É comum ouvirmos, mesmo de pessoas que não são boas conhecedoras de vinhos, que o vinho melhora com o tempo. Embora essa afirmação seja parcialmente verdadeira, também é possível apreciar vinhos jovens e ter uma experiência complexa e enriquecedora.

Ao longo deste artigo, abordaremos alguns dos mitos mais comuns que cercam a degustação de vinhos. Também conheceremos alguns dos benefícios de se apreciar vinhos mais jovens e como você pode alargar os seus horizontes e se abrir para rótulos com pouca idade.

Continuar lendo

Se você aprecia um bom espumante, já deve conhecer método Champenoise, que é a forma mais tradicional de elaborá-lo, mas você sabia que essa não é a única maneira de produzir a bebida? Muito difundido mundo afora, o método Charmat é amplamente utilizado, mas pouco conhecido pelos consumidores.

Neste artigo vamos abordar justamente isso: os detalhes do método Charmat, suas peculiaridades e como ele influencia o sabor e os aromas do espumante. Acompanhe!

Continuar lendo

Adegas climatizadas, resfriadores, decanter, saca-rolhas elétrico: diversos são os acessórios disponíveis para os enófilos. A variedade é tanta que é fácil ficar na dúvida sobre quais são necessários e para que eles servem. A verdade é que todos esses aparelhos têm uma função, e contar com eles (pelo menos alguns) pode facilitar sua experiência com a bebida de Baco.

Ficou interessado? Então, conheça agora 5 gadgets de vinhos que você precisa ter em casa!

Continuar lendo

Quem é apreciador de vinhos sabe o quanto as condições climáticas, geográficas e topográficas possuem uma influência considerável na qualidade, sabor e aroma da bebida, certo? 

E quando se trata dos chamados vinhos vulcânicos, essa premissa não poderia ser mais verdadeira. Muito provavelmente você já leu a expressão "cultivado em solos vulcânicos" impressa no rótulo de alguns vinhos, não é mesmo?

Se você está se fazendo essas perguntas agora mesmo, não deixe de acompanhar o post de hoje e fique, de uma vez por todas, por dentro do maravilhoso mundo dos vinhos vulcânicos. Vamos lá?

Continuar lendo

Degustar uma boa taça de vinho é uma experiência única. Desde o momento em que o líquido toca o paladar e suas notas começam a se tonar evidentes, a sensação de prazer é indescritível. Quando há uma harmonização de vinhos com alimentos adequada, esse momento pode ser ainda melhor.

Descubra neste texto como harmonizar vinhos e alimentos sem errar!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!