Um país relativamente novo na tradição de viticultura, mas com uma produção de qualidade — não é à toa que a África do Sul está entre as 10 maiores regiões produtoras de vinho em todo o mundo, correspondendo a 4,5% da produção mundial. São, aproximadamente, 340 vinícolas e 4200 produtores, tornando esse mercado altamente importante para a economia do país.

O clima temperado, propício para o plantio de vinhedos, foi um dos aliados principais para aumentar o potencial desse país e despontá-lo como um dos maiores produtores de vinho do mundo. Também, fatores históricos favoráveis também trouxeram benefícios para esse fim.

Para você que é apaixonado por vinho, vamos trazer um pouco da essência dessa história de sucesso. Vamos apresentar também as principais uvas cultivadas na região e, para os interessados, indicaremos onde você poderá comprar o melhor da produção desse país.

Ao final deste guia completo, você terá se encantado ainda mais pelo vinho sul-africano! Então, aproveite a leitura e saiba mais sobre esse tema!

Continuar lendo

A Ponto Nero, empresa do Grupo Famiglia Valduga, celebra três importantes reconhecimentos para os espumantes da marca. Dois rótulos mostraram sua excelência em qualidade e conquistaram medalhas nos concursos Citadelles du Vin e Challenge International du Vin, ambos organizados pelo Concours Des Vins (CDV), associação de acordo com a lei de 1901, com sede em Bourg, na França.

Continuar lendo

A primavera é a meia-estação em que as árvores florescem e o clima começa a esquentar. Nessa condição, os vinhos que melhor simbolizam a estação são os rosés e os espumantes, principalmente — mas os brancos e tintos mais leves não devem ser deixados de lado.

vinho rosé é caracterizado pelo seu frescor e harmoniza muito bem com o clima ensolarado. Já os espumantes são opções leves e com acidez. Confira, em detalhes, os melhores vinhos da Casa Valduga e da Domno Importadora para apreciar na primavera!

Continuar lendo

Nada se compara a uma degustação quando o objetivo é reconhecer as castas, as texturas e os aromas — o desenvolvimento de memória sensorial se destaca entre os apaixonados pelas bebidas fermentadas a partir da uva. Porém, você já pensou que ouvir podcasts sobre vinhos pode lapidar seu conhecimento?

Além de aprender técnicas, curiosidades e histórias relacionadas à cultura do vinho, você pode tornar a rotina mais leve e interessante ao se entreter com áudios dedicados a um tema tão prazeroso.

Continue a leitura e conheça 4 podcasts, entre opções nacionais e internacionais, que vão lhe ajudar a desbravar o assunto e ter boas dicas para compartilhar com os amigos.

Continuar lendo

Atualmente é muito difundido que consumir uma quantidade moderada de vinho por dia, proporciona diversos benefícios à saúde. Mas, você já ouviu falar nos proveitos que pode tirar do suco de uva integral?

Em vista disso, preparamos esse material para que você saiba tudo sobre o suco de uva integral e entenda como ele pode oferecer benefícios para o seu dia a dia. Confira!

Continuar lendo

Alguma vez você já ouviu falar ou leu sobre o tal “perlage” de um espumante e ficou se perguntando o que, afinal, seria isso?

Saiba que não basta entender que o termo se refere à borbulha da bebida, viu? Por isso mesmo, no post de hoje trouxemos as informações mais completas e relevantes para que você fique por dentro, de uma vez por todas, sobre o que é perlage e por que ele é importante.

Acompanhe-nos e desvende mais esse mistério (não tão enigmático assim) do mundo dos vinhos.

Continuar lendo

Quanto mais cheia fica a adega, maior é a indecisão na hora de escolher o rótulo apropriado para cada ocasião, não é mesmo? Por isso, entender sobre harmonização de vinhos e pratos permite que a sua decisão seja cada vez mais assertiva.

Foi pensando nisso que buscamos, com o post de hoje, orientar um dos vinhos mais famosos, o Cabernet Sauvignon. Vamos conhecer seus estilos e suas possíveis combinações, pois cada encontro pode se tornar uma agradável e diferente surpresa.

Confira quais são as melhores opções para a harmonização de vinhos Cabernet Sauvignon e o que deve passar longe da mesa quando ele estiver em cena!

Continuar lendo

Se você é enófilo ou simplesmente gosta de apreciar um bom vinho, provavelmente tem como objetivo experimentar as diferentes variedades de rótulos disponíveis no mercado, correto? O que nem todo mundo sabe, é que uma mesma uva pode produzir tanto vinho branco quanto vinho tinto — estando tudo ligado ao modo de produção e à identidade da vinícola.

No artigo de hoje, você vai conhecer quais são as 13 uvas mais tradicionais na produção de vinho.

Continuar lendo

Alguns alimentos são tão complexos que foram desenvolvidas técnicas para que todo o seu sabor e aroma sejam identificados. Um bom exemplo é a análise sensorial do vinho, algo tão complexo que virou até mesmo profissão e tema de cursos

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre este procedimento, seus fundamentos básicos e algumas informações importantes sobre esta técnica. Confira!

Continuar lendo

Os vinhos elaborados com a variedade de uva Cabernet Sauvignon são um dos mais famosos do mundo. Essa casta tem fácil cultivo, pois as videiras adaptam-se bem a qualquer solo e clima (com exceção dos extremos), e permite a criação de bebidas de alta qualidade. Não é à toa que existe um dia dedicado inteiramente a ela: o Cabernet Sauvignon Day.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer o Cabernet Sauvignon Day.

Continuar lendo

Compreender os fatores que determinam o sabor e o estilo de um vinho é como uma lição de casa para os reais apreciadores dessa bebida. Quem se interessa pelos mais variados tipos de vinho pode descobrir um mundo em cada garrafa.

Com isso, você passa a conhecer as espécies de uva, as técnicas de plantio, os processos de produção, as maneiras de armazenamento e muitas outas atividades que cercam a elaboração das bebidas. 

Preparamos este material para que você conheça tudo sobre o vinho varietal e entenda como esse conceito determina a qualidade final do produto. Acompanhe!

Continuar lendo

Na enogastronomia, harmonizar significa combinar as características dos vinhos com os sabores dos alimentos. O objetivo é chegar à melhor parceria possível, de forma que a experiência inspire e agrade nossos sentidos. Se você aprecia sabores intensos (e deliciosos), deve aprender mais sobre harmonização com vinho do Porto.

Experimentar combinações diferentes faz parte do aprendizado sobre enogastronomia, lembrando que o gosto pessoal será sempre importante. Para não deixar dúvidas, preparamos este artigo com dicas para uma boa harmonização com vinhos do Porto. Boa leitura!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!