Chá gelado: benefícios e 6 receitas refrescantes


Chá gelado: benefícios e 6 receitas refrescantes

Algumas nações, como a China, a Inglaterra e a Irlanda, têm uma relação muito próxima com os chás. Eles também fazem parte da cultura de muitas populações nativas, especialmente devido às suas propriedades terapêuticas. Afinal: você sabia que é possível — e benéfico — consumir o chá gelado?

O hábito de tomar chá gelado não é algo muito presente em nossos hábitos cotidianos, mas certamente é uma atitude que traz uma série de benefícios para a saúde. Além disso, eles são saborosos e podem ser uma alternativa refrescante para as bebidas com as quais já estamos acostumados por aqui no Brasil.

Não sabe como consumir chás gelados? Não tem ideia de todos os benefícios que isso pode trazer para a sua saúde? Bom, não se preocupe: ao longo deste artigo, passaremos uma série de receitas e mencionaremos razões para que você inclua esse hábito em seu dia a dia. Boa leitura!

Conheça a história do chá

Traçar a história do chá é uma tarefa desafiadora. Não é que faltem registros sobre a adoração dessa bebida pelos povos antigos, pelo contrário — mas, sim, que as estimativas mostrem que esse relacionamento começou muito antes disso.

Uma das teorias aceitas para a origem do chá é, na verdade, uma lenda chinesa. De acordo com ela, um antigo imperador da China estava relaxando sob uma árvore enquanto fervia um pouco de água. Ele se distraiu e, nesses instantes, algumas folhas caíram em sua panela, gerando uma infusão.

Não se sabe se essa lenda é verdadeira, mas, de fato, a China foi uma das nações pioneiras no consumo dessa bebida. Durante a Dinastia Tang, nos distantes anos 600, o chá já tinha uma certa relevância nos eventos sociais.

Essa bebida começou a conhecer o ocidente após a chegada dos portugueses ao continente asiático, cerca de quase 1000 anos depois. A partir daí, se espalhou por outros povos e culturas onde, hoje, é parte essencial da rotina de diversas pessoas.

Veja quais são os principais benefícios da bebida

Agora que já conhecemos a história dessa bebida, que tal conferirmos os seus benefícios para a saúde? Esse é, afinal, um dos motivos pelos quais estamos tendo essa conversa. Confira abaixo.

Hidrata o organismo

O primeiro benefício que falaremos sobre os chás é referente à hidratação do organismo. Como sabemos, o nosso corpo é composto majoritariamente por água — cerca de 70% da massa total de um adulto. Por isso, nossas células, tecidos e órgãos necessitam dessa substância para funcionar bem.

Apesar disso, é um pouco difícil ingerir a quantidade indicada de água todos os dias. Esse valor, inclusive, varia de pessoa para pessoa e muitos indivíduos sentem dificuldades em atingir a meta. Que tal, então, investir nos chás para tornar essa tarefa mais simples?

Além de refrescantes e ótimos para a saúde, os chás são muito saborosos e podem trazer mais gosto e alegria para o dia a dia. São, portanto, uma ótima alternativa para a hidratação do organismo.

Beneficia a saúde mental

Um corpo hidratado é, sem dúvidas, um percursor de uma mente sã. A desidratação pode gerar uma série de sintomas psicológicos, incluindo até mesmo, em casos extremos, a presença de delírios. No entanto, não é apenas pela hidratação que os chás contribuem para a saúde mental.

O emocional de uma pessoa pode ser afetado por uma série de questões. O estresse do dia a dia, por exemplo, é uma das mais influentes. Sendo assim, nesse cenário, os chás têm uma importante participação como tranquilizantes do sistema nervoso.

Algumas plantas, como a menta ou a camomila, são responsáveis por trazer uma sensação de relaxamento bastante característica. É fundamental, no entanto, evitar chás estimulantes caso o seu intuito seja relaxar e dormir melhor, por exemplo.

