Alguma vez você já se pegou com vontade de ter um chef na sua casa para preparar uma refeição digna do vinho que está acompanhando-a, ou mesmo de levar consigo ao restaurante aquela garrafa que você estava guardando para a ocasião certa? Pois então temos uma boa notícia: dependendo do estabelecimento, é, sim, permitido trazer sua bebida de casa, sabia? 

No post de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a chamada “taxa de rolha”, além de como proceder caso queira levar um dos seus rótulos mais especiais para ser degustado junto a pratos igualmente deliciosos. Confira!

Continuar lendo

O vinho é uma bebida muito identificada com o inverno. A cena de uma lareira acesa, uma tábua de queijos e uma taça de vinho povoa a mente dos casais apaixonados e também dos apreciadores da bebida. 

De fato, tomar vinho no inverno é uma delícia, mas não é só a estação mais fria do ano que pede uma boa taça. Ainda que o consumo de vinhos caia durante as estações mais quentes, engana-se quem acha que vinho durante o verão deve ser sinônimo somente de vinho branco gelado.

Confira agora como aproveitar os vinhos no verão e quais são os rótulos que podem ajudar a refrescar os dias mais quentes!

Continuar lendo

Aqui no Brasil, é muito comum associar um bom vinho às estações de baixas temperaturas. Muito se engana quem pensa assim. A bebida é uma das mais versáteis do mundo, já que se apresenta em uma imensidão de variedades.

A verdade é que, faça chuva ou faça sol, o vinho pode ser sempre uma boa pedida. Por isso, nós separamos algumas excelentes possibilidades de vinhos para levar a um dia de praia! Confira!

Continuar lendo

É provável que você já tenha ouvido falar da uva Pinot Noir, ou pelo menos tenha visto os vinhos e espumantes provenientes dela nas prateleiras. 

Sem dúvida, esta é uma cepa com características bastante peculiares. Isso também a torna uma das mais interessantes para aprender e degustar, pois além de compor vinhos, a Pinot Noir é uma das principais uvas na fabricação de champagnes e espumantes

Está curioso para saber mais sobre a uva Pinot Noir? Então, acompanhe o artigo!

Continuar lendo

Produzido e apreciado em diferentes regiões do mundo, o espumante é uma bebida muito usada em celebrações e festas. Seu sabor leve, muitas vezes frutado e fresco, é o que garante o apreço por públicos tão distintos.

Vamos esclarecer, abaixo, as principais dúvidas de enologia para leigos e desmistificar alguns equívocos. Veja a seguir as características mais comuns dos espumantes:

Continuar lendo

Um bom vinho tem em sua base a quantidade perfeita de álcool e ácidos: duas características primordiais para a produção de um rótulo de destaque. Quem conhece a sensação de experimentar um exemplar redondo, sabe a importância do equilíbrio entre todos os seus componentes.

Ao sentir o vinho em boca, álcool, taninos e ácidos se completam em uma experiência gustativa rica. Para entender melhor sobre esse tema, preparamos um artigo sobre o papel do teor alcoólico do vinho.

Prepare-se para aprofundar seu conhecimento sobre a enologia!

Continuar lendo

A noite mais aguardada do ano está chegando, o Réveillon! E muita gente já começou os preparativos para os comes e bebes da celebração do final de ano. Quando o assunto é Ano Novo, não pode faltar um clássico espumante para o primeiro brinde de janeiro, porém todo mundo sabe que só um espumante na hora da virada não faz a festa de ninguém! 

Neste post, vamos destacar 3 tipos de vinhos: os espumantes rosés e os vinhos brancos feitos a partir de uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay. Confira!

 

Continuar lendo

As festas de fim de ano são sinônimo de uma mesa farta com amigos e familiares em volta dela. Alguns pratos já são conhecidos por estarem presentes nessa época do ano, como o peru, o bacalhau e a rabanada. Porém, você sabe quais são os tipos de vinho apropriados para combinar com sua ceia?

De diferentes aromas e sabores, os vinhos podem complementar e acentuar o sabor dos alimentos. Para te ajudar a escolher as melhores opções para sua festa de final de ano, separamos cinco dicas de como harmonizar os pratos que estão sempre presentes na ceia com os melhores tipos de vinho. Confira!

Continuar lendo

A chegada do fim do ano vem acompanhada da preparação para as festas e confraternizações entre amigos e familiares. Alguns pratos, como o famoso peru ou, para dar sorte, a lentilha, já são presença garantida, assim como os espumantes. Utilizado para brindar a chegada do Ano Novo, o espumante pode também harmonizar com os pratos servidos durante a festa, garantindo um toque marcante ao momento.

Para te ajudar a escolher o mais apropriado, separamos uma lista com 8 espumantes para festas de final de ano, além de dicas para não errar na hora de servir e transportar a garrafa. Confira!

Continuar lendo

É chegada a hora. Fim de ano, festas, ceia de Natal. Aquela correria toda, o frenesi nas ruas, o espírito natalino e a vontade de festejar estão no ar. Tudo começa a ficar mais bonito e mais decorado.

Pensando nisso, não fizemos uma lista com regras e sugestões “engessadas” de pratos e vinhos, mas apresentaremos o motivo que faz cada um dos tipos de bebida combinar com cada tipo de comida. O importante é você entender e fazer as suas próprias combinações! 

Continuar lendo

O vinho é sem dúvida uma bebida especial. Com suas imensas variações, é sempre possível escolher um exemplar para combinar com cada pessoa. Ao pensar em um vinho para presente, é preciso levar em consideração as características do presenteado na hora da escolha, para ter certeza de ter encontrado o rótulo ideal.

Confira nossas dicas para escolher o vinho para presente perfeito! 

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!