Da fruta ao vinho! 6 receitas de geleias versáteis e saborosas


Da fruta ao vinho! 6 receitas de geleias versáteis e saborosas

Todos concordamos que vinhos e gastronomia andam lado a lado. Contudo, uma das iguarias mais deliciosas, populares e versáteis às vezes é deixada de lado. Sim! Estou falando das famosas geleias, sempre bem-vindas em diversos pratos, sejam doces ou salgados. 

Preparamos este post para você desfrutar de vários sabores, desde a clássica geleia de morango, até a inusitada geleia de vinho. Isso mesmo! Vinho. Então, continue a leitura para descobrir o quão prático é produzir sua própria geleia e após, corra para comprar alguns queijos e harmonize com o vinho de sua escolha. 

1. Geleia de laranja

A geleia de laranja traz todo o aroma da fruta e acrescenta a acidez necessária aos pratos. Na entrada, ela combina muito bem com o queijo gouda. Já na refeição principal, compõe as receitas com aves. Vamos à receita?

Ingredientes

  • 12 laranjas;
  • 1 Kg de açúcar;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Corte em tiras bem finas as cascas de 3 laranjas, ferva em água por 3 minutos, escorra e coloque em uma panela. Junte o suco de 6 laranjas, a polpa picada das outras 6 (retire toda a parte branca e as sementes), o açúcar e a água, e deixe apurar em fogo baixo. Quando atingir consistência de geleia estará pronta.

2. Geleia de morango

morango é uma das frutas preferidas da maioria das pessoas. A geleia harmoniza com as mais diversas sobremesas, como o cheesecake. Porém, você sabia que ela também é ingredientes de receitas com carnes vermelhas e molhos de salada? Confira o passo a passo de como prepará-la.

Ingredientes

  • 340 gramas de morango;
  • 130 gramas de açúcar;
  • 1 colher de sobremesa de suco de limão.

Modo de preparo

Em uma panela, coloque os morangos, sem os talos, limpos e picados, amasse com um garfo, junte o açúcar e deixe descansar por 10 minutos. Então, acrescente o suco de limão, e leve ao fogo baixo por aproximadamente 20 minutos ou até que forme um caminho quando passar a colher no fundo da panela. Bom apetite!

Dica: Você conhece as delícias do restaurante Casa Madeira?

3. Geleia de abacaxi com pimenta

Quando pensamos em frutas tropicais, o abacaxi é uma das primeiras que vem a nossa mente. A geleia feita com ele fica ótima com carne suína. Nesta receita, a pimenta dá um sabor a mais para quem gosta de uma picância discreta.

Ingredientes

  • 1 abacaxi picado;
  • 2 pimentas dedo de moça, picadas e sem sementes;
  • 1 copo de água;
  • 500 gramas de açúcar para cada litro.

Modo de preparo

No liquidificador, bata o abacaxi, a pimenta e a água até ficar homogêneo. Confira a quantidade da mistura para acrescentar o açúcar de acordo. Por exemplo, se deu 800 ml, coloque 400 gramas de açúcar. Feito isso, junte tudo em uma panela e deixe em fogo baixo até engrossar, mexendo sempre. Coloque em potes e deguste como preferir a sua geleia de abacaxi com pimenta.

4. Geleia de goiaba

A goiaba é uma fruta de inverno muito saborosa. A sua geleia incrementa pratos doces e salgados, como o romeu e julieta e a costelinha com molho de goiaba. Ficou curioso para aprender mais esta receita? Então, acompanhe.

Ingredientes

  • 2 kg de goiaba;
  • 500 g de açúcar;
  • suco de ½ limão;
  • ½ xícara de chá de água.

Modo de preparo

Pique as goiabas e coloque no liquidificador junto com a água. Bata bem, ponha a mistura em uma panela, acrescente o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo baixo mexendo até espessar. Para uma geleia mais refinada, descasque as goiabas e retire as sementes. Já para um doce mais rústico, faça com as frutas inteiras.

Veja nossos produtos na loja virtual!

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

5. Geleia de damasco

A geleia de damasco é um clássico da culinária. Ela é muito utilizada nos aperitivos a base de queijos de massa mole, como camembert ou brie. Ela também é uma ótima opção para compor pratos à base de risoto de queijos e muito fácil de preparar.

Ingredientes

  • 10 damascos secos;
  • 1 xícara de chá de açúcar cristal;
  • 2 xícaras de chá água.

Modo de preparo

Bata os damascos com metade da água no liquidificador até ficar homogêneo. Coloque a misture em uma panela com o açúcar e mais água, se necessário. Deixe ferver até chegar ao ponto de geleia e deguste!

6. Geleia pêssego

O pêssego é uma fruta delicada e muito aromática. Os doces e compotas são irresistíveis, mas você já experimentou a geleia como acompanhamento de aves? Fica uma delícia. Confira a receita.

Ingredientes

  • 1 kg de pêssegos maduros e limpos (sem casca e sem semente);
  • 700 gramas de açúcar;
  • suco de 1 limão.

Modo de preparo

Pique as frutas em cubos pequenos ou triture-as no processador, se preferir. Em uma panela, junte o pêssego, o açúcar e o limão e leve ao fogo baixo por 40 minutos, misturando sempre. Espere esfriar e sirva!

Dica: Creme balsâmico: entenda o que é e como usá-lo na culinária

Bônus: geleia de vinho

As receitas de geleias de frutas são muito famosas, mas você já ouviu falar em geleia de vinho? Para muitas pessoas, esse sabor é inusitado. A harmonização dessa iguaria com queijos brancos é fantástica! 

Ingredientes

  • 750 ml de vinho tinto seco;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 1 colher de chá de suco de limão;
  • ½ colher de café de manteiga sem sal.

Modo de preparo

Em uma panela, despeje o vinho e deixe reduzir em fogo baixo por 25 minutos. Depois, acrescente o açúcar, o limão e a manteiga e mexa até engrossar. Quando desgrudar do fundo da panela, estará pronto.

As receitas com geleias de frutas são práticas e muito versáteis. Na gastronomia, elas são utilizadas em pratos doces e salgados trazendo frescor, acidez e doçura. Já a geleia de vinho é um espetáculo à parte. Os aromas e sabores da sua bebida favorita reduzida em um doce que acompanha aperitivos, pães e o que mais a sua imaginação pedir.

Embora as geleias sejam fáceis de preparar, nem todo mundo gosta de cozinhar. Se você é desse time, que tal experimentar as geleias artesanais da Casa da Madeira? Com sabores incríveis, é a melhor opção para quem quer incrementar as refeições, desde o café da manhã até o prato principal e sobremesas.

Veja os produtos da Casa Madeira na loja virtual!

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia




Por
26/09/2019

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!