Vinhos de verão: conheça os 10 melhores rótulos para a época


Vinhos de verão: conheça os 10 melhores rótulos para a época

Muita gente pode achar que vinho é uma bebida de inverno e que não combina muito com o calor do verão. Mas para os verdadeiros apreciadores da bebida, não há tempo ruim: existem diversos rótulos e tipos de vinho de verão que são ótimas pedidas para os dias mais quentes.

O que muitos não sabem é que, para que a bebida seja ideal também nessa época, é preciso saber escolher os exemplares ideais, que podem ser desde os mais leves e com notas mais suaves até os tintos e fortificados. Quando essa combinação é atingida, aí sim o mito de que vinho é parceiro somente do frio vai por água abaixo!

Pronto para saber com o que os vinhos de verão combinam e como servi-los? Continue a leitura e confira as melhores pedidas para acompanhar as temperaturas mais elevadas!

Vinhos brancos e espumantes

Se os vinhos tintos dominam as épocas mais frias do ano, o verão é tempo de espumantes, brancos e rosés mais ácidos, leves e refrescantes. Castas como Sauvignon BlancChardonnay e Riesling são bastante indicadas pois dão origem a vinhos com menor teor alcoólico, mais secos, jovens e menos complexos, casando muito bem com pratos típicos de verão

Dica: Entenda a relação harmoniosa entre cogumelos e vinhos

Essas variedades são bem servidas entre 8 e 10 graus celsius, uma vez que temperaturas inferiores podem anestesiar a boca e diminuir a capacidade de apreciação da bebida. Com isso, os exemplares mantêm melhor o aspecto frutado obtido graças ao breve envelhecimento. 

Nos casos de espumante, a leveza é ainda mais acentuada devido à gaseificação, seja ela estimulada pela adição de gás carbônico, seja ela natural. 

Os vinhos brancos e os espumantes podem formar a harmonização perfeita com uma das comidas mais consumidas em todas as refeições: as saladas. Seja como aperitivo, entrada ou como principal, pedir um exemplar branco para acompanhar esse prato é uma ótima escolha. 

Vinhos Rosé

Os vinhos rosés, muito populares em países como França e Portugal, têm sua elaboração provinda a partir da uva tinta. A cor rosada é fruto de uma passagem de apenas poucas horas das cascas da uva em contato com o mosto. Exemplares muito conhecidos são produzidos na região de Provence, na França e também no sul do Brasil, como os rótulos elaborados a partir da uva Malbec na Serra Gaúcha e em Santa Catarina. 

Dica: 6 motivos para conhecer a região de Champagne na França

A temperatura ideal para servir esses vinhos que vem ganhando o coração dos brasileiros é ligeiramente mais elevada que a dos brancos. Em função dos seus taninos suaves, o serviço deve ser entre 10 e 12 graus celsius. Uma boa dica é manter a garrafa na geladeira por cerca de uma hora antes do consumo. 

Um bom vinho rosé pode ser uma grande companhia para pratos mais suaves, como carne de peixe, petiscos, paella, caldeirada, arroz à marinera e até mesmo para um piquenique.

Vinhos tintos de verão

Os fãs do bom e velho vinho tinto não precisam excluí-los da lista de consumo durante os períodos mais quentes. É verdade que os vinhos brancos são os preferidos no verão, mas existem sim os tintos apropriados para a época.

A indicação mais básica para acertar em cheio é dar preferência aos exemplares mais jovens (prontos para o consumo de dois a quatro anos), mais frutados e, de preferência, os com menos contato com madeira

Em relação às sensações, prefira aqueles tintos que agradem com sua cor rubi, com aromas florais e de vegetais frescos, mais ácidos e mais frescos. O teor alcoólico, o corpo e a tanicidade (responsável pela percepção de adstringência) devem ser moderados. 

Clique no banner abaixo e confira os produtos da Famiglia Valduga!
Adquira os vinhos da Famiglia

Quando consumidos a uma temperatura entre 13 e 15 graus celsius, não existe malefício ou perda de qualidade alguma dos rótulos tintos. Temperaturas muito abaixo dessa marca, assim como no caso dos brancos, anestesiam as papilas e fazem com que o vinho apresente-se sem aroma e sabor. 

Vale lembrar que a essa bebida não se adiciona gelo, uma vez que essa ação altera suas características e pode prejudicar a real essência ao paladar. Os vinhos tintos de verão acompanham muito bem refeições que combinam com essa época do ano, como embutidos, presuntos, rosbife, massas e queijos pouco gordurosos. 

