4 dicas de harmonização de vinhos e carne branca para a ceia de natal


4 dicas de harmonização de vinhos e carne branca para a ceia de natal

O final do ano vem chegando e junto com ele uma das comemorações mais esperadas de todas: o Natal. É nessa época que até os membros mais distantes da família se reúnem e aproveitam para passar apreciar bons momentos.

Essa data comemorativa é a oportunidade ideal para unir comida e vinhos, uma combinação que faz sucesso há séculos. Afinal, esse clássico da gastronomia também é pedida certa em toda ceia de Natal

Nesse momento, a harmonização de vinhos e carne branca é algo que pode despertar muitas dúvidas. Por exemplo, existe a regra básica de que carne branca é servida com vinho branco e carne vermelha com vinho tinto

Porém, toda regra tem sua exceção e, no universo dos vinhos, não poderia ser diferente. Combinações inusitadas de carne branca e vinho tinto podem surpreender até os mais finos paladares. Pronto para descobrir combinações especiais para servir nesse Natal? Então, acompanhe as 4 dicas que trouxemos hoje! 

Principais tipos de carne branca e seus preparos

Para acertar em cheio na harmonização, é importante considerar tanto o peso (corpo) da proteína quanto o método de cozimento empregado na carne. Uma peça de ave cozida ao vapor ou fervida é muito mais leve do que se fosse grelhada ou assada. 

Dica: Entenda a relação harmoniosa entre cogumelos e vinhos

Quando os sabores da proteína forem mais caramelizados, defumados, concentrados e expressivos, o vinho ideal para o acompanhamento deve ser mais encorpado e, muitas vezes, pode ir além do clássico branco

4 dicas de harmonização de vinhos e carne branca

1. Frango 

Um peito de frango preparado de diferentes maneiras pode oferecer um grande leque de combinações. Quando cozido, é um prato suave e delicado, e pede o acompanhamento de vinhos brancos e elegantes, como o Sauvignon Blanc.

A ave assada, com sabores mais tostados e intensos, harmoniza com reservas mais estruturadas, como um bom Chardonnay. Já o frango grelhado, com notas defumadas, permite que até mesmo um vinho tinto Pinot Noir suculento e frutado forme a combinação perfeita.

O frango frito, por sua vez, pode ser melhor degustado com um exemplar de vinho espumante que faça a função de cortar a gordura presente na fritura. 

Dica: 5 melhores tipos de vinho para combinar com pratos de final de ano

2. Porco

As carnes de porco são carnes leves, geralmente classificadas como rosadas, que harmonizam tanto com vinhos brancos quanto com tintos leves. As peças cozidas com legumes e vegetais combinam com um vinho tinto de corpo médio como o Merlot.

Para preparações feitas no forno, vinhos de corpo leve como o Pinot Noir acompanham a suavidade da carne. Já quem prefere o porco feito na churrasqueira pode apostar na harmonização com o Shiraz

Os amantes de embutidos também podem se deliciar ao combinar presuntos, salsichões defumados e salsichas ao lado de um belo exemplar de Malbec

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

3. Peixes

Pratos preparados com peixe costumam ser mais leves. Por isso, é comum que a harmonização tenda a puxar para o suave vinho branco. Porém, com essas carnes, também é possível inovar nas combinações.

Peixes como salmão podem ser muito bem acompanhados de um vinho espumante Rosé. O potente sabor do bacalhau combina com peças mais encorpadas, como o português vinho do Dão.

Outros crustáceos, como lagosta, camarão e lagostim conduzem bem o paladar com molhos e vinhos brancos, como um Chardonnay passado por madeira

4. Peru 

A carne mais clássica das refeições de Natal precisa de um acompanhamento que não roube seu brilho e que acentue seu sabor. A ave assada e regada ao molho de vinho pede uma bebida curinga, com notas frutadas e adocicadas como o Pinot Noir

Dica: Vinhos e alimentos vegetarianos: é possível harmonizar?

Para os acompanhamentos como castanhas, frutas frescas ou secas, fios de ovos, geleias e farofas com frutas cristalizadas, a parceria com o vinho precisa ser interessante.

Logo, uma boa ideia é apostar em rótulos mais equilibrados, menos alcoólicos e com maior frescor, como no caso de um Shiraz ou Malbec. Quem não quer abrir mão do vinho branco pode se deliciar com exemplares de Chardonnay e Pinot Grigio.

Como você viu, existe uma infinidade de harmonizações de vinhos e carne branca. As clássicas combinações com os exemplares brancos são sempre boa pedida, mas vale também considerar os tintos para surpreender na ceia de Natal.

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Gostou dessas dicas? Tem mais alguma que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!