O nosso país é repleto de riquezas únicas. De ponta a ponta, é possível observar climas, culturas e características muito diversas, e uma das viagens mais incríveis é conhecer a belíssima Serra Gaúcha e toda a sua relevância cultural e gastronômica. Nesse contexto, visitar o restaurante Casa Madeira é uma experiência especial.
Os passeios pelas serras do Rio Grande do Sul são um prato cheio para casais apaixonados, viajantes solitários e até mesmo famílias inteiras. Essa é, portanto, uma opção viável para qualquer pessoa que queira descobrir mais sobre o Brasil e ao mesmo degustar vinhos e iguarias de qualidade.
Gostaria de saber mais sobre o cardápio oferecido pelo restaurante Casa Madeira? A seguir, conversaremos mais sobre os principais pratos servidos no estabelecimento, para que você já fique com água na boca e antecipe a sua viagem para logo. Boa leitura!
Focaccia com antepasto
Talvez uma das entradas mais saborosas, a focaccia é um estilo de pão italiano composto por azeite, sal grosso e alecrim, e no Restaurante Casa Madeira é servido com antepastos dos mais diversos sabores. Antepasto significa, literalmente, ‘’antes da refeição’’, e a Casa Madeira é especialista nesta iguaria. Existem algumas opções de sabores, pimentões, beringela ou mesmo um mix de legumes, como o italiano.
Mix de folhas com tomate seco e croutons
Excelente opção de refeição saborosa e nutritiva, o mix de folhas com tomates secos e croutons (pães selecionados fritos ou assados) é uma boa alternativa para quem não tem o hábito de consumir saladas. Prato rico em sabor, mas como tudo na vida, sempre pode melhorar. Experimente utilizar o creme balsâmico da Casa Madeira para finalizar a salada, você perceberá a infinidade de sabores que podemos conseguir em uma tradicional saladinha.
Quando falamos em harmonização, o ideal é investir em vinhos delicados, mas com intensa presença de aromas, como os elaborados com a casta Sauvignon Blanc ou Gewurztraminer.
Dica: Creme balsâmico: entenda o que é e como usá-lo na culinária
Salada de radicci com bacon
A salada de radicci é outra opção verde, que combina o frescor das folhas com o inconfundível sabor do bacon. Aqui a experiência costuma ser bastante surpreendente, pois o amargor do vegetal é equilibrado pelo toque defumado característico do bacon. Para suportar sabores tão marcantes e para não ocorrer o risco de evidenciar o amargor, escolha um vinho branco com mais estrutura, como o Chardonnay.
Polenta mole com camadas de queijo e molho de vinho
Apesar de ser incrivelmente popular em muitas regiões brasileiras (e também em vários lugares do planeta), a polenta é um dos mais clássicos pratos de origem italiana. Ela pode ser consumida sozinha ou acompanhada, geralmente em parceria com uma proteína, como um filé, ou mesmo carnes brancas grelhadas.
A opção servida no restaurante Casa Madeira é acompanhada por camadas de queijo, que criam uma experiência gastronômica ímpar, e um molho especial, elaborado a base da redução de vinho tinto. Adicionar queijos na composição do prato agrega cremosidade e maior concentração de gordura, tornando o prato a companhia perfeita para um tradicional vinho tinto, como o Malbec.
Nhoque de batata-doce com molho à bolonhesa
A batata-doce é, apesar de seu nome, um ingrediente muito versátil e que pode ser utilizado tanto em preparos doces quanto salgados. Aqui, ela traz a brasilidade unida a um prato tipicamente italiano, o nhoque.
O molho à bolonhesa é preparado com tomates frescos, descascados e cozidos no próprio restaurante, proporcionando um sabor intenso e muito mais saudável. Como tomate é uma fruta rica em acidez, a melhor opção é harmonizar como um delicado Pinot Noir, ou mesmo um refrescante espumante Brut Rosé.
Confira todos os produtos da Famiglia Valduga na loja online!
Tagliatelle ao molho especial de codorna
O tagliatelle é um tipo de massa muito popular e bastante parecida com o fettuccine (a diferença principal está na espessura dos cortes). Quando combinada com o molho especial de codorna, essa receita se torna ainda mais saborosa.
Vinhos de média estrutura são os mais indicados para o acompanhamento, como Merlot ou mesmo o Cabernet Franc. Além da codorna, a cebola é um dos ingredientes que predomina no molho. Então, lembre-se que sabor não falta neste prato.
Filé ao molho de vinho tinto
Vamos combinar! Tudo que tem vinho, geralmente é melhor. Seja na taça ou como um dos ingredientes de uma refeição. Todo molho a base de vinho é caracterizado por ser extremamente saboroso, suculento e repleto de aromas, e em parceria com um belo medalhão de filé a experiência fica completa.
Codorna
Talvez a iguaria mais procurada no restaurante Casa Madeira, a ave de sabor incomparável e com textura mais firme é sempre bem-vinda. Feita em panela de ferro e com doses generosas de especiarias, é a pedida perfeita para quem aprecia pratos perfumados e que representem as raízes de uma região. Para fugir do comum, experimente com um vinho tinto elaborado com a uva Marselan.
Rondelli
Para os apreciadores de alimentos agridoces, o Rondelli da Casa Madeira é recheado com moranga, delicadamente temperada. Para acompanhá-lo, nada mais justo que um molho branco a base de nata e queijo. O casamento prefeito não poderia ser diferente, um Merlot elaborado no Vale dos Vinhedos.
Dica: Conheça os 8 principais benefícios do consumo de chás
Spaghetti a quatro queijos
Se existe alguém que não goste de queijos essa é a chance para que a paixão aconteça. Parmesão, Gorgonzola, Mussarela e o delicioso Fontina, em conjunto formam um molho cremoso, ideal para vinhos mais potentes. Escolha um grande Cabernet Sauvignon, preferencialmente com passagem por barricas de carvalho.
Sagu com creme
Por fim, uma deliciosa sobremesa, que não pode ficar de fora! O sagu é uma alternativa muito versátil e que pode fazer muito sucesso tanto em climas mais frios, quanto no calor. Ele é sempre acompanhado de um creme branco delicioso. Para a harmonização com sobremesas, nada melhor que bebidas mais adocicadas como o espumante moscatel. Com certeza, será uma escolha certeira.
Contudo, se você considera o moscatel muito adocicado, escolha um espumante Demi-sec, conhecido como uma bebida muito democrática. Assim, todos os participantes da refeição ficarão satisfeitos.
Como podemos perceber, as delícias do restaurante Casa Madeira são de abrir o apetite de qualquer um. O que você está esperando? Comece o quanto antes a planejar a sua viagem para a região serrana do Rio Grande do Sul e dê uma passada por um dos restaurantes mais tradicionais e aconchegantes do Vale dos Vinhedos. e não se preocupe, se alguém não puder consumir vinhos, poderá desfrutar do concentradíssimo suco de uva da Casa Madeira.
Confira todos os produtos da Famiglia Valduga na loja online!
Para saber mais sobre as receitas mencionadas em nossa conversa, tirar dúvidas ou fazer sugestões, basta entrar em contato com a gente! A equipe Casa Valduga está sempre disponível para conversar e responder às eventuais perguntas que surgirem. Aguardamos a sua mensagem!