Entenda o que são antepastos e qual a melhor forma de consumi-los


Entenda o que são antepastos e qual a melhor forma de consumi-los

Embora a sua principal função seja a de saciar a nossa fome, a gastronomia pode ser vista como uma e expressão cultural e até mesmo histórica, que revela muito sobre os costumes e o modo de viver de determinados povos. Por isso, suas criações e especificidades — como o antepasto — são capazes de nos ensinar um pouco mais sobre outras culturas.

Os antepastos são, de modo bastante resumido, um apanhado de iguarias normalmente servidos antes das refeições principais. No entanto, seu significado histórico vai muito além de simples petiscos e eles são considerados extremamente importantes para muitas culturas em nosso planeta, especialmente a italiana. 

Então, para que não haja mais dúvidas, iremos esclarecer as curiosidades acerca deste alimento, quais são os sabores mais tradicionais e quais ingredientes podem ser utilizados em sua elaboração. Continue conosco e descubra mais sobre essa maravilha da culinária!

O que são antepastos?

A origem dos antepastos está na riquíssima gastronomia italiana. O seu nome — antipasto, na grafia da língua italiana, ou antipasti no plural — significa literalmente ‘’antes do prato’’. Isso quer dizer que eles se referem a pequenas porções de algum ingrediente que são consumidas antes do prato principal.

A sua história teve início na Itália medieval, e seu principal objetivo era atrair o paladar das pessoas e acender a vontade de saborear a refeição que estava por vir. Até os dias atuais, se alimentar na Itália é uma verdadeira experiência sensorial, que envolve todos os sentidos: tato, olfato, visão, paladar e até mesmo a audição.

Por conta da fortíssima tradição, a composição dos antepastos é, até hoje, muito parecida com as que eram observadas no passado. Eles ainda são muito coloridos, bem apresentados e contam com ingredientes frescos e perfeitamente selecionados para abrir o apetite de todos os que estão à mesa.

Dica: Quais são os vinhos que mais bem acompanham frios e embutidos?

Como é feito um antepasto?

De modo geral, o preparo de um antepasto permite que a nossa imaginação crie asas e voe longe. No entanto, alguns passos podem ser seguidos para garantir o sucesso do prato. Vamos conferir?

Escolha a carne

É indicado escolher entre duas ou três variedades de carnes ou embutidos, como é o caso do presunto, mortadela e outras. Corte-os em fatias bem fininhas ou cubos padronizados, para garantir a beleza do prato.

Escolha o queijo

queijo é uma das partes importantes na composição de um bom antepasto e, por isso, a sua escolha deve ser feita com muita atenção. Escolha aquele que mais combina com a carne que você selecionou!

Separe a guarnição

Guarnição é o nome dado aos alimentos que compõem um prato com a função de complementá-lo e torná-lo mais bonito. Eles podem incluir castanhas, frutas ou saladas de sua preferência.

Deixe um pão sempre por perto

Os pães são muito importantes no consumo de um antepasto, pois funcionam como uma espécie de ‘’prato comestível’’. Em outras palavras, ele é utilizado para facilitar a degustação e nos ajuda a manter todos os ingredientes juntos e com o mínimo de trabalho.

As dicas para deixar o prato do antepasto realmente inesquecível é abusar das cores e da harmonização de elementos, caprichando na apresentação final. Afinal de contas, a refeição tipicamente italiana é uma verdadeira aula de tradição que envolve todos os sentidos.

Além disso, deixe uma tábua para cortar os alimentos sempre por perto para que as pessoas possam se servir de queijos, carnes e frutas sem problemas. Outro ponto crucial é optar por ingredientes frescos e de qualidade, o que faz toda a diferença no resultado final.

Conheça os antepastos da Famiglia Valduga em nossa loja!
Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Quais são os ingredientes que podem ser utilizados?

Não há uma regra muito específica quanto aos ingredientes que podem ser utilizados no preparo de um antepasto, pois é tipicamente um prato que permite que a criatividade seja utilizada sempre a favor do gosto das pessoas envolvidas naquela refeição.

