Conheça a uva Montepulciano e saiba tudo sobre a tradicional variedade italiana


Conheça a uva Montepulciano e saiba tudo sobre a tradicional variedade italiana

Você já ouviu falar em uva Montepulciano? É o nome de uma variedade de uva vinífera, nativa da Itália, mais notavelmente nas regiões de Abruzzo. Ela é umas varietais mais cultivadas e que resultam em excelentes vinhos. Se você ainda não os experimentou, não sabe o que está perdendo.

Não precisa ser um expert para apreciar uma bela garrafa da bebida. Então, que tal conhecer mais sobre a Montepulciano e mergulhar nesse universo de vinhos? Acompanhe o post de hoje. Pois, nele, contaremos um pouco da história dessa variedade e sua principal região produtora

Também apresentaremos as características dos vinhos elaborados a partir dela e dicas de onde encontrá-los! 

Abruzzo: a terra da uva Montepulciano

Abruzzo é uma região italiana, conhecida principalmente pelos saborosos vinhos Montepulciano d’Abruzzo. Localizada na parte centro-oriental da Itália, ela é cercada por uma natureza exuberante e paisagens de tirar o fôlego. Além de vilarejos charmosos e uma culinária que provoca nosso paladar.

É uma região montanhosa, formada por várias colinas e quilômetros de praias, incluindo a imponente cordilheira dos Appennini. Dessa forma, Abruzzo apresenta vários microclimas que favorecem as condições ideais para o cultivo de varietais importantes, como a Trebbiano e a Montepulciano.

Ao norte, o cenário é composto por terrenos arenosos; já no sul, encontram-se terrenos marcados por uma vegetação mediterrânea. A temperatura média anual varia entre 8 e 12 ºC nas áreas montanhosas e de 12 a 16 ºC na parte marítima. 

Seus melhores vinhos Montepulcianos são da parte norte de Abruzzo, sendo que grande parte provém do distrito de Chieti. Assim, a região é considerada uma das maiores produtoras de vinhos italianos, tornando-se fundamental para viticultura do país. Tanto é que eles são comercializados sob a denominação de origem.

A casta Montepulciano pode ser encontrada também em Puglia, Molise e Marches, mas são menos populares. Aos poucos, seu cultivo começa a sair da Itália e se fazer presente nos vinhedos de outros países em fases experimentais, como Nova Zelândia, Estados Unidos e Austrália. 

Dica: Afinal, o que são castas de uva?

Não confunda essa casta com a cidade de Toscana. Pois, quando se fala de vinhos Montepulciano é comum que eles sejam confundidos com o Vino Nobile de Montepulciano ou Rosso di Montepulciano, um nome regional para o vinho elaborado na antiga terra da civilização etrusca.

Lá suas bebidas são elaboradas a partir da uva Sangiovese e recebem esse nome em homenagem à cidade. Curioso, não é? Voltemos à Montepulciano: quais são as suas características? Vamos descobrir? Então, confira o próximo tópico!

Características da uva Montepulciano

A uva-tinta Montepulciano é a segunda tinta mais plantada na Itália, depois da Sangiovese. É uma das variedades utilizadas na elaboração de vinhos incríveis. Pois sua pele é altamente pigmentada, conferindo-lhe uma cor profunda e ricamente colorida.

É uma cepa que geralmente produz bebidas encorpadas, com sabores delicados de frutas negras, como amora, cereja e berris. Também tem um teor alcoólico notável, baixa acidez e taninos suaves. Além de notas de cacau, orégano e, até mesmo, de tabaco.

A uva produz tintos profundos e é adaptável aos estilos de vinificação moderno ou tradicional. A Montepulciano é comumente destinada a vinhos jovens. Entretanto, também pode ser utilizada para a elaboração de bebidas da velha guarda, sendo envelhecidos em barris de carvalho

Os vinhos tintos de Montepulciano geralmente combinam com uma grande variedade de alimentos devido à acidez elevada natural. No entanto, os sabores robustos de ervas e tabaco costumam exigir alimentos mais ricos e salgados. Então, como harmonizá-lo?

