Talvez você ainda não saiba, mas a escolha de um bom azeite faz toda a diferença no resultado final de uma receita. E, assim como os queijos, eles também harmonizam muito bem com vinhos. A combinação entre azeite e vinho pode até não ser tão popular, mas também proporciona sabores sem igual.
Para incentivar você a testar a harmonização entre azeite e vinho, preparamos algumas dicas para você não errar na composição, além de sugestões de harmonização que vão impressionar o seu paladar e os dos seus convidados. Continue a leitura e saiba tudo!
Por que harmonizar azeite e vinho
Quem não é amante de gastronomia talvez nem saiba das inúmeras variações de azeite que existem, ou imagine que a diferença esteja somente na acidez. Mas a verdade é que tanto azeite quanto vinho são feitos de frutas recém prensadas e, assim como variedades de uva diferentes produzem vinhos diferentes, o mesmo acontece com as azeitonas.
Os azeites podem ter sabores diversos, que variam conforme a qualidade das azeitonas — as olivas assumem, assim como as uvas, as características do seu terroir —, o tempo de envelhecimento, a quantidade de prensagens e as notas aromáticas que o azeite contém. Ao contrário do vinho, o azeite não deve ser envelhecido, já que esse processo leva à perda de suas propriedades nutritivas, benéficas para a saúde, e também do seu sabor.
Dica: Vinhos e alimentos vegetarianos: é possível harmonizar?
Com similaridades e diferenças, a principal dica para harmonizar azeites e vinhos é a mesma que serve para todos os tipos de harmonização: nenhum dos sabores, sozinho, pode se sobrepor ao sabor que possuem quando combinados. Ou seja, eles devem ser comuns e semelhantes e, quando consumidos em conjunto, precisam se complementar.
Outra dica importante é que azeite e vinho possuem uma relação indireta de harmonização. O azeite deve harmonizar com o prato, que deve harmonizar com o vinho. Veja a seguir algumas receitas com azeite e saiba quais vinhos são indicados para acompanhá-las!
Como fazer a harmonização
Azeite aromatizado + Pão Ciabatta + Blanc de Noir
Uma boa sugestão de harmonização é azeite aromatizado, ciabatta e Blanc de Noir. O azeite pode ser comprado pronto ou preparado por você mesmo, e deve ser aromatizado com ervas finas como alecrim, manjericão, e alho. Ele combina muito bem com ciabatta, que é um pão branco, de origem italiana e formato achatado.
Para o consumo, recomendamos derramar o azeite sobre o pão e comer assim. O melhor acompanhamento dessa entrada é um Blanc de Noir, que são vinhos brancos produzidos com uvas tintas, como o Pinot Noir.
Como as uvas são espremidas imediatamente após a colheita, para separar o mosto claro das cascas escuras, o vinho adquire uma tonalidade amarelo-ouro. Do tipo espumante, o Blanc de Noir geralmente é suave e delicado, bastante rico em aromas e sabores. Vale investir nessa combinação!
Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!
Azeite extra virgem + doces com frutas + espumante
A nossa segunda sugestão de harmonização pode soar estranha para você em um primeiro momento, já que envolve azeite e doce, mas ela tem tudo para surpreender.
O azeite extra virgem vai muito bem em doces com frutas, como as peras com azeite e mel. Para harmonizar com essa receita, nossa sugestão é um espumante frutado, como o Prosecco, ou até mesmo um tradicional Moscatel.
Azeites doces e maduros + saladas com verduras + vinho branco
Para finalizar nossa lista, vamos às saladas. Para servir com uma opção com bastante verduras, como cenoura e beterraba, opte por um azeite feito a partir das olivas bem maduras. Nesse caso, ele terá pouca picância, adquirindo um sabor quase adocicado.
Dica: Queijos e vinhos: dicas deliciosas para não errar na harmonização
O ideal para harmonizar com essa salada é um bom vinho branco, de preferência bem refrescante e frutado. Os aromatizados de frutas cítricas, como limão ou lima, acompanham muito bem essa receita, graças a sua acidez.
Agora que você já conhece as similaridades e diferenças entre azeite e vinho, vale a pena testar essas diferentes harmonizações para impressionar os seus convidados ou para preparar algo diferente para você mesmo.
E se você quer conhecer outras harmonizações tão incríveis quanto a de azeite e vinho, confira também nosso post sobre como combinar diversas variedades de cogumelo com a bebida!