A harmonização de vinhos compreende um amplo universo de combinações — a escolha errada do vinho como acompanhamento de um prato pode tornar a experiência gastronômica pouco agradável. Por isso, é necessário estar atento. Neste post, falaremos sobre harmonização de diferentes vinhos com o queijo feta, uma iguaria da culinária grega. Acompanhe!
O queijo feta
É feito a partir do leite de cabra e do leite de ovelha. Esse produto, tão tradicional na culinária grega, tem um sabor peculiar, coloração branca e baixos níveis de gordura.
Sua textura pode ir de muito macia a levemente consistente, variando também o seu teor de sal, que pode ser brando ou salgado. Este tipo de queijo não apresenta furos nem casca sobre a sua superfície, assemelhando-se visualmente aos queijos frescos brasileiros.
O feta é parte da alimentação diária dos gregos, sendo servido com saladas, carnes cozidas ou grelhados ou pão e outros ingredientes, em um sanduíche. Além disso, ele também pode rechear massas folhadas e outros pratos tradicionais gregos, como o ktipiti (uma espécie de queijo processado).
Dica: Veja também como combinar queijo Gruyère e vinhos.
Em alguns países, produtores fabricam uma réplica do queijo feta a partir do leite de vaca. No entanto, o alto teor de gordura desse tipo de leite altera o sabor, a textura e outros aspectos do queijo — que, para muitas pessoas, sequer pode ser considerado feta.
A harmonização de vinhos
Os vinhos tintos
Os queijos frescos, em geral, não caem bem com vinhos tintos fortes. Afinal de contas, o amargor dos taninos presentes nesses tipos de bebida oculta as delicadas nuances dos leites de cabra e de ovelha. Além disso, o sabor forte desses vinhos choca com a acidez presente no queijo feta.
Clique nas imagens acima e confira mais detalhes dos produtos!
Os vinhos brancos
Esse estilo de vinho tem como característica marcante a suavidade e leveza. Além do frescor da bebida, a acidez dialoga bem com os queijos frescos — caso do feta. Já a delicadeza desse tipo de queijo pede algo mais leve para acompanhar.
Os aromas frutados dos vinhos brancos são capazes de contrabalancear a acidez do queijo sem causar um contraste muito intenso nem qualquer outro tipo de estranheza para o paladar.
Vinhos elaborados a partir de uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc são uma ótima pedida para acompanhar o queijo feta.
Clique nas imagens acima e confira mais detalhes dos produtos!
Os espumantes
Servido tradicionalmente em pratos do verão mediterrâneo, o queijo feta acompanha muito bem as saladas e outros tipos de pratos frios. Enfim, ele é definitivamente um queijo leve e, por que não dizer, refrescante.
E, quando o assunto é frescor, devemos nos lembrar sempre dos espumantes. Esses vinhos são servidos em temperaturas mais baixas e acompanham muito bem os pratos frios. A leveza do brut pode ser o par perfeito para esse e para outros tipos de queijos frescos.
Conheça todos os produtos da Famiglia cliacando no banner abaixo!
Você gostou das nossas dicas de harmonização de vinhos com o queijo feta? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e impressione os seus amigos que também são enófilos!