Harmonização de vinho e hambúrguer: essa combinação dá certo?


Harmonização de vinho e hambúrguer: essa combinação dá certo?

Na hora de escolher a bebida que vai acompanhar um hambúrguer, os refrigerantes e as cervejas são os pedidos mais comuns. Porém, ousar um pouco e experimentar deliciar-se juntamente com uma taça de vinho pode fazer toda a diferença. 

vinho, na maioria das vezes, é associado a pratos mais elaborados e finos, entretanto, ele combina muito bem com diversos tipos de hambúrguer, e o benefício vai além da boa gastronomia. Além da experiência de provar uma nova combinação de sabores, o vinho possui componentes que ajudam na digestão da carne e de alimentos gordurosos.

Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem nem por onde começar na hora de escolher o tipo de carne ou vinho. Confira então algumas dicas que vão te tornar um fã dessa ousada harmonização!

BODEGA ARGENTO ARGENTO CHARDONNAY     YALI BY VINÃ VENTISQUERO YALI WILD SWAN SAUVIGNON BLANC          BODEGA ARGENTO ARGENTO SHIRAZ TINEDO Ja! Safra 

Clique nas imagens acima e confira algumas sugestões de vinhos para você harmonizar com o seu hambúrguer!

Como a ideia é fazer combinações em momentos de descontração em casa e não necessariamente para ocasiões especiais, selecionamos alguns vinhos de até R$ 60.

Chardonnay e Sauvignon Blanc

Esses dois vinhos brancos têm como característica uma boa harmonização com carnes brancas. O Chardonnay é um vinho frutado e com aromas que remetem a frutas tropicais, enquanto o Sauvignon Blanc costuma ser mais mineral e vegetal. 

Ao montar um hambúrguer para combinar com os vinhos brancos, tente usar carne de frango e queijos como brie, camembert ou muçarela de búfala. Para temperar, aposte em ervas aromáticas, principalmente se o vinho for o Sauvignon Blanc.

Se quiser ser ainda mais autêntico, pode apostar na troca da carne de frango por um hambúrguer de salmão!  

BODEGA ARGENTO ARGENTO CHARDONNAY YALI BY VINÃ VENTISQUERO YALI WILD SWAN SAUVIGNON BLANC 

Clique nas imagens acima e confira mais detalhes das nossas sugestões de vinhos branco para acompanhar seu hambúrguer!

Cabernet Sauvignon

Como um bom tinto encorpado, o Cabernet Sauvignon pede carnes de sabor intenso como acompanhamento. Tente inovar na hora de fazer o hambúrguer e aposte em carne de cordeiro ou de porco.

Ambas podem entrar num mix com carne bovina e formar uma experiência incrivelmente saborosa. Use queijos expressivos, como o gouda, gruyère e o cheddar. Se os queijos forem suaves, o sabor deles pode acabar desaparecendo.

 

Syrah ou Shiraz

Essa uva não é tão conhecida por todos os bebedores ocasionais de vinho tinto, que normalmente apostam na tríade mais famosa: Cabernet Sauvignon, MerlotPinot Noir. Os vinhos feitos com uvas Syrah costumam ser intensos e bem marcantes.

Uma deliciosa opção para apreciar uma boa taça de Syrah é combina-la com um hambúrguer de picanha com molho barbecue. A nobreza da picanha grelhada e os sabores defumados e adocicados do molho combinam bem com a expressividade deste tinto.

BODEGA ARGENTO ARGENTO SHIRAZ 

Clique na imagem acima e confira mais detalhes da nossa sugestão de Syrah para acompanhar o seu hambúrguer!

Tempranillo

Esse vinho tinto tem a acidez perfeita para quebrar a gordura e o peso de um hambúrguer mais forte. Aposte em um mix de carnes suínas e bovinas com um teor de gordura mais alto para obter uma boa combinação.

A intensidade do vinho Tempranillo ganha destaque entre as mordidas em um hambúrguer de sabor distinto. A pedida aqui é um queijo mais neutro, como muçarela ou prato, para deixar o vinho e a carne fazerem sua mágica.

TINEDO Ja! Safra 

Clique na imagem acima e confira mais detalhes da nossa sugestão de Tempranillo para acompanhar o seu hambúrguer!

Malbec

Um vinho que pode ser considerado a especialidade das vinícolas argentinas não poderia vir acompanhado de outra coisa que não fosse mais uma iguaria oferecida pelos hermanos: a carne de costela. O hambúrguer feito a partir deste corte tem um sabor inigualável.

A proximidade com os ossos faz a carne ser macia e saborosa e o teor de gordura presente é o ideal para deixar o hambúrguer tenro e suculento. Vale lembrar que grelhar na churrasqueira vai fazer toda a diferença.

Malbec combina muito bem com os aromas e sabores da carne assada, principalmente se for um exemplar envelhecido. Mergulhe na da sabedoria de nossos vizinhos e aposte nessa combinação com a carne de costela.

BODEGA ARGENTO ARTESANO DE ARGENTO MALBEC 

Clique na imagem acima e confira mais detalhes da nossa sugestão de Malbec para acompanhar o seu hambúrguer!

Essas são algumas combinações entre vinhos e hambúrgueres que você pode testar em sua casa. Se você tem mais alguma dica de harmonização de vinho para compartilhar ou quer relatar suas experiências gastronômicas, não se esqueça de deixar seu comentário!

Conheça todos os produtos da Famiglia clicando no banner abaixo!

Conheça os produtos da Famiglia



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!