Oriunda da Espanha, a uva Tempranillo é muito utilizada na elaboração de vinhos tintos. Devido à sua boa adaptação aos diferentes climas e solos, ela tem sido cultivada em diversos países no último século, como na Argentina, Austrália, Estados Unidos e África do Sul.

Quer conhecer outras particularidades da uva Tempranillo e dos seus rótulos? Então continue a leitura!

Continuar lendo

Quem frequenta bares e restaurantes a deliciosa culinária japonesa é o carro chefe pode observar que o saquê é ainda a bebida alcoólica mais pedida entre as pessoas. Tradicionalmente, não se costuma associar a harmonização de vinhos e comida japonesa, e existem alguns ingredientes que podem atrapalhar um pouco essa combinação, caso não sejam usados com moderação.

De modo geral, os vinhos rosé, branco e os espumantes são os que mais harmonizam com o paladar da gastronomia nipônica. Descubra no post de hoje todas as nossas dicas para fazer a sua harmonização de vinhos e comida japonesa com sucesso. 

Continuar lendo

O debate entre vinhos do Novo e do Velho Mundo acontece há bastante tempo, e a verdade é que podemos encontrar rótulos de alta qualidade oriundos de ambas as partes, onde muitas vezes são elaborados com a mesma variedade de uva. Um dos exemplos mais famosos são os vinhos da uva Malbec, amplamente difundida em solo argentino.

Para conhecer mais sobre a história da Malbec, como ela chegou à América Latina e como ela resulta em vinhos de qualidade notável, acompanhe-nos ao longo deste artigo!

Continuar lendo

O universo da enologia é repleto de termos bastante particulares. Às vezes, nem o enófilo mais estudioso consegue dar conta de todos eles. Um desses termos trata das denominações de origem, que apesar de ser uma nomenclatura bastante comum no mundo dos vinhos, muitas pessoas não sabem do que se trata.

Neste texto nós vamos te explicar o que são as denominações de origem, como elas foram criadas e qual sua influência na qualidade dos vinhos. Se você tem interesse em saber mais, continue acompanhando!

Continuar lendo

A Cervejaria Leopoldina - marca de cervejas especiais que faz parte do grupo Famiglia Valduga, um dos mais tradicionais produtores de vinhos e espumantes do Brasil – é presença confirmada no Blumenau Internacional Beer Festival: evento com rótulos nacionais e internacionais, além de muita gastronomia, conhecimento e atrações musicais, que será realizado de 21 a 23 de junho.

Continuar lendo

Os temperos e especiarias fazem parte da nossa história há bastante tempo. Muito antes de Cabral chegar por aqui, os europeus já haviam desbravado o Oriente em busca de ervas aromáticas, pimentas e corantes. O uso em massa desses ingredientes se espalhou por todo mundo, e hoje quase ninguém faz um prato sem dar aquele toque especial com algum tempero de sua preferência. 

Para não errar na hora da harmonização, veja agora como combinar uma boa taça de vinho com alimentos condimentados!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!