Quais são os vinhos que mais bem acompanham frios e embutidos?


Quais são os vinhos que mais bem acompanham frios e embutidos?

Desde os tempos mais longínquos, os frios e embutidos fazem parte do cardápio de diversos povos e etnias do planeta.

Inicialmente preparados com o objetivo de aumentar o tempo de preservação e conservação dos alimentos, a arte de salgar carnes atravessou os séculos e ainda hoje, mesmo com toda a tecnologia de refrigeração e conservação disponíveis, essas iguarias estão presentes nas mesas e despensas de grande parte da população. E não é para menos, elas são deliciosas, não é mesmo?

Além disso, com o passar do tempo, a charcuteria — como é chamado esse processo de preservação de carnes — evoluiu enormemente. Hoje em dia, há uma infinidade de opções disponíveis no mercado, preparadas com diversos tipos de carnes, especiarias e técnicas, o que fez com que os frios e embutidos passassem, inclusive, a fazer parte da alta gastronomia.

Salames, presuntos, linguiças e afins estão presentes no cardápio de restaurantes altamente conceituados e premiados em todo o planeta.

E justamente por esse motivo, essas iguarias merecem ser harmonizadas corretamente, sendo servidas com os vinhos que melhor realçam seus sabores e aromas, proporcionando momentos prazerosos e, ao mesmo tempo, únicos. Quer aprender como fazer isso? Então, não deixe de acompanhar este post e fique por dentro!

Dica: Entenda o que é a análise sensorial do vinho e como ela é feita

Quais são as regras gerais de harmonização de vinhos com frios e embutidos?

Por maior que seja a variedade de frios e embutidos disponíveis atualmente, eles compartilham uma característica em comum: grandes quantidades de gordura em suas composições.

Por isso, embora existam diferenças entre os vinhos mais indicados para acompanhar um tipo ou outro, como regra geral, todos terão de apresentar um nível alto de acidez, sempre indicado para harmonização com comidas gordurosas.

Além disso, embora os frios e embutidos já façam parte da lista de "alimentos gourmet", sempre é bom lembrar que eles são, ainda assim, comidas rústicas. Ou seja, não precisa abrir aquele vinho raro e especialíssimo de sua adega na hora de servir uma tábua de presunto parma, ok?

Não que isso seja proibido, mas é desnecessário. Um vinho mais simples (mas nem por isso ruim) é uma ótima opção para acompanhar itens de charcuteria.

Clique no banner abaixo e conheça todas as opções de vinhos do e-commerce da Famiglia!

Conheça todas as opções de vinhos do e-commerce da Famiglia!

Quais vinhos harmonizam melhor com cada categoria?

1. Salames, salsichas e linguiças

Nesse grupo, a variedade de opções é enorme e, por isso, podem haver muitas dúvidas no momento da harmonização. Os salames, por exemplo, são em sua maioria feitos com carne suína, mas temperados e preparados de distintas formas: alho, pólen, vinho tinto e sementes, entre muitas outras especiarias. Esses são alguns dos itens agregados a esse embutido.

Por serem bastante gordurosos, salames harmonizam muito bem com vinhos frisantes, como o Lambrusco, que é ácido, frutado e com forte odor de violetas.

Da mesma maneira, vinhos tintos leves — como o Pinot Noir e Barbera — costumam funcionar muito bem. Entretanto, devido à imensa variedade de salames existentes no mercado, a melhor dica aqui é experimentá-lo antes de escolher qual vinho harmonizará de maneira mais apropriada.

Salsichas e linguiças, também muito variadas, podem ser harmonizadas com excelência com rosés e tintos como Pinot Gris e Rioja, para as preparadas com carne suína. Já o chouriço, vai bem com Xerez Fino, Barbera ou Borgonha. Para as apimentadas ou feitas com temperos mais fortes, a pedida é Chianti ou Dolcetto.

Dica: Guia de compra de vinhos: como não errar na escolha?

2. Pastrami

O Pastrami é um embutido feito com carne bovina mantida em salmoura, mel, açúcar e alho e posteriormente defumada com sementes de coentro e pimenta preta. O resultado, absolutamente delicioso, permite menos variações do que os salames e linguiças. Sendo assim, as opções para harmonização são também mais limitadas.

Para acompanhar esse embutido de sabor tão marcante, o mais recomendado são os vinhos tintos, leves, com taninos mais macios, frutados e bastante ácidos. Dolcetto, Beaujolais e Valpolicella costumam cair como uma luva.

3. Prosciutto: os presuntos finos

Presuntos Parma, Serrano, Ibérico de Bellota, San Daniele, entre outros, possuem como fator comum o extremo cuidado e controle de cada mínima etapa do processo de preparação.

Feitos com carne suína, desde a alimentação dos porcos até a temperatura e o tempo exatos da maturação de cada peça são meticulosamente controlados e monitorados. O resultado? Uma carne deliciosa, de sabor sutil, com gordura totalmente integrada e que se desmancha na boca.

Para acompanhar essa iguaria tão especial, as possibilidades são mais amplas (desde que se leve em consideração a regra geral da acidez, já citada). Os prosciuttos aceitam muito bem vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes (Brut ou Brut Rosé).

Presuntos espanhóis, como o Serrano ou o Ibérico de Bellota, pedem um espumante do tipo Cava, enquanto um Parma vai melhor com um Franciacorta. Entre as opções de vinho branco, Muscadet e Pinot Grigio harmonizam de forma excelente com os presuntos finos. Já quando se fala de vinhos rosés, Côtes de Provence são os mais recomendados.

Por fim, entre os vinhos tintos que mais harmonizam com prosciutto, temos os Pinot Noir, Rioja e Dolcetto. Para quem deseja inovar, servindo um vinho pouco utilizado no Brasil, os de Xerez são ótimas pedidas, tanto o Fino como o Manzanilla.

RAÍZES TERROIR CABERNET SAUVIGNON  NATURELLE BRANCO ARTE ESPUMANTE BRUT ROSÉ 12 MESES 130 ESPUMANTE BRUT 

Clique nas imagens acime e confira mais detalhes dos produtos!

4. Tábuas de frios

Quem aprecia frios e embutidos sabe que, muitas vezes, eles são servidos de maneira mesclada em uma tábua, não é mesmo? Afinal, essas iguarias são tão deliciosas, que apreciar somente um tipo de cada vez parece ser um desperdício do paladar! Mas e nessas horas, com qual vinho a harmonização será perfeita, visto que há uma mescla de embutidos?

Aqui, mais uma vez, a regra da acidez prevalece. Se quiser ousar, um vinho de Xerez vai muito bem. Para os mais tradicionais, Dolcetto ou Lambrusco são boas opções.

O importante aqui é deixar a curiosidade e a criatividade lhe guiarem, sempre levando em consideração as regras gerais da harmonização de vinhos com frios e embutidos. O resultado, acredite, será maravilhoso!

Você gostou das nossas dicas de como escolher o melhor vinho para servir com frios e embutidos? Então, talvez seja uma boa ideia compartilhar este artigo em suas redes sociais! Assim, mais pessoas interessadas neste assunto terão acesso a informações tão valiosas!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!