Combine o bem com os pratos populares da Itália, como pizza, bolonhesa e molhos à base de tomate. Também experimente com pratos de macarrão com queijo. Ou tente Montepulciano com cabra ou costela de cordeiro para destacar seu lado saboroso.

Acesse nossa loja online e confira todos os rótulos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Mas para atingir todo o seu potencial, a casta precisa de uma longa estação de crescimento para amadurecer completamente, por isso o clima ensolarado das partes central e sul do país são os mais adequados. Quando cultivado no norte, região mais fresca da Itália, a Montepulciano pode ter um sabor desagradável.

As regiões que cultivam Montepulciano tradicionalmente o misturam com uma porcentagem menor de outras uvas italianas nativas, como Sangiovese ou Syrah. Assim, a denominação de origem do vinho muda de acordo com o percentual mínimo da uva Montepulciano na bebida:

  • Montepulciano d’Abruzzo DOC (mínimo de 85%); 

  • Montepulciano d’Abruzzo Colline Teramane DOCG (mínimo de 90%);

  • Controguerra Rosso DOC (mínimo de 60%).

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a uva Montepulciano, que tal experimentá-la? Confira quais são os vinhos elaborados com essa casta e aprecie com (ou sem moderação)!

Vinhos elaborados com a Montepulciano

Que vinhos são feitos com a uva Montepulciano?

Cerasuolo D’Abruzzo Dop

Tenuta Ulisse, fundada em 2006, é umas das vinícolas símbolo da viticultura em Abruzzo, na Itália. Pois em menos de uma década conquistou destaque internacional ao elaborar vinhos a partir de varietais antigas em perfeita combinação entre técnicas modernas e tradicionais. Assim, seus rótulos expressam todo o potencial da região de forma inovadora. 

Então, que tal conhecer o Cerasuolo D’Abruzzo Dop dessa vinícola? Embora a Montepulciano resulte em tintos, esse vinho rosé destaca toda a delicadeza de sabor e elegância de seus aromas. Tem uma coloração cereja, com aromas intensos que lembram frutas vermelhas. Também tem uma acidez equilibrada e longa persistência. 

Dica: 10 dicas de harmonização de vinho rosé

Montepulciano D'Abruzzo DOP

Já o Montepulciano D´Abruzzo DOP é a confirmação da excelência de um terroir de Crecchio. Ele é um tinto elaborado com 100% de uvas Montepucioano e carrega consigo muitas premiações. Entre elas, destacam-se Mundus Vini e Internacional Wine Challenge.

E o que torna tão especial? É o seu aroma intenso e envolvente, resultado da perfeita harmonia entre as delicadas nuances florais e as marcantes notas de frutas vermelhas e negras maduras. E seus taninos macios e sedosos que revelam suas notas frutadas.

Amaranta Montepulciano D'Abruzzo DOP

Esse vinho também é resultado da paixão dos irmãos Ulisses pelo cultivo de vinhas em Abruzzo. Amaranta Montepulciano D´Abruzzo é a demonstração de todo o potencial da casta. É uma bebida de personalidade marcante e elegante, com notas frutadas que sobressaem de forma intensa. 

São acompanhadas por notas delicadas de especiarias e flores secas e quando em taça revelam notas de alcaçuz e cereja. Sua estrutura tânica lhe confere uma textura delicada, garantindo um perfeito equilíbrio com seu teor alcoólico. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as singularidades da uva Montepulciano, que tal reunir seus amigos e familiares para apreciá-la em bons momentos? Então, aproveite as nossas dicas acima e entregue-se a esses vinhos maravilhosos

Conhecer as características das uvas que originam os melhores vinhos ajuda você a escolher a bebida ideal para o seu paladar. Para melhorar o seu aprendizado, confira como saber qual estilo de vinho que combina mais com você!

E se você deseja conhecer todos os excelentes rótulos da Famiglia Valduga, acesse nossa loja online!

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia




Por
09/01/2020

Enólogo e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!