Protege a saúde cardiovascular

O sistema cardiovascular é extremamente complexo. Ele é composto, além do coração, por veias e artérias que são responsáveis por distribuir o sangue por todo o organismo, oxigenando os tecidos e mantendo-os vivos. No entanto, muitos fatores podem causar problemas nessa região.

Um dos pontos que merece maior atenção é, sem dúvidas, o excesso de colesterol ruim na corrente sanguínea. Essa gordura exagerada pode fazer com que sejam criados bloqueios nas veias e artérias, que podem culminar em situações gravíssimas como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miorcárdio.

Sendo assim, os chás são grandes aliados da saúde do coração e de todo esse sistema, auxiliando no equilíbrio dos níveis de colesterol na corrente sanguínea e promovendo uma melhora da circulação do sangue pelo corpo.

Melhora a digestão

Outro sistema muito importante de nosso organismo é, sem dúvidas, o digestivo. Aqui, ocorre a absorção de nutrientes e a excreção de várias toxinas, em atuação conjunta com o funcionamento dos rins. Por isso, qualquer problema nessa área pode gerar consequências graves para a saúde.

Os chás, em sua grande maioria, auxiliam muito na questão digestória, seja eliminando gases e desconfortos como o vômito ou a dor abdominal, seja na promoção de um trânsito intestinal mais fluido e saudável. De qualquer forma, eles são ferramentas indispensáveis para a saúde esse sistema.

Com isso, tudo funciona melhor e, além de nos sentirmos muito mais leves e cheios de energia, temos uma absorção de nutrientes bem mais satisfatória, prevenindo deficiências de vitaminas e minerais e outras questões que podem impactar negativamente a nossa qualidade de vida.

Regula os níveis de glicose

Os seres humanos precisam da glicose para viver, já que ela é uma das principais fontes de energia para o organismo. No entanto, desequilíbrios hormonais (como a falta de produção de insulina ou a resistência do organismo a esse hormônio) podem fazer com que exista um excesso desse composto em nosso sangue.

Quando isso acontece, nos vemos frente a problemas como a diabetes e outras situações que causam danos ao organismo. Afinal, em nosso corpo, tudo deve funcionar em perfeita harmonia, não é mesmo? Um sistema depende completamente do outro.

Mais uma vez, os chás podem ser utilizados como um mediador desses problemas, prevenindo-os e auxiliando no tratamento (sempre, é claro, como medida coadjuvante e sob recomendação médica!). Alguns compostos presentes nessas bebidas auxiliam no equilíbrio dos níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Dica: Chá preto: saiba o que é e quais são os benefícios

Auxilia na queima de gordura

Emagrecer ou reduzir medidas é o sonho de muita gente. Seja por razões estéticas ou por motivos de saúde, uma coisa é certa: a luta travada contra a balança é algo constante para muitas pessoas. Por isso, que tal tornar essa batalha um pouco mais simples?

O uso de chás com propriedades termogênicas, ou seja, que aceleram o metabolismo, é uma ótima alternativa para ajudar nessa questão. Além disso, as propriedades contra o colesterol são bastante importantes para promover esse tipo de perda calórica nas pessoas que tomam os chás.

Outro ponto de atenção é a energia. Investir em bebidas que potencializem a oferta energética (como as que têm cafeína em sua composição) é uma ótima ideia para quem quer mandar bem nos treinos e não fazer feio na academia!

Combate a insônia

Como falamos um pouco acima, os desequilíbrios emocionais podem resultar em uma série de problemas para a saúde. A insônia, caracterizada pela dificuldade de pegar e manter o sono, é um dos mais comuns.

Algumas plantas, como é o caso da erva-cidreira, a camomila e a menta, podem ajudar muito nessa questão. Elas promovem um relaxamento do sistema nervoso, reduzem a ansiedade e podem até mesmo auxiliar no controle de sintomas depressivos. Todos esses pontos estão diretamente relacionados com a insônia.

