Casamento diurno: saiba como fazer e quais são as suas vantagens


Casamento diurno: saiba como fazer e quais são as suas vantagens

Embora as festas durante a noite ainda sejam preferência entre a maioria dos noivos, o casamento diurno vem se tornando uma grande tendência. É possível realizar esse tipo de cerimônia em qualquer estilo de casamento, desde os mais tradicionais até os mais contemporâneos.

Em eventos realizados durante o dia, os noivos podem contar com a troca de alianças ao ar livre, cerimônias perfeitamente iluminadas, convidados animados e uma energia única. Por isso, muitos casais escolhem se casar ainda com o sol raiando.

Se você quer aproveitar a luz natural para iluminar esse momento tão importante, continue a leitura e saiba mais sobre as vantagens e como fazer um casamento diurno!

Características do casamento diurno

O casamento diurno tende a ser uma cerimônia mais intimista. Em geral, ele acontece em lugares abertos, ou cobertos por tendas, mas também é possível realizar uma celebração tradicional em igrejas.

Outra característica desses casamentos é que a decoração não costuma ter excesso de detalhes. A composição do ambiente pede muito menos luzes e brilhos, já que o sol é a grande atração, com sua iluminação única. Da mesma forma, vestidos muito chamativos, volumosos e brilhosos não são tão usuais, já que podem destoar da essência da celebração.

Dica: Casa Valduga é eleita um dos melhores destinos de enoturismo do Brasil e Uruguai

As flores, de modo geral, são dispostas em pequenos arranjos e mantêm um aspecto mais natural, combinando com a iluminação. Velas e jogos de luzes, por exemplo, são completamente dispensáveis, Contudo, se a cerimônia for ao final do dia, será necessário incrementar a decoração com luzes que realcem os melhores ambientes do espaço escolhido. 

Principais vantagens desse tipo de cerimônia

Confira alguns benefícios de optar por um casamento diurno.

Menor concorrência e custos de fornecedores

Casamentos diurnos podem representar opções mais econômicas para os noivos. Em geral, a concorrência para casar durante o dia é menor e as empresas que realizam esse tipo de serviço tendem a disponibilizar mais dias e horários.

Esse é o momento ideal para preencher os espaços e negociar descontos e formas de pagamento. Além do mais, o consumo de bebidas alcoólicas tende a ser menor, é possível economizar com a decoração, especialmente se o local já for bonito, e não é necessário se preocupar com iluminação decorativa.

Fotos e vídeos com iluminação natural e de melhor qualidade

Fotos tiradas com luz natural ficam muito mais bonitas. Por isso, não é necessário se preocupar com jogos de iluminação funcional e decorativa. Outra vantagem é que os noivos não ficam restritos a fotografar apenas no salão — é possível fazer as fotografias em qualquer ambiente.

Dica: Conheça os 5 vinhos mais recomendados para consumir no outono

Também não é necessário se preocupar se a pele dos convidados vai sair pálida ou se o flash vai ofuscar os detalhes do vestido da noiva. Basta apenas contar com um bom profissional para ter as melhores recordações.

Decoração mais elegante

Quem gosta de decorações mais exuberantes e luxuosas não precisa abrir mão do gosto pessoal. No entanto, não há necessidade de exagerar. Se o casamento acontecer ao ar livre, deixe a natureza cumprir o papel principal e aposte em arranjos de mesa baixos, simples e delicados.

Cenários incríveis

Os locais apropriados para realizar os casamentos diurnos já garantem um dia encantador. Afinal, celebrações em sítios, chácaras, praias e até mesmo em vinícolas são sempre muito agradáveis. Espaços para eventos com um belo jardim também são opções acolhedoras e cheias de charme.

Eventos realizados em vinícolas

Noivos que sempre sonharam em celebrar a união em um ambiente sofisticado e elegante podem fazer o casamento em charmosas vinícolas. Exemplo disso são os eventos que acontecem na Casa Valduga. O amplo jardim do local e a proximidade com os vinhedos compõe um cenário incrível para as fotos do casamento.

Dica: Como escolher os melhores vinhos?

Conheça outros benefícios de fazer um casamento externo em uma vinícola.

Jardim

O gramado presente no jardim da vinícola é perfeito para quem deseja casar ao ar livre, rodeado por todo o romantismo e encanto que o local apresenta. Os eventos são realizados ao lado da maior cave de espumantes da América Latina.

Túnel

Um túnel cercado por parreiras centenárias garante um cenário único para os casais que compartilham o amor pelos vinhos. A cerimônia pode ser realizada nesse charmoso local.

Ruínas

As ruínas da antiga cantina formam um cenário perfeito para as noivas românticas e que sonham em ter um casamento digno de contos de fadas.

Pergolado

Os pergolados são outras opções de ambientes nos quais as cerimônias podem ser realizadas. Rústicos e românticos, estão localizados ao lado das caves e são ideais para casamentos mais intimistas ao ar livre.

Estrutura

É possível encontrar toda a infraestrutura necessária para realizar seu casamento nas vinícolas. O Complexo Enoturístico da Casa Valduga conta com:

  • Estacionamento;
  • Hospedagem;
  • Ambientes climatizados;
  • Sanitários;
  • Restaurante com menu típico italiano ou cardápio definido pelos noivos;
  • Wi-Fi;
  • Equipe de apoio durante todo o evento.

Ensaios fotográficos

Outra opção é aproveitar os locais encantadores que a vinícola oferece para fazer as fotos de pré-wedding. As imagens podem ser feitas nas caves de vinhos e espumantes ou ao ar livre.

Personalização

É possível personalizar sua lembrança de casamento e presentear seus convidados com um mimo inspirado no mundo dos vinhos.

Bebidas para casamentos diurnos

Receber os convidados com bebidas de qualidade é fundamental, especialmente nos dias mais quentes. Nesses casos, é comum que todos transpirem mais e sintam mais sede que o normal, por isso, os exemplares escolhidos devem ser mais refrescantes.

Dica: Conheça três drinks detox para retomar a energia pós-folia

Os espumantes são um grande símbolo das festas de casamento e não devem ficar de fora da celebração. Em geral, são servidos durante a recepção ou mesmo acompanhando o saboroso bolo. Contudo, sempre tenha espumantes à disposição durante a festa, afinal eles vão bem a qualquer momento, não é mesmo?

Vinhos brancos secos, suavesrosés também estão entre as bebidas mais tradicionais dos casamentos e combinam muito bem com o dia. Além dessas, é comum incluir opções como cervejassucos e drinques. Em relação aos vinhos tintos, tente escolher rótulos versáteis para que sejam consumidos com alimentos mais cremosos ou mesmo no almoço. 

Em todos os casos, é muito importante ter opções de bebidas sem álcool para que todos possam aproveitar o evento. Também é essencial que todas as bebidas sejam servidas na temperatura ideal para o consumo, principalmente no caso das alcoólicas.

Não se esqueça de oferecer água em abundância. Uma boa opção é saborizá-la com rodelas de frutas, como carambola, laranja e limão, e servi-la bem gelada.

Casar durante o dia tem diversas vantagens. Embora muitas pessoas ainda achem que boas festas devem acontecer durante a noite, vários casais já adotaram a nova forma de celebrar a união. Com boas atrações, comidas e bebidas de qualidade, é possível fazer uma cerimônia elegante e alegre. Por isso, não deixe de cogitar ter um casamento diurno!

Gostou das informações? Então, não deixe de começar a preparação e baixe agora mesmo um guia completo para organizar o casamento dos sonhos.

 




Por
18/04/2019

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!