3 melhores tipos de vinhos para servir na ceia de Natal


3 melhores tipos de vinhos para servir na ceia de Natal

É chegada a hora. Fim de ano, festas, ceia de Natal. Aquela correria toda, o frenesi nas ruas, o espírito natalino e a vontade de festejar estão no ar. Tudo começa a ficar mais bonito e mais decorado.

Mas o que não pode acontecer é você escolher os vinhos errados para o seu jantar, almoço ou ceia. Por isso, chegou também a hora de você descobrir quais são os melhores vinhos para a ceia de Natal!

Este é o momento no qual toda a família se reúne, os amigos se reencontram e a mesa vira o centro das atenções. Claro que cada região do Brasil tem as suas tradições, pratos típicos, e cada família acaba tendo a sua própria tradição.

Pensando nisso, não fizemos uma lista com regras e sugestões “engessadas” de pratos e vinhos, mas apresentaremos o motivo que faz cada um dos tipos de bebida combinar com cada tipo de comida. O importante é você entender e fazer as suas próprias combinações! 

Como funciona a harmonização de vinhos?

A harmonização entre vinhos e alimentos é o processo de emparelhar pratos de comida com os rótulos mais adequados para melhorar a experiência de uma refeição.

Em muitas culturas, é tradição ter a vinificação e as tradições culinárias evoluindo juntos ao longo dos anos. Dessa forma, em vez de seguir um conjunto de regras, tais culinárias locais foram emparelhadas simplesmente com vinhos locais.

A arte moderna da harmonização é um fenômeno relativamente recente, promovendo uma indústria de livros e mídia com diretrizes para combinarmos determinados alimentos e opções de bebida. Na indústria gastronômica, os sommeliers estão frequentemente atualizados para fazer as melhores recomendações.

Resumidamente, o principal conceito por trás das harmonizações é que certos elementos — tais como textura e sabor — presentes nos vinhos e nas refeições devem interagir uns com os outros. Assim, encontrar a combinação certa desses elementos fará a experiência inteira mais agradável.

Quais são os melhores tipos de vinhos para servir no Natal?

1. Tintos secos de médio corpo

Os vinhos secos são aqueles com pouco açúcar em sua composição e que são produzidos a partir de uvas nobresCabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon, por exemplo. Mas nem todos os rótulos produzidos destas castas são ideais para harmonizar com os pratos natalinos.

As melhores opções são aquelas não muito encorpadas para equilibrarem perfeitamente com o banquete dessa festividade. Uma boa opção para começar os trabalhos é o Casa Valduga Leopoldina Merlot, que, embora seja um pouco mais encorpado, tem taninos macios e sedosos, o que facilita a harmonização quando há mais de um prato a mesa.

  

2. Brancos e rosés

Como as carnes suínas — pernil, tender e lombo — são, tecnicamente, carnes brancas com médio e baixo percentual de gordura, seu sabor é delicado. Essa combinação pede uma bebida especial para equilibrar esse teor de lipídios. Uma boa pedida é o Casa Valduga Raízes Sauvignon Blancvinho branco com corpo médio e com excelente acidez.

Outro tipo de vinho que pode acompanhar esse momento são os rosés. Geralmente, essas opções harmonizam bem com risotos e carnes brancas — como o Casa Valduga Naturelle Rosé, suave e levemente frisante é feito a partir do corte de Moscato, Malvasia e Merlot, com notas acentuadas de frutas frescas.

 

3. Espumantes

Bem, quando chega a meia-noite e a troca de presentes já aconteceu — ou está prestes a acontecer —, o mais importante é realizar um brinde cheio de elegância e de felicidade. E, claro, a bebida mais recomendada e apropriada para este belo momento são os espumantes.

Já que a celebração é o principal, prefira rótulos que enalteçam a ocasião. Uma boa ideia é investir no Casa Valduga 130 Brut, um espumante elaborado a partir da assemblagem de Chardonnay e Pinot Noir, que traz um bouquet sofisticado e elegante de amêndoas e castanhas. 

Embora ele harmonize muito bem com frutos do mar, nessa hora da noite, o objetivo deve ser, simplesmente, comemorar a data festiva. Brinde bastante e aprecie o momento com seus entes queridos.

E lembre-se: independentemente da região na qual você se encontra e das tradições que você e sua família seguem, esperamos que o seu Natal e as suas festas de fim de ano sejam cheias de paz, harmonia e, claro, muito vinho!

Compartilhe este post nas redes sociais e deseje isso para aqueles que você ama!




Por
23/12/2016


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!