Creme balsâmico: entenda o que é e como usá-lo na culinária


Creme balsâmico: entenda o que é e como usá-lo na culinária

Você já ouviu falar de creme balsâmico? Não precisa se envergonhar se a resposta for não. Embora muito saboroso e versátil, ele não é tão conhecido quanto o vinagre balsâmico. Ambos pertencem à mesma família, porém suas características são muito distintas.

Entretanto, chegou a hora de conhecer esse produto, que praticamente só não gosta quem não conhece. Por isso, neste artigo vamos explicar o que é, quais as diferenças do creme para o vinagre, como ele é elaborado e de que formas podemos utilizá-lo na gastronomia. Além disso, vamos ensinar 4 receitas incríveis que levam esse ingrediente. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

O que é o creme balsâmico e como ele é elaborado?

O creme balsâmico nada mais é do que uma redução do famoso vinagre balsâmico. Então, a elaboração dos dois produtos é muito parecida, com a diferença que para se chegar ao ponto ideal é preciso passar por mais alguns processos, no caso do creme balsâmico.

Basicamente, tanto o vinagre quanto o creme são feitos a partir de vinho. Mas vamos relembrar um pouco do processo para ficar tudo bem explicado.

A primeira etapa é extrair o mosto (sumo das uvas) e fermentá-lo. A fermentação alcoólica na mais é do que a conversão dos açúcares da uva em álcool, pela ação de fungos específicos (as leveduras, tão comentadas aqui no blog). Quando o vinho está finalizado, o mesmo é submetido a uma oxigenação proposital, pois veja que curioso, o que transforma vinho em vinagre são bactérias acéticas, e esses microrganismos somente se reproduzem na presença do oxigênio. 

Lembre-se: oxigênio em grande quantidade é inimigo do vinho, mas amigo do vinagre. 

Agora temos o vinagre de fato e chegou o grande momento de denominarmos como balsâmico. Essa classificação somente é dada a vinagres que envelhecem em barris de madeira, onde sempre é priorizado o uso do carvalho. O tempo em que o líquido permanece nos barris pode ultrapassar muitos anos, concentrando e intensificando os sabores, aromas e, também, a coloração do produto final, deixando-a mais escura.

Até o momento, detalhamos como é produzido a base para o creme balsâmico; o vinagre. Para que tenhamos de fato o produto que queremos é necessário simplesmente reduzi-lo, ou seja, deixá-lo cozinhando por algumas horas, em fogo baixo, para que a água evapore e o líquido se torne mais concentrado e viscoso. De maneira geral, os cremes balsâmicos são mais adocicados, podendo ser adicionado açúcar em sua composição, além de outros condimentos. Então, para que adora comidas agridoces, a festa está garantida. 

As diferenças entre creme balsâmico e vinagre balsâmico

Textura

A diferença mais notável entre creme e aceto balsâmico é a textura. Como o próprio nome já diz, o primeiro é muito mais espesso do que o segundo.

Por isso, ele é muito mais recomendado para utilização na gastronomia, devido a sua versatilidade, já que o vinagre é mais indicado para saladas.

Sabor

O decorrer do processo acentua o sabor do produto, fazendo com que algumas características estejam presentes com maior intensidade no creme do que no vinagre, resultando em um produto mais complexo.

Ainda, é muito comum que os produtores adicionem outros ingredientes à mistura, incrementando o seu sabor. É usual encontrar em lojas creme balsâmico com mel e laranja, com morango e com diversas outras harmonizações.

Dica: 6 dicas incríveis de harmonização de vinhos

Quando utilizar o creme balsâmico na culinária?

Se você acompanha o universo gastronômico, seja através de programas de culinária ou até mesmo fazendo as suas receitas, possivelmente já ouviu falar em redução de balsâmico. Isso, nada mais é do que o creme que estamos apresentando aqui, como já falamos anteriormente.

Portanto, quando você busca por praticidade, vale muito mais a pena optar pelo ingrediente pronto. Afinal, o processo de reduzir o vinagre balsâmico até transformá-lo em creme leva um bom tempo.

Uma das principais qualidades do balsâmico, seja o vinagre ou o creme, é acentuar o sabor dos pratos. Quando você utiliza esse ingrediente, os outros gostos acabam aparecendo mais e se sobressaindo, pois essa é uma das propriedades dele.

É por isso que ele é muito versátil e pode ser utilizado para compor receitas salgadas, como saladas e carnes e também as doces, especialmente sobremesas que levem frutas que têm uma acidez acentuada.

Por fim, ainda vale mencionar os sabores diferenciados de creme balsâmico que existem. Eles podem servir para harmonizações inovadoras e tradicionais, elevando as suas receitas a outro patamar.