Sendo assim, quem apresenta dificuldades para dormir deve investir na ingestão diária desses chás. Eles podem ser consumidos quentes, mas a versão gelada também tem um efeito bastante benéfico nessa questão. Portanto, são super bem-vindos nas mais variadas ocasiões e momentos do dia!

Dica: Conheça 5 benefícios do suco integral de uva para a prevenção de doenças

Reduz a inflamação

Processos inflamatórios acontecem o tempo inteiro em nosso corpo. Eles, por vezes, podem estar relacionados a fatores como o ambiente, a presença de patógenos no ar e até mesmo a nossa alimentação.

Por isso, é sempre interessante fazer uso de substâncias que tenham propriedades anti-inflamatórias. Isso, é claro, não significa ficar tomando sempre medicações, algo que não é nada legal para o organismo, e sim utilizar elementos da natureza que façam esse papel.

Entre as opções de ingredientes anti-inflamatórios que podem ser utilizados nos chás, podemos citar o agrião, o gengibre, a hortelã e muitos outros. Vale a pena testar diferentes combinações até encontrar uma que o agrade verdadeiramente!

Traz mais energia para o dia a dia

Um dos principais desafios dos dias de hoje é ter energia para dar conta de todas as tarefas. Estamos constantemente bombardeados por obrigações e sobrecarregados com a alta carga de estresse que nos ronda. Por isso, investir em estratégias para energizar o organismo é algo muito importante!

Felizmente, opções de chás que potencializam a energia é o que não faltam. Algumas delas incluem o chá-preto, o verde e o branco, todos originados a partir de uma mesma planta, mas que passam por processos de fabricação diferentes. Eles são responsáveis por acelerar o metabolismo e podem, inclusive, ajudar também na redução de medidas!

Além desses, o chá-mate também é muito rico em cafeína, uma substância indispensável para quem quer ter mais energia no dia a dia. No entanto, é interessante não exagerar em compostos desse tipo, mas sim utilizá-los com cautela, visto que o consumo exagerado pode fazer com que o efeito pare de ser tão benéfico.

Confira a linha de chás da Famiglia Valduga em nossa loja online!

Conheça as propriedades dos chás

Interessante, não é mesmo? No entanto, quais chás são responsáveis por esses benefícios? A seguir, dê uma olhada nos principais chás disponíveis e, claro, suas propriedades mais marcantes para a saúde.

Chá mate

Começaremos a nossa lista pelo chá-mate, um dos mais populares no Brasil. Essa bebida pode ser consumida tanto quente quanto gelada e combina bastante com sabores cítricos, como o limão, uma das misturas mais conhecidas por nós. Ele vem de uma planta conhecida como erva-mate, a mesma utilizada para a produção das bebidas típicas da região sul brasileira.

O chá-mate tem as seguintes propriedades:

traz energia;
é antioxidante;
tem capacidade diurética;
evita o inchaço;
ajuda no trânsito intestinal;
estimula a memória;
reduz os níveis de colesterol;
potencializa a perda de peso.
Chá-preto

O chá-preto, na verdade, não é completamente negro. Ele tem uma coloração de tom vermelho bem escuro, o que confere essa denominação à bebida. Ele é feito com a planta Camellia sinensis, sobre a qual voltaremos a falar mais à frente. As folhas, nesse caso, são murchas e oxidadas antes do preparo do chá.

As propriedades do chá-preto incluem:

prevenção de problemas cardiovasculares;
ação anti-inflamatória;
melhora a imunidade do organismo;
é antioxidante;
reduz o colesterol ruim;
ajuda no funcionamento cerebral;
reduz a sensação de solonência;
evita o cansaço;
melhora a digestão;
ajuda no processo de emagrecimento.

Chá branco

O chá branco é outra bebida originada a partir da planta Camellia sinensis. O preparo aqui, no entanto, é bem mais simples, o que faz com que o resultado final tenha uma cor bem clara, parecida com a do champagne. É interessante como um mesmo vegetal pode dar origem a tantos produtos diferentes, não é?

