Estamos no período da vindima no Brasil e quem mora ou conhece alguma região vitícola sabe que esta época é sinal de celebração e de muito trabalho — especialmente no Vale dos Vinhedos, que abre suas portas para os turistas nacionais e internacionais.
O período da colheita das uvas se estende até o final de março. Embora seja um momento de muita dedicação, onde as vinícolas funcionam "a todo vapor", também há várias festividades, afinal, a vindima representa o resultado do trabalho de um ano inteiro.
Nessa época, a Casa Valduga disponibiliza pacotes para quem deseja se hospedar na vinícola, acompanhar algumas etapas da elaboração dos melhores vinhos da região e bater um papo sobre a produção das bebidas. As opções oferecem uma programação exclusiva, possibilitando que os hóspedes conheçam um pouco da história da vinícola e tenham uma excelente experiência. Sempre regada a bons vinhos, é claro!
Continue a leitura e conheça mais sobre a temporada de vindima no Brasil e as possibilidades para aproveitar o momento!
Encantos da vindima no Brasil
Quando o verão chega, a paisagem no Vale dos Vinhedos se transforma. Belos cachos de uvas aparecem entre as folhas das videiras e o aroma doce da fruta invade o local. Por tradição, a vindima é uma época de celebração entre os homens do campo.
A colheita das uvas é mais que uma habitual safra da fruta. O momento é de comemoração e homenagem aos imigrantes italianos que com tanto esforço criaram um legado, através do cultivo das vinhas e, posteriormente, a elaboração dos vinhos, antes originados apenas para o consumo de seus familiares e hoje sendo enviados para os mais distintos locais do planeta.
A mesma força que impulsionou ou primeiros imigrantes a desenvolverem essa abençoada região, ainda está presente na casa de cada produtor de uvas, porém com mais qualidade e respaldo técnico, sem jamais esquecer as raízes e as dificuldades para chegarem até aqui.
Nesse período, é possível vivenciar as práticas e os costumes mais clássicos da transcendental cultura do vinho. Quem visita a região na estação mais quente e saborosa do ano pode ter uma vivência inesquecível com a imersão cultural promovida pelas vinícolas.
Belezas do Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos localiza-se a aproximadamente 120 km da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pertence a Serra Gaúcha e compreende os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A região é conhecida mundialmente como a principal região produtora de uvas para vinhos finos do Brasil, tornando-se também referência em enoturismo.
Além disso, a área é a primeira, e ainda a única, do país que recebe o título de Denominação de Origem para Vinhos. Com normas muito específicas, culminando em produtos de elevado padrão e tipicidade.
Assim, os visitantes podem degustar bebidas de excepcional qualidade, elaborados com todo o diferencial que a região oferece e que carregam consigo todo o empenho, amor e trabalho de cada vitivinicultor.
A paisagem é única e concebe verdadeiros cartões-postais. A área apresenta vales e suaves colinas cobertos por parreiras. O Vale dos Vinhedos carrega o legado histórico e cultural deixado pelos imigrantes italianos. Os costumes e tradições estão estabelecidos nas pessoas e nos cenários locais.
Dica: Turismo: a experiência da hospedagem em vinícolas
Experiências que podem ser vividas durante a vindima
Esse é um momento tão importante que nunca passa em branco. Os diversos empreendimentos voltados para o enoturismo se organizam para receber os visitantes com diversas experiências, inspiradas na colheita da uva.
Por meio de uma programação completa, são oferecidas as oportunidades de participar da colheita e pisa das uvas, dos piqueniques nos vinhedos, dos jantares harmonizados com bons vinhos e dos passeios para relaxar.
As festas da colheita são uma atração à parte, pois colocam os visitantes em contato direto com o processo de elaboração dos vinhos e relembram tradições antigas da pisa das uvas — técnica utilizada pelos primeiros imigrantes italianos.
O significado cultural da vindima no Brasil é valorizado na programação, que conta com celebrações e almoços para festejar a imigração italiana. Roteiros culturais também estão na lista de atividades desenvolvidas no período.
O objetivo é que todos os visitantes que se deslocam até o Vale dos Vinhedos possam se surpreender com a hospitalidade, a paisagem, os bons vinhos e espumantes, desfrutando da melhor forma, sempre com a melhor companhia.
Programação da Casa Valduga
A Casa Valduga é uma das vinícolas familiares mais apreciadas do Brasil. O local reúne a tradição às mais modernas tecnologias para a elaboração de vinhos símbolos de excelência.
Além disso, é possível se hospedar em uma das 24 acomodações, distribuídas em 5 pousadas, que oferecem atendimento personalizado aos hóspedes, refletindo a expertise da Casa Valduga em receber bem os visitantes. Isso torna a estadia no encantador Vale dos Vinhedos uma experiência singular.
O pacote completo da temporada 2019 inclui 3 diárias e é possível escolher entre 5 finais de semana, de 31 de janeiro até 3 de março. A programação inclui café da manhã, almoço típico italiano, colheita das uvas no vinhedo, jantares, cursos, passeios na região e a oportunidade de degustar os mais diferentes estilos de vinhos. Confira mais detalhes a seguir.
Quinta-feira
A programação começa na quinta-feira e encerra no domingo, com um excelente café da manhã ao som de piano. No primeiro dia, os hóspedes aproveitam o drinque de boas-vindas e o jantar receptivo.
Sexta-feira
Almoço, oficina gastronômica de capeletti e geleias, visita à Domno Wines e à Cervejaria Leopoldina estão inclusos na programação da sexta-feira. O dia termina com um jantar no Leopoldina Jardim, que oferece ambiente aconchegante em meio à natureza.
Sábado
Depois, a programação tem início logo cedo, quando os participantes tomam o café da manhã à sombra dos vinhedos e fazem a preparação para a colheita das uvas. Os enólogos da Casa Valduga conduzem os grupos. O almoço mais esperado é servido com pratos típicos da Itália no Restaurante Maria Valduga, onde as massas artesanais roubam a cena.
Ao entardecer, acontece uma conversa com o historiador Remy Valduga e com o empreendedor Juarez Valduga. Em seguida, ocorre a pisa das uvas e, para finalizar, os visitantes aproveitam o jantar de encerramento harmonizado com vinhos da vinícola.
Domingo
O check-out é feito no domingo, após o café da manhã no Restaurante Elisabete Valduga, ao som de piano.
A época da vindima no Brasil é uma excelente oportunidade para aproveitar os encantos do Vale dos Vinhedos, conhecer suas tradições e apreciar bons vinhos. Por isso, não deixe de conhecer os pacotes que a Casa Valduga oferece para você aproveitar a oportunidade e ter uma experiência incrível. Os interessados podem entrar em contato por e-mail ou telefone para mais informações.
Gostou das informações? Tem alguma dúvida ou sugestão? Então, deixe o seu comentário em nossas redes sociais!