Drink Mimosa: aprenda a fazer a bebida e surpreenda seus convidados


Drink Mimosa: aprenda a fazer a bebida e surpreenda seus convidados

O verão está com tudo no Brasil, e para fugir do calor em grande estilo, a solução é contar com uma boa bebida para refrescar! Os vinhos brancos e espumantes são ótimos para tomar geladinhos à beira da piscina, mas existem alternativas mais modernas que podem ser igualmente deliciosas: esse é o caso do drink mimosa

Ficou curioso para saber mais sobre a história do drink mimosa e aprender a preparar a bebida para surpreender seus convidados no verão? Continue conosco e descubra!

Quando surgiu o drink mimosa? 

O coquetel cheio de frescor e personalidade tem esse nome por conta de sua coloração, resultante da fusão entre seus principais ingredientes, espumante e o suco de laranja. Mimosa é, também, o nome de uma planta de tonalidade amarela, assim como o drink

Sua origem ainda não é certa, americanos e britânicos o reivindicam, mas a suspeita mais conclusiva é que a bebida tenha surgido em meados de 1925, em Paris. Este ano foi carregado de inovações culturais e artísticas e, no meio de toda a efervescência do contexto, o bartender Frank Meier, do Hotel Ritz, teria criado o drink mimosa para alegrar os hóspedes.

Qual é a melhor forma de harmonizá-lo? 

Para variar do vinho de sempre e trazer mais charme e borbulhas aos seus dias, o drink mimosa é mesmo uma excelente opção. Mas quais são os melhores acompanhantes para isso? O que devemos comer ao degustar a bebida

Por se tratar de uma combinação que tem espumante em sua base e o suco de uma fruta cítrica, o ideal é associá-la a carnes mais leves, como peixes brancos e suaves. Queijos e saladas também têm tudo a ver com a mimosa, que é bem aromática e rouba espaço no paladar com sua acidez suculenta. 

Em brunches, por exemplo, a mimosa cai super bem com torradas e geleias. Não podendo esquecer, que os queijos mais delicados e menos salgados são uma bela pedida.​ Para além disso, os alimentos mais doces podem harmonizar perfeitamente com uma deliciosa taça do drink

Dica: 4 drinks com vinho para refrescar no verão

Como preparar a bebida? 

Existem diferentes formas de preparar o drink mimosa, e há uma série de variações da bebida nos mais diversos países, bares e restaurantes. No post de hoje, mostraremos as três mais conhecidas: a receita tradicional e suas variações de damasco e framboesa.

Mimosa tradicional 

Para uma boa mimosa tradicional, dois ingredientes bastam: um espumante gelado e um suco de laranja fresco, espremido na hora. A proporção é de um terço de suco de laranja para cada quantidade do espumante. Para uma taça individual, separe 180 ml da bebida alcoólica e 60 ml do néctar. Misture tudo em uma taça fina e alta

Existem variações da receita que colocam champagne ou prosecco no lugar do espumante. Cabe a você decidir o que combina mais com a ocasião e com o seu gosto, certo? 

Mimosa de damasco

Para um resultado ainda mais especial e gastronômico, uma boa alternativa é adicionar o néctar de damasco, com um toque de suco de abacaxi em substituição ao de laranja. Nesse caso, a melhor companhia para a bebida é o champagne

Mimosa de framboesa

Se você é fã de frutas vermelhas, trocar o suco de laranja por um suco de framboesa pode ser uma excelente combinação. Isso deixará o sabor do drink menos doce e mais ativo. É sucesso na certa!

Confira os melhores espumantes para preparar seu drink na loja online da Famiglia!

Independentemente da receita que você escolher, algumas dicas podem deixar seu drink mimosa ainda mais moderno e delicioso. Veja:

  • acrescentar uma dose de licor de grenadine para conseguir um sabor ainda mais adocicado;
  • adicionar alguns pedaços de frutas congeladas. Essa técnica, além de decorar a bebida, deixa o copo frio por mais tempo. Experimente fazer isso com o abacaxi ou mesmo com a própria laranja. Não esquecendo que as cascas das frutas também podem ser usadas para compor a decoração do copo.

Lembre-se da importância das bases alcoólicas para a bebida: conheça mais sobre as diferenças entre os espumantes e entenda qual é o melhor para o seu drink. Um moscatel, por exemplo, pode ser uma boa pedida por sua doçura. 

E aí, está pronto para arrematar o calor brasileiro com uma refrescante taça do drink mimosa? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre as receitas aos seus amigos também! 




Por
17/01/2019

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!