Se você está começando a desvendar os segredos por detrás de uma boa taça de vinho, já deve ter se deparado com uma variedade de termos diferentes, exemplo disso são os chamados vinhos terrosos. Como no ato da degustação de vinhos utilizamos praticamente todos os nossos sentidos, no momento de descrever o que sentimos podemos nos referir a aromas e sabores de maneiras muito distintas e também curiosas.

Pensando nisso, criamos este post para desvendarmos o que são os vinhos terrosos e por que eles recebem esse nome. Além de descobrir como o terroir tem relação com essa característica e quais são os tipos de uvas utilizadas para a sua elaboração. Então, vamos lá!

Continuar lendo

Você sabe o que é vinho natural? Esse assunto está sendo debatido com cada vez mais frequência e até podemos dizer que já virou uma tendência em algumas regiões, principalmente quando nos referimos a pequenos produtores, já que esse estilo de vinho requer alguns processos mais cautelosos em toda sua elaboração, desde o cultivo das videiras até a conservação do produto.

Embora o assunto esteja em evidência, podemos dizer que a elaboração de vinhos naturais está relacionada à maneira mais ancestral para a produção da bebida, já que utiliza poucos recursos tecnológicos para obter o resultado esperado. Ficou curioso para saber mais sobre essa maneira de elaborar vinhos? Então, continue a leitura e confira.

Continuar lendo

A pimenta é um ingrediente muito usado na culinária brasileira, e está especialmente presente nos pratos do nordeste do país. Ela dá um toque especial às preparações e acentua o sabor dos alimentos. O condimento também é rico em nutrientes e, por isso, existem muitos benefícios da pimenta para a saúde.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer todos os benefícios da pimenta, suas variedades e como incluí-la na dieta. Boa leitura!

Continuar lendo

Embora seja raro encontrá-la em vinhos varietais, a Petit Verdot é bastante familiar para quem aprecia grandes vinhos de corte. Isso porque a clássica casta francesa é uma das seis variedades tintas permitidas nos vinhos resultantes da incomparável região de Bordeaux.

Quer saber sobre a história e tudo que envolve essa casta tão interessante? Então, continue a leitura e confira!

Continuar lendo

Há bebidas de todos os tipos: doces, cítricas, levemente ácidas, com alto ou baixo teor alcoólico. Entre elas, o vinho é uma das mais famosas e apreciadas em todo o mundo, com uma longa história repleta de tradição. Entre as inúmeras opções dessa bebida, podemos destacar os vinhos premiados, uma ótima alternativa para degustação.

Pensando nisso, preparamos um artigo que tem como objetivo listar alguns dos mais famosos e imponentes vinhos premiados, elencando as suas características mais marcantes e mostrando quais são as harmonizações possíveis com cada uma das opções.

Continuar lendo

Reconhecido como um dos melhores destinos de enoturismo no Brasil, o Complexo Enoturístico Casa Valduga está localizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), região de belas paisagens, boa gastronomia e, claro, ótimos vinhos - premiados entre os melhores do mundo. Uma viagem como essa é certeza de boas experiências e combina perfeitamente com as baixas temperaturas do inverno. Para oferecer uma programação ideal em um fim de semana inesquecível, a Casa Valduga preparou um pacote de 26 a 28 de julho.

Continuar lendo

Imagine passar um final de semana cercado por belas paisagens, em meio a colinas e vinhedos, conhecendo e apreciando premiados rótulos de vinhos e espumantes produzidos ali mesmo, próximos ao local onde se está hospedado? Para melhorar, que tal saber mais sobre a cultura italiana e ter experiências gastronômicas inesquecíveis? Tudo isso e mais um pouco está incluso no Bon Vivant, pacote especial do Complexo Enoturístico Casa Valduga para o último final de semana do mês de junho, de 28 a 30.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!