O espumante é a bebida das celebrações, tanto mais é a bebida dos casamentos, sendo capaz de traduzir em uma taça toda a magia daquele momento. Dependendo da qualidade da bebida, ela é capaz de fazer quem bebe repetir a célebre frase de Dom Pérignon: “estou provando as estrelas!”

Para ajudá-lo a escolher o melhor espumante para casamento, preparamos um material com tudo o que você precisa saber sobre essa bebida encantadora, desde os diferentes estilos existentes até sua harmonização com os pratos do seu cardápio. Confira!

Continuar lendo

O processo de vinificação consiste na transformação do suco das uvas em vinho. Antes de estar disponível para o consumo, o "líquido dos Deuses" passa por diversas etapas para que de fato seja denominado vinho e de maneira geral, todos os momentos são importantes e modificam fortemente as características finais da bebida.

A vinificação é um trabalho milenar que tem se aperfeiçoado ao longo do tempo, principalmente nos últimos 100 anos. Continue a leitura a seguir e conheça os passos básicos do processo de vinificação. Acompanhe!

Continuar lendo

A utilização de barricas de vinho durante o processo de produção da bebida pode ocorrer tanto durante a fermentação alcoólica e malolática (segunda fermentação), quanto durante os estágios posteriores, quando a bebida já está pronta — para iniciar o processo de maturação.

É exatamente na fase de maturação que as barricas de vinho exercem seu papel mais importante. Durante esse estágio sua utilização tem o poder de alterar características e agregar elementos à bebida, elevando seu nível de qualidade de maneira muito significativa.

Devido a sua grande importância e influência no sabor e na qualidade dos mais diversos tipos de vinho, no post de hoje, esclarecemos 5 dúvidas supercomuns sobre barricas de vinho. Ficou interessado? Então, não deixe de ficar por dentro desse assunto!

Continuar lendo

Embora o consumo de vinho seja bastante associado ao inverno, à versatilidade da bebida permite que ela também seja degustada em outras estações do ano. Um bom exemplo é o vinho frisante, uma excelente opção para desfrutar em dias com clima quente.

Essa bebida leve, com uma pequena carbonatação, pode ser apreciada em brunches, almoços ao ar livre e pode ser o complemento ideal para seu momento de descontração entre amigos. Saiba mais sobre essa variedade logo abaixo.

Continuar lendo

Não é só pelas boas comidas que o local é conhecido: um dos menores países da Europa também é um dos maiores produtores de vinho do mundo. E, por isso, as diversas regiões vinícolas de Portugal são bastante famosas por seus vinhos de alta qualidade.

Localizado na ponta da península ibérica, as condições climáticas portuguesas são ideais para o crescimento de videiras de excelência, e cada vez mais o país se diferencia pela produção tecnológica, além de suas uvas autóctones. Conheça agora quais são as regiões portuguesas mais importantes na produção de vinho!

Continuar lendo

Muito se fala, mas pouco se sabe sobre a verdadeira comida Kosher. Seguindo a religião judaica, a história da tradição desse tipo de alimento remete a milhares de anos e até hoje é respeitada e seguida à risca pelas famílias judias ortodoxas e mais tradicionais.

Hoje, preparamos este material para que você entenda a ligação entre a comida e o vinho Kosher e como os dois devem ser harmonizados para manter a tradição judaica. Confira!

Continuar lendo

Com o aumento da sua popularidade, especialmente no verão, o vinho rosé tem roubado a cena entre jovens apreciadores da bebida. Leve, cheio de frescor, delicado e frutado, esse tipo de vinho já provou ser o preferido dos europeus nos dias mais quentes do ano.

Pensando em ajudá-lo a criar combinações incríveis de vinhos rosés com algumas das principais delícias da gastronomia, preparamos este material com dicas imperdíveis de harmonização. Boa leitura!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!