Quais os benefícios desse ingrediente?

Além do sabor que traz às receitas, é muito importante conhecer os benefícios que o creme balsâmico pode representar para a saúde de quem o consome. E eles são vários!

Tem baixos índices de gordura e calorias

É um ingrediente que apresenta baixos níveis calóricos e de gordura, o que é excelente para a sua saúde. Uma colher de sopa tem cerca de 15 calorias e uma quantidade insignificante de gorduras.

Se formos comparar com o azeite, que também é muito utilizado para temperos, percebe-se isso muito claramente, já que esse segundo ingrediente tem cerca de 100 calorias em uma porção do mesmo tamanho.

Confira todos os cremes balsâmicos da Famiglia em nossa loja online!

conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Combate os radicais livres

O aceto e o creme balsâmico têm em sua composição polifenóis que ajudam no combate aos radicais livres. Esses são um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce. Portanto, qualquer ingrediente que ajude a combatê-los é ótimo para a nossa saúde!

Reduz os níveis glicêmicos

Outro grande benefício desse ingrediente é que ele ajuda a reduzir os níveis glicêmicos do seu organismo. Portanto, se você possui diabete ou pré diabete, considere consumir o creme balsâmico para ajudá-lo com essa doença. Importante salientar que algumas opções apresentam adição de açúcar, então fique atento ou rótulo.

Normaliza a pressão arterial

Um estudo realizado em 2006 na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, descobriu que o vinagre balsâmico associado ao azeite ajuda a reduzir inflamações e oxidação nas artérias, preservando sua elasticidade e flexibilidade, independentemente dos níveis de colesterol.

Além disso, os antioxidantes e flavonoides encontrados nesse ingrediente reduzem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como são as cardiovasculares.

Auxilia na digestão

Outro benefício importante do creme balsâmico é que ele auxilia no processo digestivo, graças à sua acidez acentuada. Isso, porque ela estimula a produção de saliva e de suco gástrico, que faz os órgãos do sistema digestivo trabalharem de forma mais eficaz.

Dica: Vinho e chocolate: 5 dicas para a melhor harmonização!

Quer aprender algumas receitas com creme balsâmico?

Como já falamos, o creme balsâmico é muito versátil e pode ser utilizado com muito sucesso na gastronomia. Para você que quer se aventurar nessa mistura de sabores, separamos algumas receitas que levam o ingrediente e são super saborosas e fáceis de fazer. Acompanhe!

Cebola caramelizada

Essa cebola caramelizada é excelente como acompanhamento de pratos. Ela pode compor um hambúrguer, um filé ou até mesmo um purê de batatas.

Ingredientes

  • 2 cebolas médias cortadas em rodelas;
  • meia xícara de creme balsâmico.

Modo de fazer

Geralmente as receitas de cebola caramelizada levam açúcar mascavo. Entretanto, o creme balsâmico substitui perfeitamente esse ingrediente. Vamos à receita!

Depois de picar as cebolas em rodelas, leve-as para dourar em uma frigideira aquecida com um fio de azeite. Quando ela estiver dourada, acrescente o creme e cozinhe até que ele se incorpore à cebola.

Por fim, é só servir com o prato de sua preferência!

Filé com creme de balsâmico

Nesta receita o creme é utilizado para fazer o molho que acompanha a carne. Além do filé, você pode servir algum acompanhamento para o prato, como arroz negro, arroz à grega ou alguma farofa diferenciada.

Ingredientes

  • 2 cortes de filé mignon de cerca de 150 g cada;
  • 200 mL de creme balsâmico;
  • Sal e pimenta do reino;
  • Azeite.

Modo de fazer

Primeiro você deve temperar as peças de filé mignon com sal e pimenta do reino, deixando que fiquem descansando por um tempo, para incorporar o sabor dos temperos. 

O grande segredo da receita está no preparo do filé. Para garantir peças suculentas, esquente bem a frigideira, com um fio de azeite nela. Quando estiver quente, ponha as carnes para selar durante 5 minutos de um lado e 4 do outro — esse é o tempo ideal para que elas fiquem ao ponto. Se preferir que ele fique mais bem passado, deixe por mais tempo. Se quiser mal passado, obviamente, sele por menos tempo.

Ao retirar da frigideira, deixe os filés descansando por cerca de 5 minutos. Esse é o segredo para uma carne macia e suculenta. Enquanto isso, leve o creme balsâmico ao fogo, apenas por tempo suficiente para que ele fique quente.

Para servir você pode deixar o molho à parte ou esparramá-lo sobre a carne. Essa é uma questão de preferência. Os acompanhamentos também devem ser servidos conforme o seu gosto, sempre respeitando a lógica da harmonização.

