Conhecida desde a antiguidade, a cerveja está cada vez mais presente nas mesas de bares e nas reuniões com os amigos. Pesquisas apontam o aumento no consumo: em 2016, ela era consumida em 62,3% dos lares brasileiros, percentual que subiu para 63,4% em 2018. Com isso, muitos mitos sobre cerveja surgem.

Basicamente, existem quatro escolas de cervejas: alemã, britânica, belga e americana. A mais consumida no mundo é do estilo American Lager, mais leve. No Brasil, esse tipo é chamado de pilsen.

Quando o assunto é o mundo cervejeiro, existem alguns mitos sobre a cerveja que devem ser desvendados e algumas verdades que ajudam a deixar a experiência ainda melhor. Confira!

Continuar lendo

Você sabe quais são as características de um vinho velho? A cor na jovialidade é intensa com o envelhecimento passa a ser alaranjada com nuances atijoladas, os aromas se tornam mais complexos, os aromas frutados dão lugar ao complexo bouquet que pode remeter a um couro, café, tabaco entre outros, no palato o tanino intenso e robusto torna se extremamente delicado e macio. O vinho, diferentemente de outros produtos e bebidas, não apresenta data de validade, ninguém sabe precisamente quando é o seu fim, o que faz com que muitas pessoas não compreendam o que caracteriza a sua qualidade.

Por isso, continue a leitura e saiba quais são as principais características de um vinho evoluído e, ainda, quais são os fatores imprescindíveis que devem ser avaliados antes de escolher por uma garrafa para degustação. Acompanhe!

Continuar lendo

Você já ouviu falar em uva Montepulciano? É o nome de uma variedade de uva vinífera, nativa da Itália, mais notavelmente nas regiões de Abruzzo. Ela é umas varietais mais cultivadas e que resultam em excelentes vinhos. Se você ainda não os experimentou, não sabe o que está perdendo.

Não precisa ser um expert para apreciar uma bela garrafa da bebida. Então, que tal conhecer mais sobre a Montepulciano e mergulhar nesse universo de vinhos? Acompanhe o post de hoje. Pois, nele, contaremos um pouco da história dessa variedade e sua principal região produtora. 

Também apresentaremos as características dos vinhos elaborados a partir dela e dicas de onde encontrá-los!

Continuar lendo

Quer aprender mais sobre vinhos e ter oportunidades incríveis de conhecer vários tipos da bebida? Então, participar de uma confraria de vinho é uma ótima opção. Ela se trata de um grupo de pessoas que se reúnem para degustar os rótulos e trocar informações e experiência desse mundo tão fantástico.

Não conhece ninguém para formar esse tipo de irmandade com você? Não tem problema! Aposte nas confrarias online, que trazem muitos benefícios para quem é apaixonado por vinhos. Quer saber mais sobre elas? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos 8 vantagens de ser membro. Confira!

Continuar lendo

O mês de dezembro é sempre cheio de comemorações, e a virada do ano é uma das mais esperadas. Seja por tradição ou superstição, essa época vem carregada de rituais de passagem e simbolismos. Para entrar no novo ano com o pé direito, as pessoas recorrem a várias tradições, como pular sete ondas, usar as cores da sorte e também apreciar um bom espumante na festa de Réveillon.

Neste post listamos alguns dos melhores espumantes para o réveillon. Continue a leitura e saiba qual é a melhor maneira de harmonizá-los na hora de servir.

Continuar lendo

É indiscutível que o clima natalino modifica nossos gostos e formas de agir, nos tornando mais afetivos e mostrando que pequenos momentos são de extrema importância. Estar junto de amigos e familiares, compartilhando o alimento e com o acompanhamento de bons vinhos, são prioridade na ceia natalina, que independente do prato ou rótulo escolhido o verdadeiro propósito é unir pessoas.

Entretanto, vamos admitir que uma mesa farta, repleta de delícias, torna o momento mais convidativo. E se além de uma saborosa refeição conseguirmos selecionar vinhos tão bons quanto os pratos escolhidos, a experiência se tornará memorável.

Continuar lendo

Uma festa sem bebida e comida não é uma festa. Qualquer tipo de evento social, de grande ou pequeno porte, precisa de um cardápio rico em sabores e bebidas escolhidas a dedo para tornar a celebração ainda mais especial.

Existem muitas opções de pratos que podem ser servidos em uma confraternização, mas hoje nós falaremos especialmente sobre uma das maiores tendências entre os buffets de festas: o finger food.

Se você ainda não sabe o que é finger food, então continue com a leitura. Além de explicar o que significa, nós também mostraremos as melhores dicas para harmonização com finger food, pois, como você já sabe, cada tipo de prato pede um vinho específico.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

Continuar lendo

Um país relativamente novo na tradição de viticultura, mas com uma produção de qualidade — não é à toa que a África do Sul está entre as 10 maiores regiões produtoras de vinho em todo o mundo, correspondendo a 4,5% da produção mundial. São, aproximadamente, 340 vinícolas e 4200 produtores, tornando esse mercado altamente importante para a economia do país.

O clima temperado, propício para o plantio de vinhedos, foi um dos aliados principais para aumentar o potencial desse país e despontá-lo como um dos maiores produtores de vinho do mundo. Também, fatores históricos favoráveis também trouxeram benefícios para esse fim.

Para você que é apaixonado por vinho, vamos trazer um pouco da essência dessa história de sucesso. Vamos apresentar também as principais uvas cultivadas na região e, para os interessados, indicaremos onde você poderá comprar o melhor da produção desse país.

Ao final deste guia completo, você terá se encantado ainda mais pelo vinho sul-africano! Então, aproveite a leitura e saiba mais sobre esse tema!

Continuar lendo

A viticultura é um estudo abrangente do cultivo das vinhas, compondo diversas curiosidades sobre vinhos e todo o seu processo. Por isso, reunimos algumas delas, abordando cada etapa.

Investir em conhecimento sobre a elaboração dos vinhos é uma prática comum e interessante para os enófilos. Entender como a qualidade da uva é afetada a partir das condições climáticas, do solo, do manejo e dos sistemas de condução, aumenta a percepção visual, intelectual e gustativa.

A seguir, veremos quais são as curiosidades sobre vinhos e viticultura. Assim, você poderá compartilhar com os amigos enquanto degustam uma bebida de qualidade, além de conhecer melhor o processo desde o cultivo até a elaboração. Tenha uma ótima leitura!

Continuar lendo

O que faz um vinho se tornar uma bebida harmoniosa e de sabor notável são os elementos indispensáveis que o compõem. O álcool, o tanino e a acidez, por exemplo, são componentes que estruturam e trazem personalidade a um rótulo.

Mas, você sabe como perceber a acidez no vinho? Conhece sua importância? Continue a leitura e aprenda tudo sobre essa particularidade do delicioso néctar da uva!

Continuar lendo

Quem está despertando o interesse em conhecer a fundo o universo de uma das bebidas mais apreciadas no mundo todo sempre tem muitas dúvidas. Por isso, nada é melhor que buscar informações sobre vinho para iniciantes.

O desafio pode ser grande, mas a evolução do conhecimento e do paladar vem com tempo e estudo. Para ajudá-lo nessa missão, trouxemos algumas dicas que colaborarão para o seu aprendizado, fazendo com que você possa transformar as suas degustações de vinhos em experiências incríveis. Ficou curioso? Continue a leitura e confira!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!