Ceia de Natal: dicas de harmonização de vinhos e carnes vermelhas


Ceia de Natal: dicas de harmonização de vinhos e carnes vermelhas

A proximidade do Natal é uma excelente oportunidade para escolher um bom vinho para degustar com a família na hora da ceia. Mas, para fazer a escolha certa, sem medo de errar e pecar na harmonização de vinhos e carnes, é sempre bom buscar adequadas informações prévias.

Não pense que essa tarefa é muito complicada para quem está começando a se aventurar no universo dessa bebida incrível. Ao contrário, além de simples, tenha a certeza de que será uma experiência deliciosa!

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas bastante relevantes para ajudar você a acertar na combinação dos vinhos com as carnes vermelhas. Continue a leitura e usufrua o máximo de sabor que a combinação certa pode proporcionar para você e sua família!

Dica: 4 dicas de harmonização de vinhos e carne branca para a ceia de natal

Entenda a importância da harmonização de vinhos e carnes vermelhas

A importância da harmonização de vinhos e carnes vermelhas consiste no fato de que, quanto mais os sabores estiverem equilibrados e afinados, maior será o prazer em degustar a refeição e o vinho que a acompanha.

Assim, é interessante saber que como regra básica os vinhos tintos são os mais indicados para acompanhar carnes vermelhas. Porém, como toda regra, é apenas um princípio norteador para guiar as escolhas.

Existem outros aspectos que podem ser considerados. Por exemplo, a idade da bebida ou o tipo da uva. Além disso, o modo de preparação da carne e o molho escolhido para complementá-la também influenciam na combinação com o vinho.

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Aprenda a fazer a combinação correta entre o vinho e os diferentes cortes de carne

Principalmente em ocasiões especiais como as festas de final de ano, é normal querer fazer a harmonização mais perfeita entre vinhos e carne vermelha. Por esse motivo, selecionamos os diferentes tipos de cortes e vamos sugerir alguns tipos de vinho para acompanhá-los.

Filé mignon

O filé mignon é uma carne magra, normalmente preparada na grelha, e acompanhada de um molho rico em gorduras para balancear o sabor. Para ele, um vinho rosé jovem harmoniza muito bem ou, ainda, o tinto Pinot Noir.

Contrafilé

Já o contrafilé é um corte mais robusto, entremeado de fibras, comumente preparado como bife. Necessita de um vinho mais tânico e encorpado, como o clássico Malbec.

Dica: Vinhos e churrasco: como aproveitar ainda mais esta grande combinação!

Picanha

A picanha, queridinha dos brasileiros, é uma carne bastante macia, envolta em uma capa de gordura que lhe confere um sabor todo especial. Pode ser feita na chapa. Pode, também, ser assada na grelha ou no forno elétrico.

Harmoniza-se perfeitamente com um bom tinto Cabernet Sauvignon com muitos taninos e acidez para equilibrar os sabores na boca.

Costela

A costela é ainda mais gordurosa. Portanto, requer um vinho com bastante corpo para harmonizar-se com ela. Pode ser feita cozida e, por isso, é servida com o molho do preparo do prato. Equilibra-se muito bem com o tinto Syrah.

Lagarto

O lagarto é uma carne que tem pouca gordura, e costuma ser assado na panela de pressão ou por muitas horas no forno. Requer um vinho com menos taninos, mas que ofereça alguma acidez. Nossa indicação é um Pinot Noir de corpo médio.

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Saiba que o molho da carne pode interferir na harmonização de vinhos

Como já dissemos anteriormente, o molho da carne certamente vai interferir na harmonização do vinho. Para acertar, considere que os molhos muito apimentados ou que levam limão em sua preparação podem ser facilmente harmonizados com vinhos brancos e espumantes.

Ótimas escolhas também serão os tintos que ofereçam alta acidez, taninos médios e pouco álcool, como um bom rótulo de Syrah.

Já os molhos mais encorpados ou com uma base que leve bastante gordura proveniente da manteiga ou de queijos funcionam melhor com um tinto Pinot Noir ou Tempranillo.

Agora, que você já sabe como fazer a harmonização de vinhos e carnes vermelhas na ceia de Natal, deixe o seu comentário neste post. Compartilhe conosco a sua receita preferida ou o vinho que não pode faltar na sua adega!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!