Entenda quais são os benefícios do consumo do suco de uva


Entenda quais são os benefícios do consumo do suco de uva

Você já deve ter ouvido falar sobre os diversos benefícios do suco de uva para a saúde. A bebida é saborosa e saudável, sendo uma ótima opção para os dias de calor, pois contribui para a hidratação do corpo e ajuda a manter o organismo funcionando corretamente.

A uva é fonte de vários nutrientes. Entre eles, vitaminas do complexo B, vitamina C, sais minerais (como cálcio, ferro e potássio) e carboidratos, que fornecem energia para o corpo.

Outra vantagem é que a fruta apresenta bioflavonóides (substâncias bioativas pertencentes ao grupo dos polifenóis), taninos e resveratrol, responsáveis pelas propriedades antioxidantes e antibacterianas, entre outras.

Quer saber mais sobre os benefícios do suco de uva? Então, continue a leitura e aproveite essa bebida que já é considerada funcional!

Previne o envelhecimento precoce

Radicais livres são substâncias produzidas naturalmente pelo metabolismo, até mesmo durante o processo digestivo. Eles também são gerados pelas células durante o processo de produção de energia, pela queima de oxigênio.

O grande problema é que o excesso dessas substâncias pode danificar as células saudáveis do nosso organismo, incluindo o DNA. Quando não há nenhum desequilíbrio no corpo, os radicais livres são neutralizados por enzimas protetoras, em sua grande maioria.

Dica: Vinotage inova e lança protetor solar com ativos da uva

No entanto, existem fatores externos que estamos expostos no dia a dia que podem favorecer a formação excessiva dessas moléculas, provocando diversos danos ao organismo. Entre os principais agentes que induzem a formação de radicais livres estão:

  • radiação ultravioleta;

  • poluição ambiental;

  • tabagismo;

  • agroquímicos;

  • estresse.

O resveratrol, presente principalmente na casca das uvas tintas, atua como um antioxidante no organismo. Essas substâncias se ligam às moléculas dos radicais livres e são capazes de neutralizá-los.

Por esse motivo, o suco de uva é capaz de reparar as células do corpo e ajudar a manter a juventude da pele por mais tempo. Ao bloquear a ação de elementos nocivos ao corpo, o resveratrol também aumenta a produção de colágeno, garantindo uma aparência mais saudável à cútis.

Beneficia as funções hepáticas e digestivas

Dentre os diversos benefícios do suco de uva, destacam-se suas propriedades terapêuticas. A bebida funciona como estimulante das funções hepáticas. Por isso, a uva é usada como matéria-prima para a fabricação de remédios farmacêuticos para o fígado.

Dica: Conheça os 6 principais benefícios da uva para a sua saúde

O suco também é indicado para pessoas que consomem muita carne e podem se intoxicar, pois tem ação alcalinizante e combate a acidez sanguínea. Por ajudar a restabelecer o equilíbrio ácido e alcalino do organismo, ajuda a fornecer energia de forma constante e prolongada.

A bebida também acelera o metabolismo, por isso, é um importante estimulante digestivo, ajudando a eliminar o ácido úrico (produzido pelo corpo e que resulta em fadiga) do seu organismo.

Fortalece o sistema imunológico

Além de vitaminas e sais minerais importantes para o correto funcionamento do sistema imunológico, as uvas apresentam vários tipos de polifenóis, como a catequina, que têm atividade anti-inflamatória e antibacteriana.

Por isso, se ingerido todos os dias, o suco de uva ajuda a elevar o número de células protetoras do organismo, que detectam e combatem toxinas, mantendo a boa saúde.

Auxilia na perda de peso

Quando feito com as cascas da fruta e sem coar, o suco de uva apresenta fibras, que ajudam a aumentar a saciedade e o funcionamento intestinal.

Dica: 7 mitos sobre o vinho que você precisa parar de acreditar

Mesmo sendo rica em carboidrato, a uva apresenta outras propriedades. O resveratrol, um dos polifenóis presentes na fruta, é capaz de elevar o gasto energético no tecido muscular, ajudando o corpo a queimar mais calorias naturalmente. A substância também ajuda a diminuir os níveis de triglicerídios e de colesterol ruim do sangue, promovendo uma perda de peso mais saudável.

Ajuda a ganhar massa muscular

Para aumentar (ou desenvolver) a massa muscular, é necessário fornecer ao organismo a quantidade correta de nutrientes para os músculos. Por ser uma excelente fonte de carboidratos, o suco de uva sem açúcar ajuda a recuperar e a sintetizar fibras musculares.

Tomar um copo da bebida após o treino de musculação ativa a síntese proteica e auxilia na recuperação metabólica, o que leva ao desenvolvimento de massa magra. O resveratrol também exerce ação sobre a atividade enzimática das mitocôndrias, o que melhora a capacidade de produção energética, aumentando a eficiência muscular.

Confere proteção cardiovascular

Talvez, esse seja um dos principais benefícios do suco de uva. A grande quantidade de compostos antioxidantes presentes nas uvas promove a saúde do sistema cardiovascular. Essa parte do organismo é a mais vulnerável à ação prejudicial das moléculas reativas de oxigênio — afinal, a concentração dessa substância no sangue é alta.

Dica: É verdade que o vinho faz bem para o coração? Entenda esse e outros benefícios!

Dessa forma, tanto as células quanto as paredes dos vasos sanguíneos podem sofrer estresse oxidativo e entrar em estado inflamatório, o que tende a originar doenças cardiovasculares como problemas vasculares, arteriosclerose, insuficiência cardíaca e outras condições patológicas.

Outros benefícios do suco de uva que garantem um ótimo nível de proteção cardiovascular são:

  • regula a pressão arterial;

  • controla o colesterol ruim (LDL);

  • regula o colesterol total;

  • reduz a possibilidade de células se agregarem às paredes dos vasos sanguíneos;

  • controla a agregação plaquetária;

  • diminui a concentração de agentes oxidantes;

  • libera óxido nítrico nas células das paredes vasculares e melhora a vasodilatação;

  • melhora os níveis de glutationa no sangue;

  • reduz as chances de ataques cardíacos.

Protege o sistema nervoso

Aqui falaremos novamente dos famosos radicais livres. Devido a sua ação antioxidante, o resveratrol previne os danos oxidativos causados pelos radicais livres, protegendo até mesmo o sistema nervoso. Esse problema está ligado ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

A substância ainda é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, elevando a velocidade de resposta mental e, dessa forma, o desempenho cognitivo.

Pessoas que consomem suco de uva regularmente também apresentam uma evolução na atividade mental, bem como a diminuição do acúmulo de moléculas reativas de oxigênio, que apontam processos inflamatórios nos órgãos do sistema nervoso.

Ingerir um copo da bebida por dia é o suficiente para você aproveitar todos os benefícios do suco de uva. O ideal é evitar o consumo junto com as refeições, por isso, dê preferência para o intervalo entre elas. Opte sempre pelos sucos integrais, que são feitos com a fruta inteira, polpa e casca, e têm as propriedades potencializadas.

Quer saber mais sobre as uvas? Confira o guia prático sobre os tipos de uva da produção de vinhos clicando no banner abaixo!

Conheça os principais tipos de uvas usados na produção de vinhos.

Gostou das informações? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook! Assim, você recebe outros conteúdos relevantes diretamente no seu feed.




Por
26/03/2019

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!