10 melhores rótulos de vinhos de verão

Agora que você sabe como servir e como harmonizar os vinhos de verão, chegou a hora de conhecer os exemplares que mais combinam com essa estação. Confira! 

1. Maquis Rosé (safra 2016)

Esse rosé chileno é límpido e cristalino, de coloração rosa pálido com reflexos em tons de pêssego. Possui aroma elegante e intenso e é bastante fresco e suculento, ideal para combinar com pratos leves em dias quentes. 

Maquis Rosé (safra 2016)
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!

2. Kalfu Kuda Chardonnay (safra 2013)

Um belo Chardonnay não poderia ficar de fora da lista. Esse exemplar também chileno da Gran Reserva Kalfu possui frescor e muita personalidade. Com aroma de frutas tropicais maduras, apresenta-se pleno no paladar, com equilíbrio e boa estrutura. 

Kalfu Kuda Chardonnay
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!

3. Yali Wild Swan Sauvignon Blanc (safra 2015)

Caracterizado pelo equilíbrio gustativo, esse vinho branco seco é fruto da manipulação delicada, resultando em exemplares que expressam um espírito jovem, simples e belo. Possui aroma de boa intensidade de frutas cítricas e de polpa branca e aroma leve e fresco. 

Yali Wild Swan Sauvignon Blanc
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!

4. Leopoldina Terroir Merlot Rosé (safra 2015)

Outro rosé da lista, produzido no Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha. De coloração vermelho cereja, é um rótulo com intensidade aromática, destacando suas nítidas notas frutadas. Demonstra frescor e cremosidade, formando um conjunto aveludado e persistente. 

 Leopoldina Terroir Merlot Rosé (safra 2015)
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!

5. Espumante Ponto Nero Brut Rosé

Composto macio e sedoso de uvas Chardonnay e Pinot Noir, as notas de frutas vermelhas desse exemplar formam a base vibrante de amora complexo e frutado. Acompanha bem dias de calor e pratos como risoto e frutos do mar. 


Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!

6. Espumante Arte Brut Rosé (safra 2015)

Caracterizado por sua leveza e frescor, onde se destacam notas de frutas exóticas e tropicais, esse rótulo é elaborado pelo método Champenoise e possui perlage fino, abundante e duradouro. 

 Espumante Arte Brut Rosé (safra 2015)
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!

7. RSV Espumante Prosseco (safra 2014)

Elaborado em safras de alta qualidade e maturado por 12 meses em cavas subterrâneasesse é um rótulo ideal para ser consumido com entradas e frutos do mar. É leve e possui ótimo frescor, onde predominam frutas cítricas e notas aromáticas.

RSV Espumante Prosseco
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!

8. Malvasia Del Salento 12 e Mezzo IGP (safra 2015)

Vinho branco seco, jovem, saboroso, elegante e fácil de degustar. Suas grandes virtudes são seus aromas tropicais e seu agradável frescor. Originário da Itália, possui grande intensidade aromática e é bem degustado ao lado de queijos frescos, saladas e pescados. 

Malvasia Del Salento 12 e Mezzo IGP (safra 2015)
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!

9. Casa Del Bosque Reserva Sauvignon Blanc (safra 2016)

Elegante e com estilo fresco, é ideal para aqueles que apreciam vinhos onde a fruta se apresenta de maneira viva e abundante, chamando toda a atenção. Esse exemplar chileno é maturado por 3 semanas no carvalho francês e evidencia notas de frutas cítricas. 

Casa Del Bosque Reserva Sauvignon Blanc (safra 2016)
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!

10. Tomero Torrentés (safra 2014)

Esse vinho varietal argentino nasce a partir da seleção das uvas com as melhores características. Conta com um intenso aroma de flores brancas como rosas, jasmim e flor de laranjeira. Na boca é frutado e refrescante, harmonizando bem com risoto de aspargos e mix de folhas verdes. 

Tomero Torrentés (safra 2014)
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!

O vinho é uma das bebidas mais curingas no mundo, e é difícil encontrar quem não se aventure a experimentar um novo exemplar. Não existem regras que limitem o consumo dessa iguaria a uma determinada época do calendário, e aproveitar a estação mais quente do ano ao lado de um bom rótulo de vinho de verão pode tornar uma simples prova em uma experiência inigualável.

Clique no banner abaixo e confira os produtos da Famiglia Valduga!
Adquira os vinhos da Famiglia

Gostou desse post e quer continuar por dentro das principais ofertas e novidades sobre vinhos? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo! 




Por
02/01/2018


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!