Conheça 5 benefícios do suco integral de uva para a prevenção de doenças


Conheça 5 benefícios do suco integral de uva para a prevenção de doenças

O suco de uva é uma excelente opção para hidratar e manter o bom funcionamento do corpo. Além de ser uma bebida saborosa e que combina com qualquer época do ano, o suco integral da fruta oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Entre os responsáveis por essas propriedades positivas estão os bioflavonoides, os taninos, diversas vitaminas, minerais e o resveratrol — substância presente na casca da uva que protege o alimento contra o ataque de fungos.

O suco integral de uva é um ótimo aliado da saúde em todas as fases da vida. Ao contrário dos produtos industrializados e vendidos em caixas, ele é elaborado utilizando a fruta inteira, incluindo casca e semente. Isso garante que todas as propriedades serão aproveitadas e estarão presentes no líquido. A bebida não contém álcool e pode ser consumida por crianças.

Entenda melhor a seguir quais são os principais benefícios do consumo regular do suco integral de uva.

1. Retarda o envelhecimento

Quando comemos qualquer alimento, o processo de digestão libera radicais livres, que podem danificar as células, dando-lhes uma aparência envelhecida. Assim, elas são eliminadas pelo sistema imunológico.

O resveratrol presente no suco da uva age no organismo reparando as células e combatendo os radicais livres. Com isso, a substância retarda o envelhecimento da pele, além de melhorar e aumentar a expectativa de vida.

Dica: Vinho e suco de uva integral: entenda as semelhanças e benefícios!

2. Apresenta propriedades emagrecedoras

Um copo de suco de uva integral tem aproximadamente 140 kcal. Apesar de apresentar alto valor calórico, a bebida é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios que estimulam as células a não armazenar gordura.

Os nutrientes presentes no suco também ajudam a acelerar o metabolismo. Isso auxilia o processo de perda de massa corporal e, consequentemente, reduz a circunferência abdominal.

3. Funciona como antidepressivo natural

A uva apresenta altas concentrações de vitamina B. Por isso, o suco é indicado para afastar o mau humor, atuando como um antidepressivo natural e ajudando a regular as atividades do sistema nervoso.

Outra vantagem é o seu poder revitalizante, capaz de amenizar os efeitos da insônia e da ansiedade. A fruta também é diurética e estimula o funcionamento do fígado, sendo uma excelente opção para diminuir a sensação desagradável da ressaca.

4. Previne o Alzheimer

Além das ações que já mencionamos, o resveratrol também consegue proteger as células cerebrais e ajudar no transporte de oxigênio para o cérebro, beneficiando todas as funções cognitivas. A substância age na ativação da memória, combatendo o desenvolvimento do Mal de Alzheimer. Ainda, o elemento previne a demência e outras doenças degenerativas. Isso melhora a saúde mental e proporciona uma melhor qualidade de vida.

Confira os sucos da Famiglia Valduga em nossa loja online!
Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

5. Ajuda a saúde cardiovascular

As substâncias presentes no suco de uva são vasodilatadoras e diminuem o risco de sangramentos e hemorragias. Suas características antioxidantes beneficiam o fluxo de sangue no corpo e apresentam dois efeitos protetores do sistema cardiovascular.

O primeiro é a dilatação das artérias, que facilita o fluxo sanguíneo em todo o organismo. Essa reação é benéfica principalmente quando há obstrução da artéria coronária. O segundo está relacionado à agregação plaquetária, capaz de proteger contra sangramentos, especialmente no caso de cortes.

Por que o suco de uva faz tão bem?

suco de uva, no entanto, não traz esses benefícios por conta própria. Eles são consequência dos elementos presentes na fruta e fazem dela uma grande amiga da nossa saúde, seja em seu sumo sem álcool, seja mesmo no consumo de diferentes tipos de vinho. Para entender melhor, veja agora quais são os componentes que geram bons efeitos no organismo.

Resveratrol

O resveratrol é um polifenol e tem mais funções além das já abordadas nos tópicos anteriores. Ao mesmo tempo em que repara células, enfrenta os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, transporta oxigênio e protege células cerebrais, essa substância tem impacto nos músculos e ajuda a diminuir a fadiga.

Pesquisas apontam que também atua no sistema hormonal e pode ainda contribuir para a regulação da glicemia e trabalhar na melhor absorção da gordura pelo corpo, auxiliando na redução do colesterol LDL (considerado o colesterol “ruim”) e no aumento do HDL, o tipo “bom”.

Dica: Entenda quais são os benefícios do consumo do suco de uva

Vitaminas

Além da vitamina B, que tem papel no combate à depressão, a uva também carrega quantidades consideráveis das vitaminas A, C, E e K. Esses micronutrientes são essenciais para o funcionamento do nosso corpo e cada um deles é valioso, pois vai participar de uma grande variedade de sistemas e processos.

A vitamina A é importante para a renovação celular, para a visão e para a formação e preservação dos dentes, entre outras funções. Enquanto isso, a do tipo E é mais um relevante antioxidante e participa da cicatrização e da formação de hormônios, impactando a fertilidade.

Enquanto isso, a do tipo C é considerada fundamental para o funcionamento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra todas as doenças. Ela ainda melhora a absorção do ferro presente em outros alimentos. Já a K trabalha a favor da circulação e da coagulação do sangue, levando benefícios para o sistema circulatório e o funcionamento do coração.

Magnésio

Também está presente no interior das uvas o magnésio. Esse mineral tem várias tarefas no corpo humano. Ele atua nos nossos músculos de forma geral, inclusive no coração e nos vasos sanguíneos. Ao agir nas contrações musculares, ele relaxa o útero e diminui as cólicas menstruais.

Sem descansar, o magnésio tem ação antioxidante e combate os radicais livres, envolve-se no processamento dos carboidratos e participa da saúde óssea. Por último, a presença desse nutriente na quantidade correta colabora para reduzir o nível de glicose no sangue, que a médio e longo prazo pode levar a um quadro de diabetes.

Para tirar o máximo proveito de todos os benefícios do suco de uva integral no nosso cotidiano, o ideal é consumir um copo concentrado por dia. Além disso, para absorver melhor suas propriedades, é indicado que ele seja ingerido sempre sozinho e nos intervalos entre as refeições, para evitar a formação de gases decorrentes de sua digestão rápida. Com essas dicas, você e sua família podem apreciar tal bebida saborosa e ainda cuidar da sua saúde.

Gostou das informações? Compartilhe essas sugestões nas redes sociais e indique para seus amigos todos os benefícios dessa fruta!

E para conferir todos os produtos da Famiglia Valduga acesse nossa loja online!

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia




Por
19/03/2020

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!