As principais propriedades do chá branco são:

atua como diurético;
ajuda na redução do inchaço;
desintoxica o organismo;
acelera o metabolismo;
retarda o envelhecimento das células;
reduz os níveis de colesterol;
melhora a imunidade;
colabora para o equilíbrio do humor;
ajuda a conseguir mais energia;
melhora a capacidade muscular;
previne uma série de doenças.

Dica: Chá branco: conheça os benefícios da bebida que melhora o humor

Chá-verde

Para fechar as nossas bebidas originadas da incrível planta Camellia sinensis, vamos falar sobre o chá-verde. Essa é uma bebida mais famosa, especialmente entre a turma fitness. Essa fama se dá devido às propriedades termogênicas dessa bebida, que auxiliam na aceleração do metabolismo e na potencialização de queima de gordura.

Isso, no entanto, não é tudo. A seguir, veremos outras propriedades importantes desse chá:

combate os radicais livres;
previne o envelhecimento;
reduz a chance de contrair doenças;
melhora a imunidade;
reduz os níveis de colesterol ruim;
previne o surgimento da diabetes tipo 2;
é antioxidante;
reduz a sensação de cansaço e desânimo;
dá energia.

Dica: Conheça os benefícios do chá verde

Chá de hortelã

Outro chá que pode ser bebido gelado sem perder em sabor e nutrientes é o chá de hortelã. Ele é originado de uma plantinha conhecida como hortelã-pimenta, cujo nome científico é Mentha piperita. Por conta disso, esse tipo de bebida também é conhecida como chá de menta.

A seguir, veremos alguns benefícios desse chá para a saúde. Vamos lá?

melhora a digestão;
ajuda a reduzir cólicas e dores abdominais;
reduz os problemas com a insônia;
relaxa sem causar cansaço e fadiga;
melhora as dores de cabeça;
reduz os níveis de colesterol no sangue;
ajuda na respiração;
tem propriedades expectorantes;
ajuda na prevenção de problemas bucais;
auxilia na prevenção e controle de náuseas;
melhora a imunidade.

Chá de hibisco

Por fim, falaremos de outro chá muito famoso entre a galera que gosta de praticar esportes e que não sai da academia: o chá de hibisco. Com uma coloração muito bonita, essa bebida ajuda a perder peso e é extremamente saborosa. Ela também pode ser ingerida quente ou gelada, o que faz dela uma opção muito versátil para o dia a dia.

Você sabe quais são as suas propriedades além de ajudar no emagrecimento? Veja abaixo:

ajuda a melhorar a saúde cardiovascular;
diminui o inchaço;
reduz o risco de problemas como o câncer;
melhora o humor;
reduz a ansiedade;
ajuda na regulação do açúcar no sangue;
alivia os sintomas relacionados com a tensão pré-menstrual;
melhora a digestão;
atua como anti-inflamatório natural;
reduz os níveis da pressão arterial;
melhora a imunidade;
controla o colesterol.

Dica: Descubra agora os benefícios da pimenta para a sua saúde!

Saiba como preparar 6 receitas de chá gelado

Chegamos ao momento mais saboroso de nossa conversa! Agora, você descobrirá algumas receitas incríveis e práticas que podem ser feitas no conforto de seu lar. Cada uma delas traz propriedades diferentes e, claro, sabores absolutamente únicos. Confira abaixo.

Chá mate com limão

Começaremos com uma das receitas de chá gelado mais tradicionais! Ela combina com várias ocasiões e certamente será muito apreciada.

Ingredientes

200 ml de água gelada;
1 colher de sopa de chá-mate (solúvel);
Suco de ½ limão.