No entanto, eles normalmente contam com um tipo de carne (como as embutidas, por exemplo), um queijo, pães e vegetais (tanto frutas quanto legumes) frescos. Eles, por sua vez, podem estar crus, cozidos ou refogados. Algumas das escolhas mais populares são:

  • Nozes;
  • Alimentos em conserva;
  • Carnes secas;
  • Azeitonas;
  • Queijos salgados;
  • Brócolis;
  • Abobrinha;
  • Berinjela;
  • Cogumelos.

A apresentação dos antepastos também pode variar bastante e eles podem ser servidos em pedaços, em diferentes cortes ou na forma de patês. Vale a pena experimentar as combinações e descobrir o que funciona melhor com seus amigos e com a sua família!

Quais são os sabores mais tradicionais de antepasto?

Como podemos ver, há uma infinita possibilidade de combinações de antepasto. Eles instigam diversas áreas de nosso paladar e podem incluir ingredientes doces, salgados, azedos, e por vezes, com delicada tendência amarga. O contraste e o equilíbrio são palavras-chave na composição desse tipo de prato.

Na Itália, os antepastos mais tradicionais dependerão muito da região em que o visitante está. A partir daí é possível conhecer um pouco mais das preferências daquele povo e começar a entender quais são as combinações mais famosas. Confira a seguir.

Dica: Guia de Harmonização de Vinhos com pratos apimentados

Região sul

A região sul da Itália é famosa por suas belíssimas praias e ilhas, como a Sardenha e Sicília. Por lá, o sol brilha praticamente o ano inteiro e o clima mediterrâneo é marcante e reflete diretamente nos sabores mais utilizados.

Os antepastos sulistas contêm ingredientes como tomates e ervas frescas, além de queijos cremosos e frutos do mar. Outros ingredientes muito utilizados são a escarola, a pimenta, as azeitonas e as alcachofras.

Região central

O centro do país é onde praticamente tudo acontece. Aqui estão grandes cidades como Napoli e Roma, famosas por sua história e arquitetura. Outro ponto muito famoso do centro italiano é a Toscana. Mais uma vez, o clima da região influencia os sabores mais utilizados nos antepastos.

Os antepastos mais tradicionais da região incluem os sabores de salmão com erva-doce, o tomate assado, saladas de tomate, queijo, manjericão e o conhecido sabor de berinjela, muito famoso no Brasil.

Região norte

Ainda mais elegante do que a área central e muito mais fria do que a parte sul do país, a região norte abriga grandes cidades como Milão, Turim e Gênova. Mais próximo a outros países, como a Suíça e a França, o norte italiano tem em seu território uma porção dos famosos Alpes europeus.

Por conta disso, a gastronomia da região é um pouco mais quente e traz pratos com queijos cremosíssimos e laticínios deliciosos. As ervas frescas também estão em abundância por lá, além de sabores mais marcantes como a cebola regada com azeite balsâmico e os figos.

Aproveite e confira os antepastos da Famiglia Valduga!

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Qual é a melhor forma de consumir os antepastos?

Os antepastos são comumente consumidos antes das refeições principais em uma refeição tipicamente italiana. Por lá, as etapas são muito precisas e cada uma delas desempenha um papel único no grande momento que é o jantar ou almoço em família.

Na realidade brasileira, as coisas são um pouco diferentes apesar da grande influência italiana em nossa cultura. Por aqui, é possível consumir os antepastos antes do almoço ou em reuniões sociais com os amigos, para bater um papo descontraído e saborear um bom vinho e relaxar.

Gostou de conhecer mais sobre o antepasto? Agora, se aventure e comece a introduzir essa maravilha em sua alimentação! Lembre-se que o momento das refeições é muito importante para o nosso corpo e também socialmente, o que torna essencial aproveitá-lo com calma, e sempre acompanhado de bons vinhos. Bom apetite!

Se interessou pelos antepastos? Confira, então, a seleção de produtos de excelente qualidade em nossa loja virtual!




Por
04/10/2018

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!