Dicas de harmonização: vinhos e bacalhau


Dicas de harmonização: vinhos e bacalhau

Um dos peixes mais apreciados do mundo, o bacalhau apresenta uma grande versatilidade para os amantes da gastronomia. Pode ser preparado em sua versão seca ou in natura, combina com vegetais como cebola, tomate e pimentão, mas também vai muito bem com creme de leite, queijos, leite de coco e azeitonas.

Com tantas possibilidades, nada mais natural do que você ficar na dúvida sobre como harmonizar vinhos e bacalhau. Afinal, ele vai bem com vinho tinto, branco, espumante, uma bebida mais leve ou mais encorpada? A verdade é que depende. Se sua receita for mais suave, um branco cai melhor. Mas se tiver um sabor mais intenso, um tinto é a aposta certeira.

Para responder a essas perguntas mais detalhadammente, preparamos este texto. Nele, vamos dar dicas de como escolher o rótulo certo para acompanhar seu prato.

Bacalhau em saladas

O bacalhau em salada costuma ser servido frio, com o peixe em pequenos pedaços ou em lascas, ou em sua versão seca. Ele vem acompanhado com outros ingredientes e perfumes, como vinagrete, azeite, salsa e coentro.

Nesses casos, leve à taça um vinho jovem e aromático. Pode ser um vinho branco com boa acidez, de corpo leve a moderado, sem passagem por madeira.

Mas se você prefere os tintos, opte por um rótulo jovem, como o Origem Merlot da Casa Valduga. Com aroma frutado e taninos suaves, mostra-se fino e elegante ao olfato, com predominância de frutas vermelhas e negras. Ao paladar, a suavidade dos taninos torna o vinho macio e proporciona um bom equilíbrio com a acidez e o moderado teor alcoólico.

Origem Merlot
Clique na imagem para conferir mais detalhes do produto!

Já os rosés também são uma opção interessante e se você for fã de espumantes, siga as mesmas características dos brancos.

Ensopados ou miga de bacalhau

Com sabor mais acentuado e textura macia, essas receitas acompanham um vinho com de maior volume. Uma boa ideia é abrir um branco com passagem por barrica de carvalho.

Bacalhau frito

Com textura densa e quantidade de gordura significativa, estes pratos requerem esforço maior na seleção do vinho. O ideal é apostar em um vinho tinto mais intenso, proporcionando mais força à receita.

Outra boa pedida são os brancos com passagem por carvalho, como o Leopoldina Gran Chardonnay D.O, que apresenta volume e potência ao paladar.

Leopoldina Gran Chardonnay D.O
Clique na imagem para conferir mais detalhes do produto!

Bacalhau assado ou na brasa

As receitas com bacalhau assado ou na brasa costumam ter sabor mais intenso. Costumam estar aliadas a outros insumos igualmente potentes, como azeite de oliva, batatas assadas, pão torrado, azeitonas verdes ou pretas. Quando preparado dessa forma, o sal do peixe se torna muito presente na boca e intensifica os aromas do prato.

Assim como na sugestão acima, aqui cabem os tintos ou brancos encorpados, com boa estrutura. A acidez vigorosa é importante para compensar a untuosidade da receita.

Os grandes espumantes, de complexidade aromática, com boa persistência de boca também são uma ótima pedida.

Brandade de bacalhau

Prato de origem francesa, ele leva à mesa bacalhau salgado e seco, alho, azeite e purê de batatas. Geralmente, é acompanhado de croutons e é muito saboroso. Com sal finamente acentuado no palato, a Brandade pede por um vinho extremamente fresco e aromático.

Para harmonizar perfeitamente vinho e bacalhau nesse caso, escolha um branco jovem, de acidez elevada para trazer frescor à boca. Em relação aos aromas, a bebida deve apresentar frutas cítricas e mineralidade. O mesmo estilo de vinho entra em sintonia com os deliciosos bolinhos de bacalhau.

Dica: Entenda como harmonizar vinhos com peixes

Lombo de bacalhau imperial

Outro preparo francês, costuma levar à panela, além do peixe, acelga, uvas passas, bacon, molho Bordelaise e, para quem gosta, foie gras. Prato mais encorpado, o bacalhau imperial convida um vinho tinto, com boa fruta e acidez para contrapor o sal do prato.

Bacalhoada

Composta por ingredientes como tomates, pimentão e alho, dando muita intensidade ao prato. Na maioria das vezes, os brancos não terão força para acompanhar a receita e vão “sumir” na harmonização. Mas também é preciso ter cuidado com os tintos, pois os taninos somados ao sal podem deixar a boca com um gosto metálico.

A solução é um vinho tinto mais leve. Para não errar, escolha um Pinot Noir, que é menos denso e tem aromas de frutas vermelhas como morango, cereja e framboesa. Uma das características dessa uva é originar vinhos com menos cor e menos taninos, e esse é o grande trunfo para torná-la a acompanhante perfeita da sua bacalhoada.

Identidade Terroir Pinot Noir
Clique na imagem para conferir mais detalhes do produto!

Bacalhau no leite

Também chamado de bacalhau à moda antiga, pois tradicionalmente os portugueses cozinhavam o peixe no leite depois da salga. Por não ser um prato muito potente em especiarias e ter um sabor delicado, harmoniza bem com vinhos brancos jovens de boa acidez e notas cítricas.

Bacalhau à Gomes de Sá

Uma das mais famosas da gastronomia portuguesa, a receita do bacalhau à Gomes de Sá foi criada pelo negociante de peixes José Luís Gomes de Sá Júnior. Para a receita, o bacalhau deve ser desfiado e, depois de descansar no leite por duas horas, ele é cozinhado e assado com azeite, alho, cebola azeitonas pretas e ovos.

E, para variar um pouco a harmonização de vinhos e bacalhau, a sugestão é apostar em um espumante brut, rico em frescor e acidez e com pouco residual de açúcar.

Como você pode perceber, o bacalhau é um insumo que permite uma gama muito grande de harmonizações. Portanto, para combinar perfeitamente os sabores do prato e da taça, é fundamental que você considere a maneira como é preparado o peixe. Afinal, é ela que vai dar as pistas sobre quais vinhos valorizam sua receita e quais serão apagados por ela.

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!
Adquira os vinhos da Famiglia

Mas nunca se esqueça de priorizar seu gosto pessoal. De nada adianta você escolher um Chardonnay com passagem por barrica de carvalho se você prefere um Sauvignon Blanc jovem e leve. No fim das contas, o que vai determinar se vinhos e bacalhau estão em sintonia é o seu paladar, não é mesmo?

Se você gostou deste post e quer conferir mais dicas de harmonização e outros conteúdos interessantes sobre vinhos, acompanhe as nossas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram e Trip Advisor!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!