Confira todos os cremes balsâmicos da Famiglia em nossa loja online!

conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Peito de pato com creme de balsâmico

Se você busca uma receita mais sofisticada, que tal apostar no pato? Essa ave tem um sabor mais pronunciado e é uma ótima opção para receber convidados em casa.

Assim como no filé, os acompanhamentos ficam por sua conta, mas a nossa sugestão são receitas acompanhem batatas, pois combinam muito bem com pato.

Ingredientes

  • 2 unidades de peito de pato com capa de gordura;
  • 100 ml de creme de balsâmico com mel e laranja;
  • 50 g de chocolate meio amargo;
  • 1/4 de cebola picada em pedaços bem pequenos;
  • 1 dente de alho picado;
  • sal;
  • pimenta do Reino;
  • ervas aromáticas a gosto.

Modo de fazer

O primeiro passo para essa receita é fazer cortes diagonais na capa de gordura do pato e temperá-lo com o sal, a pimenta do reino e as ervas aromáticas que você preferir — uma boa sugestão é alecrim. Enquanto o pato descansa no tempero, pique a cebola e o dente de alho.

Coloque o pato em uma frigideira aquecida, com a gordura virada para baixo, para que ela derreta. Quando isso começar a acontecer, você deve pegar essa gordura com uma colher para regar o pato, fazendo com que o lado de cima dele também cozinhe. Você deve fazer esse processo por aproximadamente 5 minutos. Depois, vire o pato e deixe cozinhar por aproximadamente 1 minuto.

Retire o pato do fogo e deixe-o descansar. Enquanto isso, faça o preparo do molho. Primeiramente aqueça o creme balsâmico e logo acrescente o chocolate, cozinhando em fogo baixo e misturando os dois ingredientes até que esse último derreta.

Na hora de montar o prato, você pode servir o molho à parte ou regar o pato com ele. O sabor é incrível, pois o grande segredo dessa receita é o creme de balsâmico saborizado com mel e laranja, que combina de forma especial com essa proteína.

Dica: Sabores sem igual: saiba como harmonizar azeite e vinho

Bruschettas

Depois de carnes e acompanhamentos, chegou o momento de ensinarmos uma receita de entradas. As bruschettas são uma excelente opção para coquetéis ou até mesmo para abrir jantares.

Ingredientes

  • 1 pão baguete;
  • azeite;
  • tomate italiano;
  • cebola;
  • manjericão;
  • creme balsâmico;

Modo de fazer

Fatie o pão, regue com azeite e leve-o para tostar ao forno em 180 graus por aproximadamente 15 minutos ou até perceber que ele está ficando dourado. Enquanto isso, pique em pedaços pequenos o tomate, a cebola e o manjericão. Misture tudo, regando com um pouco de azeite.

Por fim, é só montar as bruschettas. O segredo está na finalização: após colocar a mistura sobre o pão torrado, regue-as delicadamente com um pouco de creme balsâmico e decore com uma folha de manjericão.

Salada de rúcula com muçarela de búfala, tomate e creme balsâmico

Para você que gosta das saladas, essa receita é super especial. Afinal, todos os ingredientes harmonizam perfeitamente bem e dão um toque a mais para o prato.

Ingredientes

  • 1 maço de rúcula;
  • 1 pote de muçarela de búfala;
  • 2 tomates;
  • creme de balsâmico;
  • sal;
  • azeite.

Modo de fazer

Primeiro, lave bem a rúcula e os tomates. Depois, pique eles e a muçarela de búfala em rodelas. Misture tudo em uma tigela e tempere a gosto, com sal, azeite e creme balsâmico.

Sorvete com calda de balsâmico e morango

Para finalizar a nossa lista de receitas, uma sobremesa. A doçura do sorvete com a acidez do balsâmico e o gosto irresistível do morango ficam ainda mais incríveis juntos.

Ingredientes

Modo de fazer

Lave os morangos e pique grosseiramente, em 4 ou 6 pedaços cada um, conforme você preferir. Leve o creme para o fogo baixo até que ele comece a ferver.

Acrescente os morangos e deixe cozinhar até que amoleçam levemente. Retire a calda do fogo e acrescente o extrato de baunilha, misturando bem. Deixe esfriar e sirva como cobertura, por cima do sorvete de creme. Vai ficar irresistível.

Confira todos cremes balsâmicos em nossa loja online!

conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Interessante descobrir como o creme balsâmico é um ingrediente muito versátil, não é? E além dos inúmeros usos gastronômicos, também é muito benéfico para a saúde de quem o utiliza, graças às suas excelentes propriedades.

Ficou com água na boca e quer degustar todo o sabor incrível dessas receitas? Então adquira o creme balsâmico em nossa loja virtual e mãos à obra!




Por
22/01/2019

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!