Entenda a relação harmoniosa entre cogumelos e vinhos


Entenda a relação harmoniosa entre cogumelos e vinhos

Não faz muito tempo que os cogumelos frescos vêm ganhando cada vez mais espaço na cozinha. E nada melhor que fazer a combinação de cogumelos e vinhos para uma refeição inesquecível.

O cogumelo mais encontrado nos mercados era o champignon em conserva. O que hoje mudou, pois há uma enorme variedade de fungos, e um deles certamente agradará seu paladar. São diversos tipos como shiitake, portobello, porcini, entre outros, que podem ser consumidos salteados, grelhados ou assados.

Confira agora algumas dicas de harmonização de cogumelos e vinhos e aprenda um pouco mais sobre essa iguaria. Acompanhe!

Harmonizando cogumelos e vinhos

Atualmente, cerca de 40 espécies de cogumelos são cultivadas e consumidas. Cada uma delas possui a sua característica de textura e sabor.

Um ponto importante é ficar atento ao umami, conhecido como quinto sabor. Cogumelos são ricos em umami, e isso faz com que eles harmonizem melhor com vinhos de baixo teor álcoolico, que sejam frutados e com acidez pronunciada.

Veja abaixo alguns tipos de cogumelo e quais vinhos são indicados para acompanhá-los.

Dica: Receitas com vinho: como harmonizar massas com bacon e vinho?

Cogumelo Paris

Um dos mais populares no mundo afora, o cogumelo Paris tem sabor terroso. Porém, não muito pronunciado. Ele é um cogumelo versátil, casa bem com o vinho branco e também com o vinho tinto.

Você pode harmonizar esse fungo tanto com um Chardonnay quanto com um Pinot Noir. O que vai guiar a harmonização é a receita, que muitas vezes também utiliza um tipo de vinho, como é o caso de um molho à base de cogumelo Paris e vinho tinto, muito utilizado para acompanhar carnes.

Portobello

Outro cogumelo bastante popular, o Portobello possui coloração escura e um sabor bem marcante, sendo que em alguns pratos vegetarianos ele é utilizado como substituto da carne!

Esses cogumelos são ótimos para grelhar ou assar e pedem um bom tinto. Lembre-se de que o vinho não pode ser muito tânico, pois eles conflitam com a riqueza do umami e podem criar um sabor metálico. Aposte em um Tempranillo ou um Malbec.

Dica: Guia de Harmonização de Vinhos com pratos apimentados

Shitake

Esse tipo de fungo possui um forte sabor terroso que garante um prato bem característico. Por ser bem versátil, o Shitake é utilizado em risotospizzas e molhos, em pratos salteados e assados.

Nestes casos uma boa sugestão de vinho para acompanhar são os Chiantis ou até mesmo um Carménère chileno, vinhos onde a fruta ainda mais viva se apresenta de forma abundante, com notas terrosas, garantindo uma riqueza de sabores que combina muito com o paladar do cogumelo.

Funghi Porcini

Mais intenso que os outros apresentados aqui e normalmente encontrado na forma seca, esse cogumelo tem textura macia, com sabor e aroma amadeirados. Seu paladar forte, puxa o acompanhamento para as carnes vermelhas ou molhos para massas. 

Sendo assim, a melhor pedida é um vinho tinto. Aposte em um Syrah ou Sangiovese. Um pouco do vinho com água também é também uma boa opção para hidrata-los antes de cozinhar. 

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!
Adquira os vinhos da Famiglia

Vivenciando o sabor na prática

Não existe uma regra clara em relação à harmonização de vinhos e cogumelos. Porém, quanto mais escuros eles forem, mais forte será o sabor. Cogumelos mais claros vão combinar bem com tintos leves e vinhos brancos, enquanto os escuros sempre vão puxar a harmonização para o lado dos tintos mais proeminentes.

Separamos uma receita para você testar, confira!

Entrecôte com molho de vinho tinto e cogumelo Portobello

Pegue dois bifes de Entrecôte e prepare-os numa frigideira bem quente. Finalize os bifes e aproveite o que ficou no fundo da frigideira para dar base ao molho. Acrescente uma colher de manteiga, cebola e alho.

Feito o refogado, adicione os cogumelos e deixe-os salteando por um momento. Quando eles estiverem macios, adicione o vinho tinto e misture até obter uma textura de molho.

Gostou das nossas dicas de harmonização para cogumelos e vinhos? Então curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de mais novidades do sofisticado mundo dos vinhos, além de dicas e receitas!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!