à tona, como históriagastronomia, química, microbiologia e, também, geografia.

Se formos detalhar todas as curiosidades acerca da "bebida de Baco" perceberemos que existem muitas origens e classificações, algumas famosas e de fácil entendimento para quem aprecia vinhos com frequência, outras complexas e muito específicas, que complicam a vida de todo entusiasta vínico. Então, preparamos neste post um compilado de assuntos variados para que você entenda diversas peculiaridades sobre os vinhos de forma objetiva e bastante dinâmica, distinguindo o que representa o Velho e o Novo Mundo dos Vinhos através de uma análise geográfica. Acompanhe!

Continuar lendo

Os vinhos biodinâmicos têm um conceito que vai além dos conhecimentos técnicos utilizados na viticultura convencional ou orgânica. Nesse modelo de agricultura, a biodiversidade ao redor da vinícola é considerada, respeitada e potencializada. Com isso, a própria natureza é a fonte da cura para diversas pragas e doenças, utilizando técnicas alternativas que modificam física, química e energeticamente o terroir.

São diversas as técnicas utilizadas na vitivinicultura biodinâmica, onde os produtores cultivam plantas específicas para controlar a proliferação de pragas, são adeptos de alguns preparos para mineralizar o solo de forma natural e consideram até os ciclos lunares para engarrafar os vinhos resultantes. 

Neste artigo, preparamos uma visão geral sobre os vinhos biodinâmicos, suas características e diferenciais.

Continuar lendo

Imagine passar uma tarde ensolarada em um belo jardim degustando cervejas e vinhos deliciosos e, além disso, perfeitamente harmonizados com iguarias inspiradas nos mais tradicionais pratos italianos. Visualizou a cena em sua mente? Bom, saiba que no Leopoldina Jardim isso é realidade.

Localizado no coração do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha (Bento Gonçalves–RS), recebe turistas do mundo inteiro, dispostos a ter experiências incríveis, como essa que acabamos de descrever. Ficou curioso para saber mais sobre esse lugar encantador? Continue a leitura e confira!

Continuar lendo

A França é considerada o berço da gastronomia mundial, e isso não é à toa. As mais técnicas dessa cozinha clássica servem de base para a culinária de outros países. E o que combina com comida boa? Sim, os vinhos, é claro.

Os vinhos franceses não ficam atrás dos pratos premiados nascidos ali. As bebidas são reconhecidas mundialmente pela excelência e qualidade, como o Bordeaux e o Champagne. Afinal, o país tem a fama de ser muito exigente em tudo o que faz, e isso reflete em seus produtos.

Ficou curioso para saber mais sobre o universo dos vinhos franceses? Então, continue a leitura deste post, pois, aqui, contamos a fundo as curiosidades desses exemplares. Confira!

Continuar lendo

Você já ouviu alguém dizer que vinhos devem ser consumidos na temperatura ambiente? Pois bem, esse é um dos maiores mitos do mundo do vinho, até porque, "temperatura ambiente" é muito relativo, ainda mais se falarmos da maior parte do nosso querido Brasil. 

Contudo, um dos fatores que mais interferem na degustação é a temperatura em que o vinho é servido. Pode até parecer exagero, mas alguns graus, para mais ou para menos, fazem total diferença no paladar de quem aprecia a bebida. 

Então, se você ficou curioso para entender mais sobre esse assunto e quer aprender a degustar o seu vinho preferido na temperatura ideal, continue a leitura!

Continuar lendo

Todos concordamos que vinhos e gastronomia andam lado a lado. Contudo, uma das iguarias mais deliciosas, populares e versáteis às vezes é deixada de lado. Sim! Estou falando das famosas geleias, sempre bem-vindas em diversos pratos, sejam doces ou salgados. 

Preparamos este post para você desfrutar de vários sabores, desde a clássica geleia de morango, até a inusitada geleia de vinho. Isso mesmo! Vinho. Então, continue a leitura para descobrir o quão prático é produzir sua própria geleia e após, corra para comprar alguns queijos e harmonize com o vinho de sua escolha. 

Continuar lendo

Não existe nada melhor do que chegar em casa após um dia de trabalho e assistir à televisão enquanto degusta uma boa taça de vinho, certo? A combinação pode ficar ainda melhor quando escolhemos boas séries sobre vinhos.

Pensando na perfeita combinação entre séries e vinhos, preparamos este artigo para você aproveitar o momento em grande estilo. Boa leitura.

Continuar lendo

Para uma bela degustação de vinhos é preciso, além de sentir os sabores e aromas, observar alguns aspectos físicos. Assim, é possível ter noção do que esperar daquela bebida. Pensando nisso, você sabe exatamente o que são as lágrimas do vinho?

Ela é uma característica física, que faz parte da análise do vinho. Já reparou quando um enólogo ou outro entendedor de vinhos gira a taça e observa o desenho que a bebida deixa na parede objeto? Na verdade, ele está analisando as lágrimas. Quer entender o que elas significam? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falamos neste post. Confira!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!