Se você pensa em realizar uma degustação de cervejas artesanais, é importante saber que seu paladar pode ficar sobrecarregado, ou seja, confundir os sabores e perder a capacidade de entender as diferenças entre cada estilo.
Por isso, para que você tenha uma experiência incrível, no blog de hoje, preparamos dicas essenciais para você limpar seu paladar antes de começar uma degustação. Acompanhe!
4 dicas para degustar cervejas artesanais
Esteja em um ambiente limpo e arejado
Para que uma degustação de cervejas artesanais seja realizada de forma satisfatória, é muito importante que o espaço esteja limpo e sem aromas indesejáveis que influenciem na percepção e diferenciação de cada estilo.
Beba as cervejas nas condições corretas
Cada cerveja artesanal possui especificações adequadas para que os aromas e sabores sejam destacados, facilitando na hora da degustação. Por isso, é muito importante atentar-se à temperatura correta da cerveja de acordo com seu estilo e ao tipo de copo. O ideal é utilizar as taças ISO, que podem ser usadas para a degustação de qualquer bebida.
O olfato é tão importante quanto o paladar
O olfato e o paladar estão ligados, o que faz com que os aromas influenciem diretamente no sabor final da bebida, como é o caso da Cerveja Leopoldina APA, conhecida pela sua exuberância aromática.
E é por esse motivo que, na hora da degustação, é muito importante limpar o olfato para que você sinta todas as notas das cervejas que provar.
Uma ótima maneira de fazer isso é utilizando grãos de café! Eles possuem um aroma que se distancia da maioria das cervejas, criando um contraste que evita a confusão entre cada estilo.
Conheça os métodos tradicionais para limpar o paladar
Para realizar a limpeza do paladar antes e durante a degustação das cervejas, existem alguns clássicos que podem ser utilizados.
O primeiro deles é a famosa água! Além de ajudar a hidratar o organismo durante a degustação, ela é um dos melhores agentes para ajudar a redefinir o paladar, deixando-o pronto para os próximos estilos de cerveja. Ela deve estar em temperatura ambiente e pode ser servida com ou sem gás.
Outros clássicos muito utilizados na limpeza do paladar são: o pão, os biscoitos de água e sal ou até mesmo a pipoca.
Assim como o cheiro de café, esses alimentos possuem um sabor diferente da bebida que está sendo experimentada e não são fortes o suficiente para atrapalhar a degustação.