Quem está despertando o interesse em conhecer a fundo o universo de uma das bebidas mais apreciadas no mundo todo sempre tem muitas dúvidas. Por isso, nada é melhor que buscar informações sobre vinho para iniciantes.

O desafio pode ser grande, mas a evolução do conhecimento e do paladar vem com tempo e estudo. Para ajudá-lo nessa missão, trouxemos algumas dicas que colaborarão para o seu aprendizado, fazendo com que você possa transformar as suas degustações de vinhos em experiências incríveis. Ficou curioso? Continue a leitura e confira!

Continuar lendo

No mundo dos vinhos existem muitos termos que podem ser desconhecido para a maioria das pessoas. Porém, para quem gosta do assunto é sempre interessante aprender mais. Pensando nisso, você sabe o que é o efeito agulha?

O nome pode causar certa estranheza, mas se você é degustador de vinhos, provavelmente já experimentou esse fenômeno. Ficou curioso para saber o que é, onde encontrar e como harmonizar as bebidas que apresentam essa sensação? Continue a leitura, pois, neste post, falamos tudo o que precisa conhecer sobre efeito agulha. Confira!

Continuar lendo

O comércio, em geral, reserva a última sexta-feira do mês de novembro para oferecer descontos em diversos produtos. Aproveitar para comprar vinhos na Black Friday é uma excelente oportunidade para conhecer rótulos de qualidade e exclusivos!

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender o que é a Black Friday e como a Famiglia Valduga não vai ficar de fora, traremos descontos imperdíveis para você que aprecia vinhos e espumantes de altíssima qualidade!

Continuar lendo

No início do século XVI, os primeiros exemplares da uva Vitis vinifera chegaram na Argentina junto dos seus colonizadores. Porém, só em 1551 o cultivo se espalhou por toda a região. O solo e as condições climáticas ao redor dos Andes favoreceram a agricultura dos vinhedos e, atualmente, os vinhos argentinos são apreciados em todo o mundo.

No noroeste da Argentina, a região de Cafayate apresenta tradição e uma excelente reputação no mundo da viticultura. A pequena cidade está localizada na província de Salta e é famosa pelos vinhedos mais elevados do mundo, com mais de 1.500 metros de altitude. 

As condições ambientais da região fazem com que a produtividade das videiras seja baixa, o que gera pouca quantidade de uvas, mas com excelente qualidade. As principais castas produzidas são Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec e Torrontés. Continue a leitura e saiba mais sobre os vinhos argentinos de Cafayate!

Continuar lendo

Se você gosta de saborear bons espumantes ou já observou o rótulo dessas bebidas, já deve ter percebido que o método de elaboração faz a diferença. É comum perceber alguns detalhes nas garrafas, como as expressões “Charmat”, “Champenoise” ou “método” tradicional. Porém, qual é a diferença entre Charmat x Champenoise?

Mudanças nas diversas etapas de produção definem qual é o resultado do espumante, assim como em qual categoria ele se encaixa e como será a sua valorização no mercado. Por isso, quem aprecia a bebida deve conhecer as principais formas de elaboração antes de decidir qual produto comprar.

Continue a leitura e conheça as peculiaridades, características e diferenciais dos principais métodos de elaboração de espumantes: Charmat e Champenoise!

Continuar lendo

Há alguns anos cientistas relacionam vinho e saúde. A bebida, que antes era degustada apenas com a intenção de sentir o prazer de seus sabores e aromas, agora também é consumida para trazer inúmeros benefícios ao organismo. Aliás, você sabe exatamente quais são?

O que se fala, genericamente, é que uma taça de vinho tinto por dia faz bem para o coração, e isso é verdade. Porém, existem muito mais vantagens no consumo regular dessa bebida. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois, neste guia completo, contamos tudo o que você precisa saber. Confira!

Continuar lendo

Se você está dando seus primeiros passos no universo dos vinhos vai entender que um exemplar excepcional é aquele que proporciona prazer ao paladar e nos instiga intelectualmente. Quem não gostaria de aprender sobre vinho e poder compartilhar o conhecimento com amigos enquanto degusta uma garrafa, não é? 

Porém, muitas pessoas ainda se perguntam por que os amantes dessa bebida fazem isso. Por isso, gostaríamos de dividir com você algumas das razões. Então, confira o post de hoje e descubra por que faz sentido aprender mais sobre ela. Quem sabe você também se anima e começa a querer entender sobre o assunto. Vamos lá?

Continuar lendo

São muitos os motivos que levam as pessoas até Borgonha, como sua gastronomia, seus campos cobertos de vinhedos, suas vilas simpáticas e sua herança histórica e arquitetônica. Por isso, no post de hoje vamos descobrir um pouco mais sobre a história dessa região abençoada pela natureza e pelos monges.

Preparado? Então, confira a história de Borgonha e suas principais atrações turísticas. Também entenda como essa região tornou-se referência na elaboração de vinhos excepcionais e conheça suas uvas e bebidas mais famosas. Boa leitura! 

Continuar lendo

Embarcar na grande aventura de ampliar os conhecimentos sobre enologia é algo extremamente divertido e muito interessante. A cada dia, o enófilo, apaixonado por essa incrível bebida, se vê frente a frente com novas informações e termos importantes para avançar em seus estudos. Por isso, hoje, falaremos sobre o corpo do vinho.

Conhecer o corpo do vinho é algo fundamental para avançar nos conhecimentos sobre essa bebida, descobrindo aspectos e características únicas a cada uma das garrafas adquiridas. Com essa informação, você poderá investir em degustações muito mais técnicas e fazer harmonizações cada vez melhores.

A seguir, descobriremos exatamente o que é o corpo do vinho, o que causa essa particularidade na bebida, como isso impacta o sabor e muito mais. Ao fim de nossa conversa, você estará apto a identificar esse fator em todas as suas próximas degustações. Aproveite a leitura!

Continuar lendo

É durante o primeiro trimestre do ano que acontece a tão famosa temporada da Vindima – período de colheita das uvas, que muda completamente o cenário da Serra Gaúcha. É uma época de celebração, afinal, é o resultado do trabalho de um ano inteiro daqueles que vivem do cultivo da fruta. Trata-se também do momento em que o Vale dos Vinhedos se prepara para receber turistas do Brasil e do exterior, interessados em saber mais sobre a cultura vitivinícola da região. Como todos os anos, o Complexo Enoturístico Casa Valduga, pioneiro na introdução do turismo na região, mostra toda a sua expertise em receber bem oferecendo uma programação completa e diferenciada, para que o hóspede viva uma verdadeira imersão no universo do vinho.

 

 

 

Continuar lendo

Um país cheio de contrastes, rodeados por montanhas cobertas de neve e florestas nativas, assim é uma das regiões vinícolas que tem conquistado seu espaço no mercado mundial. Você sabe de quais vinhos estamos falando? Os vinhos da Nova Zelândia. 

Se você ainda não os experimentou, não sabe o que está perdendo. Por isso, no post de hoje, vamos conhecer a história da viticultura neozelandesa e entender como essa região tornou-se referência na elaboração de vinhos excepcionais. 

Também vamos descobrir as principais uvas cultivadas em suas ilhas e as suas bebidas mais famosas. Confira!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!