Modo de preparo

Fazer essa receita não envolve nenhum segredo: basta espremer o limão na água gelada e adicionar o chá mate solúvel. Depois, basta adoçar a gosto! As proporções aqui também podem ser adaptadas de acordo com a sua preferência: um chá mais forte, um toque de limão mais acentuado... faça como mais gostar!

Chá-verde com hortelã

Outra combinação matadora é, sem dúvidas, a do chá-verde com hortelã. Além de saborosa, essa é uma alternativa muito saudável e cheia de antioxidantes. Saiba como prepara logo abaixo.

Ingredientes

200 ml de água;
2 sachês de chá-verde;
Folhas de hortelã.

Modo de preparo

Fazer esse chá é bastante fácil. Basta preparar o sachê de acordo com as instruções (ferva a água e adicione os saquinhos) e, em seguida, com a mistura ainda quente, adicionar as folhas de hortelã. Deixe apurar e leve para a geladeira por cerca de 1 hora.

Chá-preto com maçã e laranja

A maçã e a laranja estão entre as frutas com mais propriedades benéficas para a saúde. Que tal, então, uni-las aos benefícios do chá-preto para o nosso organismo? Confira o modo de preparo desse chá.

Ingredientes

200 ml de água;
2 sachês de chá-preto;
½ maçã;
Suco de ½ laranja (ou as cascas, se preferir).

Modo de preparo

A ideia, aqui, é ferver a água com a maçã (e também com as cascas da laranja, se elas forem utilizadas). Depois, prepare o chá de acordo com as instruções da embalagem. Leve, em seguida, para a geladeira (e adicione o suco de laranja nesse momento, se ele for utilizado no lugar das cascas). Aqui, outra opção é substituir a laranja pela canela. Também dá muito certo!

Clique no banner e confira os vinhos da Famiglia Valduga!

Chá de erva cidreira com morango

Agora, uma alternativa diferente para saborear aquele bom e velho chá de erva cidreira. Observe a receita.

Ingredientes

1 xícara de água;
2 sachês de chá de erva cidreiras;
1 xícara de morangos.

Modo de preparo

O modo de fazer esse chá é muito simples. Basta preparar os sachês de acordo com o seu gosto e, em seguida, levar o preparo ao refrigerador. Depois de gelado, utilize um liquidificador e bata os chás com os morangos. Aí, é só coar e aproveitar!

Chá de gengibre, hortelã, limão e abacaxi

Essa é uma opção saborosa, refrescante e com propriedades termogênicas e anti-inflamatórias. Veja o modo de fazer.

Ingredientes

1 xícara de água;
2 cm de gengibre ralado;
Cascas de abacaxi;
Suco de meio limão;
2 sachês de chá de hortelã.

Modo de preparo

Ferva a água juntamente do gengibre e as cascas do abacaxi. Em seguida, coe essa mistura e adicione o suco do limão e os sachês de chá de hortelã. Após a infusão estar completa, leve para gelar e está pronto para beber!

Chá branco com uva

Agora, uma opção que mistura todos os benefícios do suco de uva com as propriedades dos chás.

Ingredientes

3 sachês de chá branco;
1 xícara de água;
1 xícara de suco de uva integral;
Suco de limão e laranja a gosto.

Modo de preparo

A dica, aqui, é ferver a água e preparar o chá pela infusão, normalmente. Depois, deixe-o esfriar (é possível levar ao refrigerador para acelerar o processo) e adicione o suco de uva (preferencialmente já gelado) e das outras frutas. Prontinho!

Agora que você já sabe tudo sobre o chá gelado, não perca tempo: comece o quanto antes a incluir essa bebida em seu dia a dia. Os benefícios do hábito de ingestão desses chás é algo que pode ser sentido quase instantaneamente. Com eles, você ganha em muita saúde, energia e bem-estar!

Está pronto para começar? Que tal, então, iniciar com o que há de melhor no mundo dos chás? Conheça a seleção de produtos da loja virtual da Casa Valduga e se impressione com a diversidade de sabores disponíveis por lá!




Por
02/06/2020

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!